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22
09
2020

O que é gerenciamento de pedidos?

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As compras em e-commerces nunca se fizeram tão presentes, não por menos, um dos efeitos da quarentena em decorrência da pandemia do coronavírus é o isolamento social. Com isso, pessoas que antes não eram adeptas dessa modalidade de compra, agora tiveram que se adaptar. 

É a partir do gerenciamento de pedidos que uma empresa consegue acompanhar tantos pedidos, e o mais importante, mantendo a qualidade do serviço.  

Afinal, o que é gerenciamento de pedidos?

O que é gerenciamento de pedidos?

Gerenciamento de pedidos é o processo de acompanhamento de todas as fases de uma compra em e-commerce. Ou seja, da realização do pedido, até que o produto chegue nas mãos do consumidor, há etapas fundamentais para que o processo funcione de forma eficiente. Monitorar os pedidos em e-commerce é o segredo (revelado por nós) para garantir a qualidade do serviço.

Em um e-commerce, por exemplo, o pedido deve ser separado, embalado, enviado, simultaneamente ao número de itens em estoque, que precisa ser atualizado no sistema, permitindo identificar o momento ideal para novas aquisições, e evitando que o e-commerce anuncie produtos indisponíveis.

Se tratando da melhor alternativa para gerenciar pedidos no e-commerce, o  fulfillment surge como excelente solução. Afinal, o gerenciamento de e-commerce envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão do seu e-commerce deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, não é mesmo? Entenda mais! 

Como usar o Fulfillment na gestão de pedidos do e-commerce

Gerenciar pedidos no e-commerce, muitas vezes, pode sair caro para a empresa. Isso acontece porque o empreendedor não entende que não pode falhar nessa área, incluindo os valores relacionados a ela nos custos totais do negócio.

Necessariamente, a logística de e-commerce deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz. Dessa forma: 

Conheça as vantagens Fulfillment na gestão de pedidos em e-commerce

Segmentação dos SKU´s

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Leia mais: Descubra como Fazer o Calculo de Frete sem Prejuízo

Definição dos KPI´s

O que é gerenciamento de pedidos?

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão de e-commerce. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Terceirização de mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento do e-commerce, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment para gestão de e-commerce. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas Fulfillment para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 

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