O planejamento antecipado é a melhor maneira de evitar algo que acontece todos os anos: negócios dos mais diversos setores se deparam com variações significativas no seu volume de vendas. O fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.
Junto a isso, vale lembrar que o maior objetivo dos empreendedores modernos é fortalecer a área comercial e atrair mais clientes, independentemente do setor que atua. Contudo, para tal objetivo ser alcançado, é essencial contar com estratégias diversificadas, ferramentas e técnicas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas, afinal, pode ser considerada uma boa alternativa para as datas comemorativas.
O marketing sazonal explora todas as datas que podem impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em determinado período, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e afins.
Com isso, a convenção para o setor de vendas é essa: em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar. Para quem não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é necessário construir um planejamento de sazonalidade nas operações logísticas.
Antes de qualquer coisa, pode-se compreender que “sazonal” está associado a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.
Se tratando das dinâmicas do mercado, o termo é utilizado para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens são procurados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações (setores de moda devem se atentar mais a esse fator).
A sazonalidade nas operações logísticas impulsionam vendas e essa é sua maior vantagem.
Através do planejamento, é possível evitar principalmente o desperdício. Por consequência, isso terá um efeito direto na receita do seu negócio, que é a redução dos custos desnecessários e, assim, o aumento dos lucros.
É muito comum haver uma grande movimentação nos momentos de pico na produção e no transporte de mercadorias. Contudo, por meio de um um planejamento logístico bem estruturado, será possível reduzir as chances de que transtornos aconteçam.
Além disso, os profissionais têm uma rotina mais saudável, evitando preocupações que não precisam existir.
Pensar na sazonalidade garante que você consiga tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Será possível colher dados, inclusive, e, por consequência, ter um controle de qualidade assertivo e completo sobre as variações das demandas.
Além de realizar com sucesso um levantamento das datas comemorativas importantes para seu negócio, é fundamental também fazer isso com antecedência. Afinal, nada adianta soltar uma campanha no dia exato da comemoração, certo?
Não esqueça o seguinte: os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público, justamente por isso que é tão importante fazer um planejamento com antecedência.
No mais, a sazonalidade por si só já é uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar no mercado competitivo e conquistar a preferência dos consumidores.
O alcance do sucesso com uma estratégia sólida demanda que as datas sejam escolhidas com base em critérios consistentes. Afinal, uma escolha errada pode causar prejuízos ao negócio (estamos falando do seu investimento nelas, em tempo e dinheiro).
Por conta disso, é essencial também definir as personas do seu negócio (mais precisamente, o público-alvo) e conhecer as suas preferências. Dessa maneira, será possível realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados que estão sendo buscados.
Independente da estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. No entanto, não basta ser qualquer uma, ela precisa transmitir seus objetivos e influenciar as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação.
Desenvolver um cronograma talvez seja a etapa mais importante. Isso porque, para que o marketing sazonal funcione, é crucial aproveitar o período da forma correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, é hora de colocar as ações no papel por meio de um cronograma.
É um erro pensar que planejar e organizar todas as estratégias é suficiente. Se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la, de nada adiantará. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações.
Não se esqueça que empresas consolidadas no mercado não crescem sozinhas. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com todos os envolvidos.
Feito tudo o que combinamos com este conteúdo, como planejamento e execução de ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.
Agora que você já sabe a importância das campanhas sazonais, pois tem tudo a ver com se planejar para momentos de altas vendas, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:
30 – Dia do Portuário
Fevereiro:
27 – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
10 – Dia da Engenharia
12 – Páscoa
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
30 – Dia do Ferroviário
Segundo domingo – Dia das Mães
13 – Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel
25 – Dia da Indústria
06 – Dia da Logística
11 – Dia da Marinha
12 – Dia do Correio Aéreo Nacional
30 – Dia do Caminhoneiro
25 – Dia do Motorista
27 – Dia do Motociclista
Segundo domingo – Dia dos Pais
09 – Dia do Administrador
17 – Dia do Transportador
26 – Dia Marítimo Mundial
28 – Dia do Hidrógrafo
12 – Dia do Mar
Dia das Crianças
23 – Dia da Aviação e do Aviador
11 – Dia do Engenheiro
13 – Dia do Marinheiro
25 – Natal
28 – Dia da Marinha Mercante
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O planejamento antecipado é a melhor maneira de evitar algo que acontece todos os anos: negócios dos mais diversos setores se deparam com variações significativas no seu volume de vendas. O fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.
