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16
08
2021

O que é a sazonalidade nas operações logísticas?

Tag
logística
logística 4.0

O planejamento antecipado é a melhor maneira de evitar algo que acontece todos os anos: negócios dos mais diversos setores se deparam com variações significativas no seu volume de vendas. O fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.

Junto a isso, vale lembrar que o maior objetivo dos empreendedores modernos é fortalecer a área comercial e atrair mais clientes, independentemente do setor que atua. Contudo, para tal objetivo ser alcançado, é essencial contar com estratégias diversificadas, ferramentas e técnicas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas, afinal, pode ser considerada uma boa alternativa para as datas comemorativas.

O marketing sazonal explora todas as datas que podem impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em determinado período, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e afins. 

Com isso, a convenção para o setor de vendas é essa: em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar. Para quem não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é necessário construir um planejamento de sazonalidade nas operações logísticas. 

Qual a importância em investir sazonalidade nas operações logísticas?

Antes de qualquer coisa, pode-se compreender que “sazonal” está associado a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.

Se tratando das dinâmicas do mercado, o termo é utilizado para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens são procurados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações (setores de moda devem se atentar mais a esse fator).

A sazonalidade nas operações logísticas impulsionam vendas e essa é sua maior vantagem. 

1. Aumento da lucratividade e redução de gastos

Através do planejamento, é possível evitar principalmente o desperdício. Por consequência, isso terá um efeito direto na receita do seu negócio, que é a redução dos custos desnecessários e, assim, o aumento dos lucros.

2. Mantém uma rotina mais saudável para os funcionários

É muito comum haver uma grande movimentação nos momentos de pico na produção e no transporte de mercadorias. Contudo, por meio de um um planejamento logístico bem estruturado, será possível reduzir as chances de que transtornos aconteçam. 

Além disso, os profissionais têm uma rotina mais saudável, evitando preocupações que não precisam existir. 

3. Os processos logísticos se tornam mais inteligentes e eficientes

Pensar na sazonalidade garante que você consiga tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Será possível colher dados, inclusive, e, por consequência, ter um controle de qualidade assertivo e completo sobre as variações das demandas. 

Como desenvolver campanhas de sazonalidade nas operações logísticas

1. Defina as datas mais importantes para seu negócio

Além de realizar com sucesso um levantamento das datas comemorativas importantes para seu negócio, é fundamental também fazer isso com antecedência. Afinal, nada adianta soltar uma campanha no dia exato da comemoração, certo? 

Não esqueça o seguinte: os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público, justamente por isso que é tão importante fazer um planejamento com antecedência. 

No mais, a sazonalidade por si só já é uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar no mercado competitivo e conquistar a preferência dos consumidores.

2. Seja criterioso

O alcance do sucesso com uma estratégia sólida demanda que as datas sejam escolhidas com base em critérios consistentes. Afinal, uma escolha errada pode causar prejuízos ao negócio (estamos falando do seu investimento nelas, em tempo e dinheiro).

Por conta disso, é essencial também definir as personas do seu negócio (mais precisamente, o público-alvo) e conhecer as suas preferências. Dessa maneira, será possível realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados que estão sendo buscados.

3. Defina uma mensagem para as campanhas

Independente da estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. No entanto, não basta ser qualquer uma, ela precisa transmitir seus objetivos e influenciar as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação. 

4. Elabore um cronograma completo

Desenvolver um cronograma talvez seja a etapa mais importante. Isso porque, para que o marketing sazonal funcione, é crucial aproveitar o período da forma correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, é hora de colocar as ações no papel por meio de um cronograma.

5. Reserve os recursos necessários e faça parcerias

É um erro pensar que planejar e organizar todas as estratégias é suficiente. Se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la, de nada adiantará. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações.

Não se esqueça que empresas consolidadas no mercado não crescem sozinhas. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com todos os envolvidos.

6. Faça os ajustes necessários

Feito tudo o que combinamos com este conteúdo, como planejamento e execução de ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.

Melhores práticas de campanhas sazonais nas operações logísticas

Agora que você já sabe a importância das campanhas sazonais, pois tem tudo a ver com se planejar para momentos de altas vendas, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:

  • conhecer bem o seu público-alvo, assim você saberá quais as datas comemorativas ou eventos que atingem eles;
  • investir em produção de conteúdo — os vídeos, por exemplo, são excelentes meios para interagir com o público;
  • realizar promoções e campanhas;
  • atentar-se ao estoque e à logística — afinal, não adianta querer vender muito e não cumprir as etapas da experiência de compra;
  • organizar os canais de atuação da sua empresa;
  • focar no relacionamento com os clientes;
  • aumentar os produtos oferecidos.

Datas que impactam as operações logísticas 

Janeiro:

30 – Dia do Portuário

Fevereiro:

27 – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Abril:

10 – Dia da Engenharia

12 – Páscoa 

22 – Dia da Força Aérea Brasileira

30 – Dia do Ferroviário

Maio:

Segundo domingo – Dia das Mães 

13 – Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel

25 – Dia da Indústria

Junho:

06 – Dia da Logística

11 – Dia da Marinha

12 – Dia do Correio Aéreo Nacional

30 – Dia do Caminhoneiro

Julho:

25 – Dia do Motorista

27 – Dia do Motociclista

Agosto:

Segundo domingo – Dia dos Pais

Setembro:

09 – Dia do Administrador

17 – Dia do Transportador

26 – Dia Marítimo Mundial

28 – Dia do Hidrógrafo

Outubro:

12 – Dia do Mar

        Dia das Crianças

23 – Dia da Aviação e do Aviador

Dezembro:

11 – Dia do Engenheiro

13 – Dia do Marinheiro

25 – Natal

28 – Dia da Marinha Mercante

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso conteúdo para receber mais dicas para seu negócio. 

