Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
07
01
2020

O que é Cross Docking?

entrega
transporte
logística

Constantemente citamos no blog o quanto o cenário atual é competitivo. O que não faltam são empresas que oferecem produtos e serviços similares. Por essa razão, o cliente precisa de outros fatores para construir sua preferência. Logo, a velocidade na entrega com o cross-docking pode ser um fator diferencial!


Do mesmo modo, é possível otimizar os processos internos da sua empresa, reduzir custos, espaço e ainda garantir qualidade de entrega para o cliente final. Para entender esse conceito, seus benefícios e como aplicá-lo na sua empresa, confira o artigo.


Leia também: O que é Same day delivery, seu novo aliado estratégico!

O que é Cross Docking?

O que é Cross Docking?

O cross-docking é um sistema de distribuição no qual o produto adquirido pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para um armazém. É nesse local que a mercadoria é enviada para o consumidor final de maneira imediata. 


Por se tratar de uma distribuição rápida e sem necessidade de grandes espaços, trata-se de uma técnica que ganhou muita visibilidade no e-commerce. Porém, as empresas físicas também perceberam o potencial do cross-docking. Diante disso, hoje ele é utilizado em diversos setores do mercado. 


Cross Docking, literalmente, significa “cruzando as docas”. Logo, o nome faz referência à prática de intermediar produtos desembarcados nos galpões das docas e transportá-los por meio de esteiras automatizadas para veículos previamente preparados para cada região.

Vantagens do Cross Docking

Redução de gastos com estoque

Por não haver necessidade de manter um estoque, sua empresa será capaz de funcionar em um espaço menor, além de não precisar se preocupar com nenhum tipo de gasto com gestão e manuseio. Entretanto, os recursos que seriam direcionados para esse gerenciamento são eliminados e poupados.

Quantidade de mercadoria flexível

Outro benefício importante do cross-docking é a flexibilidade que a empresa tem com a quantidade de mercadorias comprada. Em outras palavras, quero dizer que, ao contrário de empresas que mantêm um estoque fixo de produtos, negócios que escolhem cross-docking como estratégia têm a liberdade de solicitar maior ou menor quantidade de mercadorias, dependendo da sua demanda.


É o que evita a escassez ou o excesso de produtos. Além disso, se você lida com uma demanda flutuante, não terá nenhum prejuízo caso ela oscile.

Agilidade no transporte

No cross-docking, o estoque de uma empresa é substituído por um centro de distribuição que possui o único propósito de preparar e reenviar a mercadoria enviada pelo fornecedor.

É algo que gera mais eficiência e garante o máximo de agilidade na entrega do produto ao seu destino final.

Eleva a satisfação do cliente

Eliminando o processo de estocagem, sua equipe terá mais tempo. Desse modo, poderá concentrar seus esforços em garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.


Combinado a um sistema de entrega rápida e eficiente, irá trazer satisfação dos clientes. Em resposta, eles serão fiéis a sua marca, o que gera uma ótima vantagem competitiva.


Não deixe de ler: Entregas para loja virtual: como funciona o frete para uma loja virtual

Como implementar o cross-docking na sua empresa

O que é Cross Docking?

Para conhecer o fluxo indicado para a implementação de cross-docking em grandes centros logísticos, observe as etapas abaixo: 

Treine a equipe

Antes de qualquer mudança ou investimento é preciso garantir que sua equipe terá capacidade de gerenciar esse novo sistema. Isso porque o cross-docking é um modelo operacional diferente do tradicional e precisa ser tratado como tal.


Porém, é essencial desenvolver uma equipe de operações multidisciplinar, qualificada para lidar com fornecedores diversos e separar as cargas entre diferentes transportadoras ou veículos da frota.

Negocie com os fornecedores

Após garantir a qualificação dos colaboradores é necessário negociar com os fornecedores. É fundamental destacar que você não precisa envolver todos nesse processo. Somente os que você mais confia e tem uma relação próxima. 


Frente a isso, solicite a ele a reserva de uma quantidade suficiente para garantir a reposição imediata da sua demanda e estabeleça um prazo padrão. 

Utilize um sistema ERP 

É ideal contar com um software para tornar o fluxo de informações entre você, o seu fornecedor e o cliente mais ágil e eficiente. Só assim você conseguirá automatizar o processo!


Além disso, com um ERP é possível sincronizar dados com todas as áreas da empresa e saber a previsão de chegadas dos produtos em tempo real.

Leia mais: Qual a melhor estratégia logística para seu negócio?


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?