Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que é gateway de frete e como funciona para loja virtual?

13.1.2020 15:23

Se você tem um e-commerce, já deve ter percebido que acontece a perda de vendas em algum momento, ou mais que isso, justamente após seu cliente online fazer o cálculo do frete, não é mesmo? Caso você tenha passado por isso e tenha também deixado de vender mesmo com o carrinho de compras cheio, saiba que não está sozinho.


Diversas pesquisas realizadas sobre o segmento de e-commerce comprovaram que a razão de grande parte das desistências esteja no alto custo do frete.

Porém, existe um modo muito eficiente de promover a gestão de frete de seu e-commerce, é necessário instalar na plataforma online do seu e-commerce um plug-in de gateway de fretes. Para entender melhor o que é gateway de frete, assim como funciona gateway de frete para loja virtual, está na lugar certo. 

Vamos lá! 

Leia também: 5 Dicas para Inciantes na Logistica para Loja VIrtual

O que é Gateway de Frete?

A busca por soluções mais eficientes de logística para os pedidos online é o que todo empreendedor almeja. Nesse sentido, existem o gateway de fretes e o Transportation Management System (TMS).


Gateway de Frete consiste numa ferramenta que trabalha de forma competitiva na gestão das entregas de loja virtual. Atua na precisão de cálculos dos preços e nos prazos de entrega, que possibilita funcionalidades mais desenvolvidas para as campanhas de frete além de disponibilizar relatórios de performance. Por outro lado, o TMS trata-se de um software que atua na distribuição e sua função principal é integrar todas as operações que envolvam a gestão de transportes.

O que é gateway de frete e como funciona para loja virtual?

Como funciona o Gateway de Frete para loja virtual? 

Com o uso da ferramenta de Gateway de Fretes na plataforma de seu e-commerce, é possível que toda a operação de cálculo de preço e de prazo seja realizada de modo ágil, mesmo que o cálculo seja feito fora da plataforma. Isso deve ocorrer para que o cálculo se baseie em informações atualizadas das transportadoras e dos Correios.


Nesse contexto, com o Gateway, as informações são devolvidas de forma rápida, para que o cliente escolha a opção de frete. Nesses sistemas, costumam-se aceitar todos os tipos de transportadoras, desde as mais conhecidas no segmento até as empresas menores que atendam por regiões. Normalmente, o Gateway de Fretes é disponibilizado por empresas que possuem uma equipe dedicada a interpretar as tabelas de frete. Existem também plataformas que já oferecem o serviço quando são contratadas. Há várias opções, avalie bem qual a que combina mais com as suas necessidades.


Quando a gestão de fretes permite que o consumidor tenha diversas opções, baratas e atrativas a conversão de vendas torna-se maior. Além disso, não podemos nos esquecer que o frete grátis é um dos grandes aliados no momento de comercializar produtos em e-commerces. Não raro, o frete gratuito é o fator que faz com que o consumidor escolha o seu e-commerce ao invés de outro. Ter conhecimento de que o Gateway de Frete possibilita a você oferecer frete gratuito em ocasiões específicas, quando o valor das compras for maior que um determinado preço ou quando a encomenda é realizada em determinadas regiões, por exemplo. Isso ocorre porque o recurso auxilia a gestão de fretes, possibilitando que a gratuidade não se torne um prejuízo para você.


Não deixe de ler: Frete de loja virtual: entenda como é calculado!

Gestão de Fretes para e-commerce

Um e-commerce que atende vários estados brasileiros deve contar com formas variadas de entrega dos seus produtos. Diante disso, são maiores as chances do seu e-commerce vender mais e com sucesso. O motivo está no fato de que existem consumidores que preferem gastar pouco no valor do frete, mesmo que tenham que esperar mais de uma semana para receber o seu produto, e existem também os que não se importam em gastar mais, desde que recebam a sua encomenda  o quanto antes.


Para agradar a todos, o recomendado é que a loja virtual possua diferentes modalidades de frete, o que significa que você precisa ter parceria com transportadoras e com o Correio. Porém, é preciso ter um sistema que permita ao seu cliente digitar o seu CEP no site, sobretudo quando estiver realizando uma compra, e receber uma resposta rápida a respeito dos valores de cada tipo de frete oferecido pela seu e-commerce. 


