Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
13
01
2020

O que é e como se calcula peso cubado?

armazenagem
cálculo de frete
e-commerce

Pensando em logística, o termo peso cubado é muito comum no transporte de cargas. Trata-se de um conceito simples, porém muitas vezes pode gerar confusão. Os veículos de transporte, como caminhões, aviões e motos, possuem uma capacidade física máxima. A limitação é de peso, normalmente expresso em Kg ou ton (toneladas) e também de espaço. Entretanto, a unidade de peso e volume são fundamentais para o cálculo de frete, valendo sempre o que for maior.


Há produtos que nem sempre são pesados, porém, são volumosos. Nesses casos aplica-se o peso cubado, afinal, o pacote irá ocupar um espaço considerado no caminhão. A forma de calcular o peso cubado pode variar entre empresas, mas em geral resume-se na multiplicação das dimensões do pacote e um fator de densidade.


Leia também: Prepare a Logística do Ecommerce para a Black Friday!

Como se calcula peso cubado

A fórmula seria algo como (A  x L x P) x Fator de densidade. É muito comum fator de cubagem de 300 Kg/m³ no transporte rodoviário, já no aéreo 600 Kg/m³ é muito utilizado. 

Veja um exemplo considerando um pedido com as seguintes especificações:

O que é e como se calcula peso cubado?


• Peso real: 2,5 Kg

• Altura: 1,25m

• Largura: 0,55m

• Profundidade: 0,38m


Neste exemplo, o peso cubado seria calculado da seguinte forma: (1,25 x 0,55 x 0,38) x 300. O resultado seria de 78,37 Kg/m³, peso a ser considerado no valor do frete. Não se esqueça que o fator de densidade utilizado neste exemplo foi de 300 Kg/m³, mas pode variar por transportadora ou cia aérea. Outra dica muito importante ao realizar o cálculo é sempre se atentar para a unidade de medida das dimensões.

Como funciona a logística terceirizada

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 


Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 


Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

Seria a terceirização a solução para o e-commerce?

O que é e como se calcula peso cubado?

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística do e-commerce é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!


Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?