O avanço das plataformas de venda online e aumento de consumidores modernos fizeram as indústrias perceberam que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que fosse necessário um revendedor ou distribuidor.
D2C (Direct to Consumer ou DCT) é um modelo de negócio já utilizado entre empresas como a Nike, Nestlé e Grupo Unilever, além de outros gigantes da tecnologia, que já estão presentes no canal eletrônico e anseiam por um crescimento ainda maior. É necessário ficar o alerta: grandes empresas estão investindo em estratégias D2C. De acordo com pesquisas, 87% das indústrias consideram o D2C altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Não à toa, aproximadamente metade delas (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros.
É hora de conhecer os fundamentos do D2C (Direct to Consumer), o novo conceito de vendas que tem gerado bons resultados. D2C trata-se de negócios e transações realizadas diretamente entre indústria, franqueados, importadores e distribuidores e o consumidor final. Esse modelo de negócio impulsiona a estruturação de logística sem intermediários. Trata-se de um modelo que ganhou força através do e-commerce, afinal, facilitou a relação direta com o cliente, sem a necessidade de se investir em uma loja física.
A partir do uso de ferramentas oferecidas pela venda online, as indústrias conseguem mensurar dados e compreender os hábitos e desejos do consumidor, transformando-os em um importante diferencial competitivo. Além disso, elas conseguem aumentar o marketshare, disponibilizando aos consumidores modernos mais de um canal de vendas, ou seja, experiências de compra diversificadas.
Uma coisa é certa: preparar a operação logística é uma ação fundamental para garantir o sucesso no D2C. Os processos para atender pedidos de e-commerce são diferentes daqueles utilizados para abastecer lojas e revendedores. Listamos as ações de logística essenciais para o D2C dar certo:
Segundo especialistas, os consumidores modernos andam com uma loja no bolso. Parece uma afirmação simplória, entretanto, isso significa que lojas são facilmente acessadas pelo mundo digital através de smartphones, sem precisarem passar por revendedores ou distribuidoras. Trata-se aqui, claramente, do D2C (direto ao consumidor).
As estratégias de D2C são direcionadas para indústrias que visam coletar dados sobre os consumidores e aumentar as margens de lucro. Para a logística, este modelo de negócio irá favorecer o setor no Brasil, sobretudo a partir das oportunidades de negócios no Transporte, afinal, indústrias devem estar cada vez mais atentas à logística para e-commerce, ou seja, no consumidor final.
No Brasil, muitos indústrias já trabalham com fretes fracionados, mas não estão acostumadas a fazer envios. Entretanto, as empresas que têm os seus centros de distribuição podem contar com estoque próprio. Assim, ao optar por ter uma empresa parceira para realizar os envios das compras realizadas na internet poderá reduzir os custos da indústria, a partir da contratação de operadores logísticos especializados em fullfilment, ou seja, quando toda a comercialização de produtos online é terceirizada.
Fulfillment reúne um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido no e-commerce até a entrega do produto. Dentro deste recurso é possível referenciar alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.
Entretanto, esses processos quando somados podem representar uma fatia muito importante no total de custos de uma operação virtual. Por exemplo, se há falha no envio de produtos, como produtos a mais no pedido sem conferência, o que pode ocorrer são grandes perdas financeiras. No entanto, grandes players escolhem por terceirizar essas atividades com empresas especializadas em fullfilment.
O modelo fullfilment ocorre quando há uma parceria a partir da terceirização de toda parte de planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, meios de pagamento e análises de resultados do comércio eletrônico do seu negócio. Este método possibilita uma visão total de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, direcionando todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, do mesmo modo que irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. A implementação da logística fulfillment garante que os custos sejam reduzidos e lucros aumentem.
Outro destaque está no uso de ferramentas de apoio à gestão, que garantem a operação de fulfillment otimizada. Tecnologia é a palavra na ordem do dia para qualquer negócio de sucesso, independentemente do setor. Softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe um fluxo significativo nos negócios.
Para concluir, o D2C é uma estratégia de negócio que, além de lucros, tem gerado resultados positivos ainda mais amplos para e-commerces, indústrias e setor logístico.
Tecnologia logística é um elo muito importante entre o D2C, sobretudo para ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos. Tudo isso é possível a partir do uso de um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige.
Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.
Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.
Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importante para venda no e-commerce, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.
O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.
Os consumidores modernos estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada.
Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para indústrias. Entre em contato conosco através do formulário , conheça nossa plataforma logística e tire todas as suas dúvidas!