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O que é Fulfillment? Entenda a Importância da Logística para E-commerce

22.7.2019 11:36

O que é Fulfillment? Entenda a Importância da Logística para E-Commerce

Fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Recentemente o processo de fulfillment ganhou destaque e hoje é, ou pelo menos deveria ser, uma prioridade para todo lojista que vende online.

Todos nós que trabalhamos com logística para e-commerce já ouvimos falar em algum momento do Fulfillment, que inclusive já é praticado pela Amazon há um tempo. O termo fulfillment está ligado com a satisfação dos clientes, que ganha cada vez mais foco.

No contexto da logística, o termo “fulfillment” se destina às atividades que uma empresa efetua desde o recebimento do pedido, passando pela entrega/encomenda, até o relacionamento com o cliente, afinal a experiência proporcionada na entrega/recebimento é crucial para a fidelização dos consumidores da loja virtual.

Conhecer a fundo sua operação logística e identificar maneiras de otimizá-la, é fundamental para reduzir custos, além de ampliar sua competitividade do negócio, em preços e principalmente, na melhora da qualidade de atendimento ao cliente.

Ainda que cada negócio trabalhe o fulfillment de pedidos diferentemente uns dos outros, a estratégia que fica é o bom relacionamento de todas as partes do desenvolvimento que gera uma nova experiência. Experiência essa que é crucial antes e depois das vendas. Com certeza isso vai influir na melhor aderência e satisfação dos clientes.

Como funciona Fulfillment?

De acordo com o E-commerce Brasil: “O fulfillment engloba todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente e exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, dentre eles: logística (em todo o processo de entrega dos produtos), tecnologia (no desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar os procedimentos), atendimento (na garantia de um bom relacionamento com os clientes) e marketing (no planejamento estratégico das ações para atrair clientes).”

As principais atividades em que o fulfillment atua são:

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  • Planejamento estratégico

Como um GPS, o planejamento estratégico é o responsável por definir o melhor caminho de um destino pré-estabelecido. Logo, o que está implicado é a maneira como a empresa vai lidar com o que ela quer para o futuro. Esse planejamento fala, por tanto, da visão de futuro. É preciso saber para onde ir. Caso haja problema, ajuste a rota!

  • Recebimento de pedidos

O recebimento não abrange necessariamente o processo de maior atenção, mas carrega as informações cruciais que agem diretamente no que diz respeito a velocidade na separação e também, na produtividade das equipes operacionais. São operações nessa etapa: conferência de quantidade, inspeção e identificação de mercadorias;

  • Armazenagem de produtos/materiais

Depois de verificada, a mercadoria passa pela alocação de endereços de armazenagem. Cada mercadoria recebe uma espécie de “CEP” logístico que facilitam os procedimentos. A alocação diz respeito a busca do melhor endereço que considera a proximidade do Picking, a setorização e todas as regrinhas que deixam mais fácil o dia-a-dia produtivo da separação das mercadorias. Os saldos do estoque são conferidos por meio da leitura de código de barras. Tudo isso facilita a movimentação das mercadorias e suas separações;

  • Controle de estoque mais inteligente

A separação consiste no planejamento e na separação otimizada dos produtos. Algumas técnicas de separação estão incluídas, como: o FEFO, FIFO (FistInFirstOut), etc. Toda essa organização possui seu lugar e momentos certos, uma linha fora da curva pode causar interrupções, por isso há primordial importância nessa etapa;

  • Rastreamento e Acompanhamento de entregas

Como último momento operacional, a armazenagem é responsável por conferir e despachar os produtos para a empresa responsável pelo transporte. Quando a empresa que controla a armazenagem não é responsável pelo transporte, seu comprometimento sobre a mercadorias encerra-se quando a mesma é entregue à transportadora;

  • Relacionamento com o cliente

Também como uma das etapas mais importantes, o relacionamento com o cliente vai garantir que o seu fulfillment seja conciso e preciso. Em cada etapa, desde o primeiro contato, até questões mais aprofundadas como as embalagens, é preciso que essa conexão seja estabelecida. Uma das maneiras de manter seu planejamento firme e forte é carecer de pelo menos uma pessoa por tarefa. Trazer alguém que possa estabelecer essa conexão entre cliente-empresa é fundamental. Para isso é preciso que o envolvimento da equipe também seja prioridade. Assim seu fulfillment se tornará eficiente!

  • Logística reversa

Como definição de logística reversa, temos como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social que abarca uma série de ações, procedimentos e meios feitos para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Isso traz o negócio credibilidade e possibilidade de troca. Isso fideliza o cliente.

Como o Fulfillment reduz os Custos de Logística no E-commerce?

Você já deve saber que despesas com armazenagem, manuseio e transporte dos produtos costumam ser as partes mais onerosas para a loja virtual.

Nos dias de hoje nos deparamos com um mercado competitivo e exigente, saber onde firmar uma parceria com uma prestadora de serviço com soluções tecnológicas inovadoras para o seu negócio pode ser um diferencial.

Todo o processo de fulfillment visa a otimização do processo e minimiza o estresse da gestão. Esse é o ponto chave! Um processo de fulfillment bem executado garante pontualidade nas entregas e evita problemas como perda de produtos ou avarias durante o frete.

Na reputação da loja virtual o fulfillment é essencial!

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A armazenagem, o manuseio, a preparação e transporte de produtos, costumam possuir mais despesas de modo que também possuem limitação para câmbios diversos. A diminuição desses custos se dão, geralmente, em questões mais pontuais, como algumas melhorias de processos ou ganhos de escala que visam o maior ou menor volume de vendas. É por isso que o fulfillment bem executado auxilia na redução dos custos do e-commerce e a satisfação do cliente que oriunda desse processo, é fundamental.

Não há outro jeito de ser bem sucedido em suas vendas online quando seu fulfillment não possui processos delineados e bem arquitetados. De certeza, isso irá refletir em futuras parcerias com grandes redes varejistas. As grandes redes possuem ainda mais rigor e a má performance vai influenciar diretamente em suas vendas.

Por isso, atenção, todo cuidado é pouco, aposte no seu melhor fulfillment possível!

Até breve!

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