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O prazo de entrega é crucial para uma boa logística

15.3.2020 17:08

O atendimento do prazo de entrega é o ponto mais básico e essencial para garantir a satisfação do cliente. Não basta ter a melhor estrutura de armazenagem e inúmeras ferramentas tecnológicas, se o material não chega nas mãos do cliente no tempo determinado.


Atingir a satisfação do cliente deve ser um dos principais objetivos de qualquer negócio. Entretanto, qualquer atraso deve ser evitado. Continue lendo e saiba como a entrega de produtos no prazo certo é fundamental para a boa experiência do cliente

Leia também: Quais são os benefícios da Pier 8 para sua loja virtual

O que fazer para garantir o prazo de entrega?

O prazo de entrega é crucial para uma boa logística

Caso sua empresa venha enfrentando problemas recorrentes com atrasos de entrega, é importante prestar atenção aos inúmeros processos logísticos que podem estar causando a falha. Ela pode acontecer no momento do recebimento, da separação dos pedidos, por divergências de estoque ou por atrasos no transporte.


Diante disso, listamos algumas melhorias que podem ajudar a melhorar sua operação logística.

Controle e atualização de estoque

O controle do estoque está diretamente ligado ao atendimento do prazo de entrega, isso porque qualquer divergência faz com que uma linha de produção pare e que seja necessária uma nova compra para continuar a produção. Imagine o atraso se o componente que faltou for importado! Tudo isso impacta na experiência do cliente.

Exatamente por isso é muito importante que a empresa tenha a classificação das mercadorias que estão no estoque para que os inventários aconteçam conforme os detalhes de cada componente para a produção. Ter pessoas treinadas desempenhando a atividade e conscientizar os demais colaboradores envolvidos para que não retirem as peças do estoque sem avisar ao responsável também é fundamental para que a empresa tenha um excelente controle.

Acompanhamento da carga em tempo real

A tecnologia deve ser uma aliada essencial da empresa. O transporte pode ser o maior responsável pelos atrasos, tendo em vista que é o processo que mais sofre com incidentes fora do planejado. Acompanhar a carga durante o trajeto de entrega é muito importante para que, no caso de qualquer situação fora da ordem estabelecida, o gestor tenha mais tempo para resolver o problema.


Outra vantagem é que ter um acompanhamento em tempo real também aumenta a confiança do cliente na empresa, pois qualquer resposta de que precise será passada de forma rápida, bastando somente uma consulta na ferramenta.

Uso de indicadores de desempenho

Monitorar a operação é indispensável para que ela seja controlada e para que as discrepâncias e pontos de falha sejam evidenciados. Para garantir o atendimento do prazo de entrega, o gestor precisa conhecer os processos no detalhe. A forma ideal para que ele tenha esse conhecimento está na utilização de indicadores de desempenho logísticos.

Informações como: número de entregas avariadas, desempenho do motorista e avaliação dos motivos de atraso, podem ser compiladas em relatórios de resultado que irão evidenciar as operações logísticas que precisam de melhoria, investimento ou novos treinamentos para a equipe.

A transparência, nesse caso, é fundamental: o gestor deve deixar claro que informar onde está a falha apenas trará melhorias para todos os envolvidos.

Não deixe de ler: 10 indicadores de desempenho logístico que você precisa conhecer

Parceiros confiáveis

O prazo de entrega é crucial para uma boa logística

Algumas vezes, a melhor opção para melhorar o prazo de entrega está em terceirizar alguns serviços para que nenhuma parte do processo seja negligenciada. O negócio irá contar com outras empresas envolvidas, como a Pier 8, que pode ser sua parceira nesse caso. Permitindo que o processo seja mais preciso e organizado.

Resumindo, para ter profissionais exatamente qualificados é preciso encontrar parceiros em que possa confiar completamente. A visão e a missão dos parceiros devem ter relação com os objetivos do seu negócio, para que todos caminhem em prol de um mesmo propósito: garantir sucesso na experiência do cliente.

Otimização de processo

Ter uma operação logística enxuta, conforme as premissas do lean manufacturing — ou seja, voltada ao zero desperdício em todas as suas atividades, o que pode ser uma das formas de solucionar problemas com prazo de entrega. As atividades desempenhadas pela logística devem ser precisas e a empresa deve auxiliar os colaboradores que estão nessas funções a partir de ferramentas e estrutura para que isso ocorra.

Além disso, quando erros forem identificados pelos indicadores de desempenho, o processo deve ser revisado. Pode ser que a simples alteração do layout da sua área de separação de materiais reduza o tempo que o operador gasta com a atividade. A implementação de um sistema Push-Back também pode otimizar o processo de armazenagem, diminuindo o tempo total de entrega para o cliente.

Mas quais são os benefícios do cumprimento do Prazo de Entrega?

O prazo de entrega é crucial para uma boa logística

Garantir a boa experiência dos clientes é o primeiro grande benefício do cumprimento do prazo de entrega. Mas também é essencial lembrar que um cliente feliz é marketing positivo para o negócio.

Ou seja, o que queremos dizer é que a forma como o nome da sua empresa é vista no mercado é melhorada. Sua marca será considerada confiável, transparente e precisa, aumentando a sua vantagem competitiva.

Os processos internos da empresa também são responsáveis por passar melhorias, visto que a empresa gira em torno da entrega para o cliente. Compras, vendas, financeiro e recursos humanos são áreas que dependem de um trabalho bem feito da logística.

O contrário também é válido de ser exposto: a logística tem a necessidade da parceria com outros departamentos para funcionar de maneira adequada. Desse modo, ao otimizar processos logísticos, a empresa estará trazendo melhorias para as demais áreas.


O cliente é o responsável pelo sucesso da empresa e todos os colaboradores necessitam estar cientes de como é essencial manter o relacionamento com eles em um alto nível. Os gestores devem auxiliar no direcionamento da equipe para que todos estejam direcionados ao objetivo de atingir a satisfação máxima do cliente.

Um bom atendimento, o respeito aos prazos de entrega e uma operação que dê o resultado que ele espera são aspectos fundamentais para que seja possível evoluir, se desenvolver e se diferenciar no mercado. Desse modo, fará com que os clientes desejem ser parceiros de seu negócio.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! Até a próxima!

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