A Pier tem soluções em logística, quer saber mais? Entre em contato




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logística 4.0

O que é a sazonalidade nas operações logísticas?

O planejamento antecipado é a melhor maneira de evitar algo que acontece todos os anos: negócios dos mais diversos setores se deparam com variações significativas no seu volume de vendas. O fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.

Junto a isso, vale lembrar que o maior objetivo dos empreendedores modernos é fortalecer a área comercial e atrair mais clientes, independentemente do setor que atua. Contudo, para tal objetivo ser alcançado, é essencial contar com estratégias diversificadas, ferramentas e técnicas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas, afinal, pode ser considerada uma boa alternativa para as datas comemorativas.

O marketing sazonal explora todas as datas que podem impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em determinado período, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e afins. 

Com isso, a convenção para o setor de vendas é essa: em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar. Para quem não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é necessário construir um planejamento de sazonalidade nas operações logísticas. 

Qual a importância em investir sazonalidade nas operações logísticas?

Antes de qualquer coisa, pode-se compreender que “sazonal” está associado a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.

Se tratando das dinâmicas do mercado, o termo é utilizado para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens são procurados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações (setores de moda devem se atentar mais a esse fator).

A sazonalidade nas operações logísticas impulsionam vendas e essa é sua maior vantagem. 

1. Aumento da lucratividade e redução de gastos

Através do planejamento, é possível evitar principalmente o desperdício. Por consequência, isso terá um efeito direto na receita do seu negócio, que é a redução dos custos desnecessários e, assim, o aumento dos lucros.

2. Mantém uma rotina mais saudável para os funcionários

É muito comum haver uma grande movimentação nos momentos de pico na produção e no transporte de mercadorias. Contudo, por meio de um um planejamento logístico bem estruturado, será possível reduzir as chances de que transtornos aconteçam. 

Além disso, os profissionais têm uma rotina mais saudável, evitando preocupações que não precisam existir. 

3. Os processos logísticos se tornam mais inteligentes e eficientes

Pensar na sazonalidade garante que você consiga tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Será possível colher dados, inclusive, e, por consequência, ter um controle de qualidade assertivo e completo sobre as variações das demandas. 

Como desenvolver campanhas de sazonalidade nas operações logísticas

1. Defina as datas mais importantes para seu negócio

Além de realizar com sucesso um levantamento das datas comemorativas importantes para seu negócio, é fundamental também fazer isso com antecedência. Afinal, nada adianta soltar uma campanha no dia exato da comemoração, certo? 

Não esqueça o seguinte: os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público, justamente por isso que é tão importante fazer um planejamento com antecedência. 

No mais, a sazonalidade por si só já é uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar no mercado competitivo e conquistar a preferência dos consumidores.

2. Seja criterioso

O alcance do sucesso com uma estratégia sólida demanda que as datas sejam escolhidas com base em critérios consistentes. Afinal, uma escolha errada pode causar prejuízos ao negócio (estamos falando do seu investimento nelas, em tempo e dinheiro).

Por conta disso, é essencial também definir as personas do seu negócio (mais precisamente, o público-alvo) e conhecer as suas preferências. Dessa maneira, será possível realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados que estão sendo buscados.

3. Defina uma mensagem para as campanhas

Independente da estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. No entanto, não basta ser qualquer uma, ela precisa transmitir seus objetivos e influenciar as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação. 

4. Elabore um cronograma completo

Desenvolver um cronograma talvez seja a etapa mais importante. Isso porque, para que o marketing sazonal funcione, é crucial aproveitar o período da forma correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, é hora de colocar as ações no papel por meio de um cronograma.

5. Reserve os recursos necessários e faça parcerias

É um erro pensar que planejar e organizar todas as estratégias é suficiente. Se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la, de nada adiantará. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações.

Não se esqueça que empresas consolidadas no mercado não crescem sozinhas. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com todos os envolvidos.

6. Faça os ajustes necessários

Feito tudo o que combinamos com este conteúdo, como planejamento e execução de ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.

Melhores práticas de campanhas sazonais nas operações logísticas

Agora que você já sabe a importância das campanhas sazonais, pois tem tudo a ver com se planejar para momentos de altas vendas, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:

  • conhecer bem o seu público-alvo, assim você saberá quais as datas comemorativas ou eventos que atingem eles;
  • investir em produção de conteúdo — os vídeos, por exemplo, são excelentes meios para interagir com o público;
  • realizar promoções e campanhas;
  • atentar-se ao estoque e à logística — afinal, não adianta querer vender muito e não cumprir as etapas da experiência de compra;
  • organizar os canais de atuação da sua empresa;
  • focar no relacionamento com os clientes;
  • aumentar os produtos oferecidos.

Datas que impactam as operações logísticas 

Janeiro:

30 – Dia do Portuário

Fevereiro:

27 – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Abril:

10 – Dia da Engenharia

12 – Páscoa 

22 – Dia da Força Aérea Brasileira

30 – Dia do Ferroviário

Maio:

Segundo domingo – Dia das Mães 

13 – Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel

25 – Dia da Indústria

Junho:

06 – Dia da Logística

11 – Dia da Marinha

12 – Dia do Correio Aéreo Nacional

30 – Dia do Caminhoneiro

Julho:

25 – Dia do Motorista

27 – Dia do Motociclista

Agosto:

Segundo domingo – Dia dos Pais

Setembro:

09 – Dia do Administrador

17 – Dia do Transportador

26 – Dia Marítimo Mundial

28 – Dia do Hidrógrafo

Outubro:

12 – Dia do Mar

        Dia das Crianças

23 – Dia da Aviação e do Aviador

Dezembro:

11 – Dia do Engenheiro

13 – Dia do Marinheiro

25 – Natal

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