Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
23
12
2020

O que é fulfillment para indústrias? Conheça as vantagens dessa solução!

Tag
fulfillment

O fulfillment é responsável por envolver todas as operações cruciais para atender às necessidades do consumidor moderno, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a indústria, hoje, pode impactar diretamente o consumidor, e que comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra, o fulfillment é um aliado fundamental.

O fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, muito menos agora, que o comportamento dos consumidores mudou de uma vez por todas.

O que é fulfillment para indústrias?

Fulfillment reúne um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido até a entrega do produto. Dentro dele podemos referenciar alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.  

A partir do avanço das plataformas de venda online e aumento de novos consumidores, as indústrias perceberam que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que seja necessário um revendedor ou distribuidor. Esse modelo de venda é conhecido por D2C (Direct to Consumer ou DCT).

A fim de atingir sucesso em todo o processo logístico, o fulfillment se coloca como solução para indústrias modernas,que tem visto vantagens em terceirizar atividades logísticas com empresas especializadas em fulfillment. Sabe-se que outras organizam, por exemplo, um padrão de serviços, usando um SLA de d+0.

O modelo fulfillment ocorre quando o gestor terceiriza toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método irá possibilitar uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. 

A implementação da  logística fulfillment nas indústrias garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem. Atualmente, sabemos que a participação das vendas de lojistas dentro dos negócios online dos principais varejistas ultrapassa os 25% em faturamento e 35% em quantidade de pedidos. 

Vantagens do Fulfillment para indústrias

Segmente os SKU´s

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão na indústria. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Defina os KPI´s

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Utilize tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é a sobrevivência para empresas e indústrias na atualidade, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Terceirize a mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que o consumidor vá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu negócio pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Ofereça uma experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções de Fulfillment para indústrias! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?