Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
25
11
2020

O maior aeroporto de cargas do Brasil será construído no Paraná

logística

A área destinada para o Aeroporto de Carga e Jatos Executivos J Malucelli, o maior aeroporto de cargas do Brasil, tem: 3,6 milhões de m2 e pista de 3.680 metros. O alto investimento de R$ 402 milhões traz à tona, além da fama de um dos maiores empreendimentos do país, a capacidade para receber aeronaves de grande porte, tipo classe F (A380). O maior aeroporto de cargas do Brasil será construído no município de Balsa Nova, região Metropolitana de Curitiba, com distância de 50 quilômetros da capital do Paraná.

O projeto de construção  foi aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e a portaria número 491 do Ministério dos Transportes já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A expectativa é que este aeroporto de cargas supra a carência no transporte, se tratando da logística brasileira

Importância do maior aeroporto de cargas do Brasil para a logística 

A construção do maior aeroporto de cargas do Brasil foi pensando para cobrir deficiências no transporte de cargas aéreas. Na região do Paraná, o Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, também região metropolitana de Curitiba é, atualmente, limitado para pouso e decolagem de grandes aeronaves, este é o principal argumento do idealizador, o empresário paranaense Joel Malucelli, sobre o novo complexo aeroviário.

De acordo com o empresário, o atual aeroporto de Curitiba, que é o mais moderno e eficiente do país, referência no Brasil, para transporte de passageiros, precisa construir uma pista maior para aterrissagem e decolagem de grandes aeronaves de carga.  

Segundo levantamento da área do aeroporto de Curitiba, para a construção da terceira pista, teria que desapropriar mais de 200 casas, demando um custo muito alto de investimento. No entanto, o empresário aponta a transformação do Aeroporto de Carga J Malucelli também em aeroporto comercial de passageiros.

Por que o maior aeroporto de cargas do Brasil ficará no Paraná?

Mais precisamente, ficará no município de Balsa Nova, 50km de Curitiba e Ponta Grossa, a localização é o principal fator. Afinal, a proximidade com os dois grandes centros industriais, que demandam infraestrutura e logística para o transporte de seus produtos aos grandes centros do país e exterior, atualmente realizados, principalmente através de rodovias, como pelo Porto de Paranaguá.

O grande potencial industrial da região paraense, sobretudo em torno do agronegócio, que campeia os campos gerais, a exemplo de Ponta Grossa, a aposta também se justifica pela proximidade  – raio de 200 km – com três estados, perto de 200 municípios e 70 grandes empresas.

Plataforma logística: elo entre tecnologia e eficiência logística

A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque, de indústrias e empresas.

Ou seja, fica responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada ao consumidor final, como o caso do D2C (Indústrias com foco no consumidor final)

Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, ganha-se mais segurança, assim como para consumidores finais. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Plataforma Logística: apoio para o mercado moderno

Quando as demandas de uma empresa aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na plataforma logística é uma solução para as indústrias e empresas que buscam se concentrar mais na construção do próprio sucesso (algo cada vez mais importante), e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

Como estamos falando cada vez mais de consumidores modernos, a experiência do cliente, hoje, é capaz de fazê-lo indicar a relação que teve com a empresa para os seus amigos e familiares. São tempos também de mais pessoas inseridas nas redes sociais, e assim fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de qualquer negócio no Brasil é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu negócio você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas a partir de tecnologias seguras. Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 




Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?