Esse cálculo que pode parecer simples para o consumidor final esconde um processo bastante complexo. Desse modo, o Gateway de Fretes se torna extremamente útil, pois é uma ferramenta que consegue interpretar e processar os contratos e tabelas de frete que são disponibilizadas pelos Correios e pelas transportadoras diretamente no site de seu e-commerce. 

O que é gateway de frete e como funciona para loja virtual?

Como o Gateway pode ajudar você a aumentar suas vendas

O grande desafio dos varejistas é combinar operações e logística de back-end para oferecer ao consumidor uma experiência que seja consistente do cliente, seja na loja online ou no ponto de entrega da mercadoria. 


A verdadeira colaboração bidirecional entre varejista e transportadora é fundamental para o sucesso da execução logística geral. As medidas de sucesso estão em torno de: custo total, tempo em trânsito e capacidade de resposta do representante da transportadora.

O que é gateway de frete e como funciona para loja virtual?

1 - Evita erros de cálculo de frete

Os gateways trabalham com análise das tabelas de valores de frete, verificando cada opção e contrato firmado entre o e-commerce e o transportador. O cálculo é aplicado corretamente, facilitando a gestão.

2 - Disponibiliza opções ao consumidor

Caso seu e-commerce venha disponibilizar poucas opções de frete, seus potenciais clientes podem desistir da compra. Com poucas alternativas, o valor pode ficar alto ou o prazo de entrega muito longa.


Com o gateway de frete é possível adicionar diferentes transportadores para aumentar o leque de opções e dar mais poder de decisão aos consumidores.

3 - Possibilita o oferecimento de frétes grátis

Oferecer frete grátis é uma boa estratégia para que você consiga aumentar as vendas. Entretanto, deve-se ter cuidado para que isso não prejudique sua margem de lucro. Com os gateways de frete, essa gestão se torna mais fácil. É essencial disponibilizar o frete grátis apenas em compras a partir de um determinado valor. Pode-se limitar também para uma certa região ou outra situação que você julgar aplicável. Nesse sentido, você consegue aplicar essa estratégia de forma calculada, sem ter prejuízo.

O que é gateway de frete e como funciona para loja virtual?

4 - Crie relatórios de fretes 

A ferramenta de gateway de frete possibilita a criação de relatórios, identificando onde você pode estar perdendo vendas por causa do valor do frete. Nesse caso, você pode definir e tomar ações para minimizar essas perdas e aumentar suas vendas. É testado que com o gateway de fretes há um aumento da eficiência, a empresa implementa taxas de transporte mais econômicas, reduzindo ao mesmo tempo as despesas gerais, o estoque total e o processamento geral de custo por pedido. 

5 - Controla entradas e saídas

As operações do armazém, que incluem processos, layout e fluxo, podem ser efetuadas de forma positiva, trabalhando em estreita colaboração com o seu provedor de transporte. Ao trabalhar com a ferramenta de gateway de fretes você garante um bom controle de entradas e saídas de seus produtos e mais que isso, que seus clientes recebam as encomendas e produtos em tempo hábil, sem atrasos e problemas. E permite também que sejam criadas campanhas de frete e envio gratuito, que deem oportunidades a novos clientes. 

Leia mais: Como driblar a greve dos Correios

Além de converter mais vendas com o Gateway de Fretes, uma vez que ele torne disponível o oferecimento ao cliente um rol maior de opções, a ferramenta pode gerar relatórios para que o gerente identifique onde está perdendo vendas por causa do frete e, a partir dessa métrica, tome as medidas necessárias. Agora que já sabemos o que é gateway de frete e suas funcionalidades, saiba que esses recursos otimizam o tempo de espera para a cotação do frete de seu e-commerce,  economia na hospedagem mesmo entre inúmeros clientes realizando as cotações de modo simultâneo. 


Lembre-se que os setores de uma empresa,, quando estão alinhados, sejam elas lojas virtuais ou físicas, tendem a ter vendas superam as expectativas.


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert