Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
30
07
2020

O que é Fulfillment?

fulfillment
full commerce
fulfillment e-commerce

Fulfillment trata-se de um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Se tratando da logística, fulfillment é utilizado para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades que vão desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final, em que é visado principalmente o maior índice de satisfação possível.

Na prática, fulfillment está diretamente ligada a todas as operações logísticas e da cadeia de suprimentos, e mais que isso, ela pode ser fundamental no processo de fidelização dos clientes, tendo em vista que a prestação de um serviço de qualidade é um diferencial central em um mercado exigente e competitivo como o que estamos inseridos.

Nos tempos atuais, o preço de um produto não é mais central para a tomada de decisão pela compra. Há casos em que empresas têm o menor preço, porém não cumpre os prazos de entrega, possui um setor de atendimento ineficiente, que deixa o cliente alienado ao status da entrega, entre outros aspectos. Entretanto, em muitos casos o cliente pode até se dispor a pagar mais por um serviço que seja mais eficiente.

Ou seja, o serviço prestado é crucial para uma empresa se consolidar como referência no mercado, e esteja sendo importante para a decisão de compra. Nesse sentido, o fulfillment aparece como uma alternativa de estratégia capaz de otimizar todo o processo logístico.

Como funciona o Fulfillment?

O que é Fulfillment?

O fulfillment envolve todas as operações importantes para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles: logística (em todo o processo de entrega dos produtos), tecnologia (para desenvolver soluções inovadoras para otimizar os procedimentos), atendimento (para garantir um bom relacionamento com os clientes) e marketing ( planejamento estratégico das ações para atrair clientes).

Confira algumas atividades em que o fulfillment atua:

  1. planejamento estratégico da operação;
  2. recepção de pedidos;
  3. armazenamento e controle de estoque;
  4. distribuição e logística;
  5. acompanhamento das entregas através do rastreamento;
  6. setor eficiente de relacionamento com os clientes;
  7. logística reversa;
  8. recebimento;
  9. análise de feedback dos clientes;
  10.  entre outros.

Para efetivar o funcionamento dessas tarefas, é essencial que haja uma equipe especializada, que seja dedicada a cada setor, se mantendo sempre atualizada às frequentes transformações em relação à produtos e serviços de preferência dos consumidores e reagindo de forma flexível e inovadora às novas tendências. Outro ponto fundamental, lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada do fulfillment, principalmente se tratando do uso de softwares de gestão que possibilitam uma maior integração das operações de toda a cadeia produtiva.

Fulfillment irá apoiar a sua estratégia de e-commerce

O que é Fulfillment?

Nesta altura você já deve saber que os serviços oferecidos pelas soluções de full-commerce otimizam os investimentos em tecnologia, logística e aceleram o time to market de um e-commerce. A partir desta solução, é possível contratar plataforma, integração com diversos marketplaces, gestão do próprio site, gestão de marketing digital, gestão de vendas, operação logística, transportes (fulfillment) e atendimento ao consumidor.

Corresponde a uma cadeia de negócios complexa e desafiadora, pelo qual o empreendedor pode contar com um conjunto de soluções de forma integrada ou modular, um ou mais fornecedores. 

Importante: empresas de fulfillment devem ser capazes de oferecer serviços que atendam a toda a cadeia de valor do e-commerce. Diante disso, é fundamental ter em mente que nem todos que se posicionam desse modo são capazes de entregar a solução completa com qualidade.

Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce e atuação nos maiores marketplaces do mercado.

Nossa última dica é que,ao procurar um parceiro de full-commerce para desenvolver e qualificar sua operação, opte por empresas com know-how comprovado e que possua ampla capacidade de distribuição. O ideal é que essa escolha seja realizada somente uma vez, para então seu negócio voar longe. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?