Junto a isso, vale lembrar que o maior objetivo dos empreendedores modernos é fortalecer a área comercial e atrair mais clientes, independentemente do setor que atua. Contudo, para tal objetivo ser alcançado, é essencial contar com estratégias diversificadas, ferramentas e técnicas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas, afinal, pode ser considerada uma boa alternativa para as datas comemorativas.
O marketing sazonal explora todas as datas que podem impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em determinado período, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e afins.
Com isso, a convenção para o setor de vendas é essa: em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços tendem a aumentar. Para quem não quer perder nenhuma oportunidade de venda, é necessário construir um planejamento de sazonalidade nas operações logísticas.
Antes de qualquer coisa, pode-se compreender que “sazonal” está associado a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.
Se tratando das dinâmicas do mercado, o termo é utilizado para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens são procurados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações (setores de moda devem se atentar mais a esse fator).
A sazonalidade nas operações logísticas impulsionam vendas e essa é sua maior vantagem.
Através do planejamento, é possível evitar principalmente o desperdício. Por consequência, isso terá um efeito direto na receita do seu negócio, que é a redução dos custos desnecessários e, assim, o aumento dos lucros.
É muito comum haver uma grande movimentação nos momentos de pico na produção e no transporte de mercadorias. Contudo, por meio de um um planejamento logístico bem estruturado, será possível reduzir as chances de que transtornos aconteçam.
Além disso, os profissionais têm uma rotina mais saudável, evitando preocupações que não precisam existir.
Pensar na sazonalidade garante que você consiga tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Será possível colher dados, inclusive, e, por consequência, ter um controle de qualidade assertivo e completo sobre as variações das demandas.
Além de realizar com sucesso um levantamento das datas comemorativas importantes para seu negócio, é fundamental também fazer isso com antecedência. Afinal, nada adianta soltar uma campanha no dia exato da comemoração, certo?
Não esqueça o seguinte: os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público, justamente por isso que é tão importante fazer um planejamento com antecedência.
No mais, a sazonalidade por si só já é uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar no mercado competitivo e conquistar a preferência dos consumidores.
O alcance do sucesso com uma estratégia sólida demanda que as datas sejam escolhidas com base em critérios consistentes. Afinal, uma escolha errada pode causar prejuízos ao negócio (estamos falando do seu investimento nelas, em tempo e dinheiro).
Por conta disso, é essencial também definir as personas do seu negócio (mais precisamente, o público-alvo) e conhecer as suas preferências. Dessa maneira, será possível realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados que estão sendo buscados.
Independente da estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. No entanto, não basta ser qualquer uma, ela precisa transmitir seus objetivos e influenciar as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação.
Desenvolver um cronograma talvez seja a etapa mais importante. Isso porque, para que o marketing sazonal funcione, é crucial aproveitar o período da forma correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, é hora de colocar as ações no papel por meio de um cronograma.
É um erro pensar que planejar e organizar todas as estratégias é suficiente. Se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la, de nada adiantará. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações.
Não se esqueça que empresas consolidadas no mercado não crescem sozinhas. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com todos os envolvidos.
Feito tudo o que combinamos com este conteúdo, como planejamento e execução de ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.
Agora que você já sabe a importância das campanhas sazonais, pois tem tudo a ver com se planejar para momentos de altas vendas, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:
30 – Dia do Portuário
Fevereiro:
27 – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
10 – Dia da Engenharia
12 – Páscoa
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
30 – Dia do Ferroviário
Segundo domingo – Dia das Mães
13 – Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel
25 – Dia da Indústria
06 – Dia da Logística
11 – Dia da Marinha
12 – Dia do Correio Aéreo Nacional
30 – Dia do Caminhoneiro
25 – Dia do Motorista
27 – Dia do Motociclista
Segundo domingo – Dia dos Pais
09 – Dia do Administrador
17 – Dia do Transportador
26 – Dia Marítimo Mundial
28 – Dia do Hidrógrafo
12 – Dia do Mar
Dia das Crianças
23 – Dia da Aviação e do Aviador
11 – Dia do Engenheiro
13 – Dia do Marinheiro
25 – Natal
28 – Dia da Marinha Mercante
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