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10
06
2020

O que é Gestão de Compras? Saiba como ela pode se aliar à Logística

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Uma boa gestão de compras é responsável por contribuir com o crescimento da empresa, afinal, este departamento é responsável pela aquisição dos recursos necessários para a administração de um negócio, controle de estoque, gerenciamento de custos, entre outras questões.


Diante de sua importância estratégica, é essencial que a empresa adote um planejamento claro e bem estruturado, que contemple desde a gestão dos fornecedores até o uso otimizado dos recursos disponíveis, com o objetivo, é claro, de evitar prejuízos e potencializar os ganhos.


Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de uma gestão de compras e iremos te auxiliar para organizar com sucesso esse setor fundamental para a manutenção das atividades realizadas. Boa leitura!

O que é Gestão de Compras?

O que é Gestão de Compras? Saiba como ela pode se aliar à Logística

Antes de definir como será a gestão de compras de uma empresa, é necessário entender bem como essa atividade funciona. Para simplificar, a gestão de compras está relacionada a todos os procedimentos realizados com o objetivo de negociar, adquirir e garantir o fornecimento de todos os insumos e matérias-primas importantes para o funcionamento correto das operações da empresa.


Além disso, é responsabilidade do gestor de compras suprir os recursos internos para que todos os departamentos operem em seu potencial máximo. A política de compras da empresa deve estar alinhada com as diretrizes de organização.


É essencial que sejam abordadas questões como verificação das instalações, custos de depreciação e estocagem, entre outras análises. Entre outras questões, uma gestão de compras bem executada é importantíssima para:


  • planejamento de investimentos futuros;
  • gerenciamento otimizado de contratos;
  • compreensão da demanda de produção;
  • relacionamento eficiente com fornecedores;
  • obtenção de uma relação melhor entre custo e benefícios;

Qual a influência de uma boa gestão de compras no sucesso da empresa?

Quando a gestão de compras é realizada com profissionalismo, estratégia e visão ampla de mercado, ela irá influenciar todos os outros setores da empresa. Afinal, se o gestor não for capaz de entender o fluxo de atividades da empresa e trabalhar para mantê-lo, diversos processos podem ser comprometidos, causando assim prejuízo no faturamento.

Por exemplo, podemos pensar em uma falha na gestão de compras que pode resultar na falta de fornecimento de matéria-prima. Dessa forma, os colaboradores serão impedidos de trabalhar, irá ocorrer queda na produtividade, atraso nas entregas e, como consequência, insatisfação por parte do cliente.


Esse é um exemplo bastante extremo, entret, é uma situação possível, caso a gestão de compras não seja executada com o devido compromisso e alinhamento entre os departamentos.

Como implementar uma gestão de compras eficiente?

O que é Gestão de Compras? Saiba como ela pode se aliar à Logística

Se tratando de uma uma gestão de compras de sucesso em sua empresa, é essencial que o gestor esteja atento às características e necessidades de sua equipe, assim como outros pontos-chave em todos os processos. Listamos  alguns deles.

Compreensão a demanda da produção

Conhecer atentamente a demanda da produção da empresa é essencial, afinal, este é o ponto de partida pelo qual será possível realizar o fluxo de distribuição de suprimentos

Manter o controle sobre essa etapa é um boa maneira de resolver problemas de estoque, seja pela falta ou excesso de matéria-prima.


Se tratando dessas necessidade, com organização e compreensão é possível estabelecer um bom planejamento e garantir que todas as atividades sejam desenvolvidas respeitando o prazo de entrega e padrão de qualidade.

Minimizar os custos

A gestão de compras é capaz de garantir que os custos sejam minimizados, pois, com o controle de estoque é possível saber exatamente o que ainda precisa ser comprado para que a empresa continue a execução de suas atividades de maneira saudável.


Diante disso, apenas os suprimentos realmente necessários serão repostos, sobrando mais dinheiro para realização de novo investimentos.

Análise do custo-benefício

Ter uma boa relação entre o custo e o benefício é fundamental para a otimização dos recursos disponíveis pela empresa. Nesse sentido, é preciso que o gestor de compras faça uma análise séria das possibilidades.


Saiba de uma coisa, quanto mais consistente for esse levantamento, mais confiável será a fonte de dados, de tornando possível ter uma visão precisa dos cenários e suas oportunidades de ganhos. Além disso, haverá um ganho relacionado a produtividade e melhoria em todos os setores da empresa.

Escolha de bons fornecedores

O que é Gestão de Compras? Saiba como ela pode se aliar à Logística

Trabalhar com bons fornecedores diferenciados no mercado faz toda a diferença, afinal, as escolhas certas contribuem para que toda a produção siga com qualidade e satisfação do cliente na etapa final do processo.


Para acertar na escolha dos fornecedores o ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado e abrir a possibilidade para empresas diferentes. A ideia é escolher a que melhor atenda às necessidades do negócio com bom preço e compromisso com prazos de entrega.


Outro questão a ser observada está diante da possibilidade de obter melhores negociações e, a partir delas, optar pelas empresas mais qualificadas e que estejam alinhadas com os objetivos atuais e futuros.

Utilização de um sistema de gestão

O uso de um sistema de gestão é eficaz para otimizar processos de gerenciamento e melhorar a execução de tarefas pertinentes ao departamento de compras da empresa. A partir do sistema de gestão é possível obter informações completas de modo otimizado e acessível.


Além disso, também é possível obter relatórios gerenciais que vão auxiliar na tomada de decisões e aperfeiçoar etapas importantes no processo, para obtenção de orçamentos, análise de propostas e concretização das compras.


A integração também é um ponto central, uma vez que ela facilita a comunicação e é capaz de alinhar toda a cadeia produtiva de modo que todos os departamentos tenham conhecimento dos demais. O resultado é uma produção mais eficiente e de acordo com as estratégias adotadas.

Como a Pier 8 reduz as complexidades logísticas

Algumas das vantagens em terceirizar a logística de seu negócio com a Pier 8:


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

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Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Agora que você já sabe a importância de fazer uma boa gestão de compras, além das vantagens em terceirizar a logística do seu negócio, para alinhar a produção da empresa, manter a estabilidade financeira e reduzir custos, promover bons investimentos e possibilitar o crescimento do negócio, pode implementar uma estratégia eficiente e potencializar os resultados da sua empresa.


Até a próxima!

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