Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que a Amazon tem para ensinar para você - independente do seu tamanho

22.7.2019 11:36

A Amazon vem desafiando todos os tipos de indústrias desde sua estreia como uma livraria online em 1994. A gigante do comércio eletrônico interrompeu drasticamente o varejo e transformou sua operação em um novo patamar de qualidade.Empresas de transporte tradicionais também se esforçavam para acompanhar as entregas - que antes eram uma fração de seus negócios - começaram a aumentar ano após ano como resultado direto do impacto do crescimento do e-commerce.

Leia mais: 3 escolhas que mudar tudo no e-commerce

Em 2005, o Amazon Prime foi lançado. O envio gratuito em dois dias começou como um serviço de luxo, mas cresceu tão rápido, que se tornou rotineiro. Mais de 80 milhões de americanos eram clientes Prime em 2014, e hoje, quase um em cada cinco clientes não estão dispostos a esperar mais de dois dias por um pacote. Hoje, os varejistas estão presos entre as expectativas dos clientes e as ofertas das operadoras. Os clientes esperam um envio rápido e de baixo custo. Ao mesmo tempo, os experimentos da Amazon com drones e entregas no mesmo dia estão forçando os varejistas e as empresas de logística tradicionais a evoluírem mais rápido do que nunca. E aí, nos resta uma dúvida: o que a Amazon tem para ensinar para o seu e-commerce?

Invista no serviço logístico do seu e-commerce

O poder da Amazon em relação ao comércio eletrônico aumentou a cada ano, pois os clientes podem comprar cada vez mais o que precisam no site. Os americanos rapidamente se acostumaram a ter itens entregues em suas portas - de presentes de Natal a móveis e alimentos. A Amazon está mudando a forma como a distribuição é feita. Quatro anos atrás, se você comprasse algo na Amazon, a expectativa de entrega era de três a cinco dias. Agora, a expectativa é de dois ou menos. Eles fecharam a lacuna de entrega - e agora essa mesma expectativa do cliente se estende além da Amazon para todos os outros. A logística é provavelmente o maior desafio para quem vende online, quando você for montar sua operação, distribua mais atenção a esse ponto. A Amazon investiu em uma logística que agrada todos os seus clientes, se você não tem condição de oferecer um bom serviço logístico, invista em uma empresa parceira que pode oferecer esse serviço com o máximo de qualidade.

serviço logístico, e-commerce

Seja fora da curva

A cadeia de suprimentos da Amazon continua pressionando para mover mais produtos ainda mais rapidamente. O AmazonFresh oferece mantimentos, incluindo alimentos perecíveis. Os restaurantes da Amazon levam comida dos cafés locais para as portas dos clientes. Serviços digitais como o Kindle e o Prime Video eliminaram alguns pacotes. Em seguida, a Amazon está pilotando entrega por drone no Reino Unido. Os clientes encomendam itens on-line e pequenas aeronaves fazem a entrega em 30 minutos. Com o tempo, o transporte de duas horas pode substituir o transporte de dois dias como uma norma obrigatória. Além disso, os drones poderiam substituir os motoristas, cortando os custos de mão-de-obra das operadoras, mas eliminando os empregos de funcionários em tempo integral. É verdade que a Amazon é uma gigante, que tem dinheiro e tecnologia para criar novos métodos de logística. Mas se você é um pequeno empreendedor, pense nas etapas do seu processo de entrega. Como eles podem ser aperfeiçoados? Como otimizar o tempo? As etapas do processo de entrega de cada item devem ser cuidadosamente calculadas e otimizadas para execução com a melhor relação custo-benefício.

Saiba mais: Fulfillment: Descubra esse Formato Global de Logística para E-Commerce

Esteja atento aos números

serviço logístico, e-commerce

Análise de desempenho é uma ciência para a Amazon. Os distribuidores e fornecedores passam por processos contínuos de auditoria para medir padrões pré-definidos. Essas informações são cruciais para entender como está a performance da cadeia e identificar que melhorias devem ser feitas. No seu e-commerce, o que você consegue mensurar? Existe KPIs de performance? Você aplica técnicas de melhorias e processos? Toda a cadeia logística da Amazon é pensado para seus clientes, em poucas palavras: eles criaram um novo patamar para o serviço logístico, e restou aos concorrentes, se adaptarem se quiserem sobreviver. Como já falamos aqui, visualize essas melhorias e tente aplicar no seu dia a dia, aos poucos, pequenas mudanças podem causar grandes transformações.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert