Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
21
02
2020

O que é Full-Commerce?

full commerce
fulfillment
fulfillment e-commerce

Os últimos anos tem mostrado que grandes varejistas, que antes tinham as suas operações focadas exclusivamente nas lojas físicas, agora estão concentrando as suas atenções para o e-commerce. Dessa maneira, algumas melhorias foram criadas com o objetivo de aumentar o número de vendas e, como consequência, o lucro da empresa.

 

Uma dessas melhorias é o full commerce. Full Commerce é quando uma empresa terceiriza toda a sua parte logística. Ou seja, gestão, planejamento, consultoria, criação, operação, meios de pagamento e relatórios das suas vendas. As empresas de logística ficam responsáveis por todo o cenário de pré e pós-venda dos produtos, assim como formas de fazer tudo mais ágil e de modo eficiente. O objetivo nesse caso é garantir maior controle da logística e mais satisfação do cliente.

 

A ideia central do full commerce é que as vendas possam aumentar e os custos diminuir. Tudo graças à retirada de custos operacionais com equipamentos e pessoas

Leia também: Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

O que é Full-Commerce? 

O que é Full-Commerce?

O full commerce é uma das maneiras encontradas para fazer com que o e-commerce seja mais lucrativo, as empresas responsáveis por esse trabalho são encarregadas por gerenciar o site, marketing, vendas, todo o processo logístico e também o pós-venda. Ou seja, isso é mais possibilidade de crescimento para sua empresa, afinal, os seus líderes irão analisar melhor as estratégias de novos negócios.

 

O mais interessante do Full-Commerce é que as responsabilidades dos processos da empresa podem ser divididas e realizadas por uma ou mais empresas. Isso irá depender da análise de custo e das opções de fornecedores que a empresa irá contratar. O full commerce terá como objetivo a geração de mais lucro, aumentar as vendas, e isso tudo é feito em conjunto.

Quais são as vantagens do Full Commerce

Como já apresentamos, o full commerce é uma maneira de facilitar o cotidiano das empresas que tem um e-commerce. Listamos algumas das vantagens. Confira:  


  • Maior controle do processo logístico;
  • Maior monitoramento dos canais da empresa;
  • Maior confiança do consumidor, isso porque os serviços são realizados de maneira rápida e segura;
  • Melhoria na dinâmica da loja online;
  • Melhoria na comunicação da equipe;
  • Melhoria dos resultados;
  • Melhoria das funcionalidades da loja online
  • Economia dos gastos logísticos;
  • Rapidez nas entregas;
  • Possibilidade de mais lucro;
  • Diferencial frente aos clientes e ao mercado.
Leia mais: Quais são as áreas abrangidas pela Supply Chain?

Terceirizar é uma boa resposta à Logística de E-commerce?

O que é Full-Commerce?

A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística de e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.


Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.

Benefícios da terceirização

  • Interface de gestão da plataforma logística, ou seja, qualquer pedido feito no site de sua loja será considerado;
  • Depois de enviado o pedido, tanto o cliente quanto o e-commerce poderão rastrear o produto;
  • A logística irá se encarregar do recebimento, estocagem e controle das mercadorias, realizando ainda o empacotamento e envio das encomendas;
  • A logística reversa será realizada com mais eficiência, ou seja, cada mercadoria devolvida será reintegrada ao estoque ou será descartada caso não possa ser reintegrada;
  • Variedade nas opções de entrega, como Econômica, Expressa e outras, isso porque haverá maiores chances de serem feitas parcerias vantajosas com as transportadoras, garantindo melhores valores de fretes para o cliente.


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Aprenda como desenvolver o planejamento logístico de sua empresa!

Neste artigo apresentamos o que é full-commerce e como ter soluções assertivas para seu negócio. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas. 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?