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O frete é um aliado do seu e-commerce e vamos dizer o porquê

20.4.2020 14:44

Nunca esqueça: a qualidade do seu produto é tão importante quanto a estratégia de frete do seu negócio. Além disso, pesquisas já mostraram que a entrega é fator decisivo na hora da compra. Então, continue a leitura e veja como fazer do frete um aliado do seu Ecommerce.


O ideal é que o seu negócio ofereça diferentes opções de entrega, com alternativas de preços e prazos. Dessa forma, é mais provável que atenda às necessidades dos seus clientes e proporcione a eles uma experiência positiva.

Qual a importância do frete no E-commerce?

O frete é um aliado do seu e-commerce e vamos dizer o porquê

Segundo pesquisa, 97,3% das pessoas entrevistadas declararam já ter abandonado o carrinho de compras em uma loja virtual. O motivo está no frete, que é muito caro.


O estudo também apontou que o prazo de entrega é outro vilão quando o assunto é frete, sendo a causa de 40,7% das queixas de consumidores. Aliás, você já parou para pensar que, ao enviar a embalagem, você perde o controle sobre a sua mercadoria?


É justamente por isso que a gestão de frete no E-commerce se torna tão importante. Entretanto, muitos empresários de comércio eletrônico não dão a devida atenção ao envio de seus produtos. Ou pior, nem mesmo entendem como funciona o processo de entrega.


Esse processo começa antes da compra ser concretizada. Sendo incluindo a ele, o cálculo automático do valor do frete na sua loja virtual. Nesse sentido, é essencial que você entenda como o cálculo é feito.

Como é feito o Cálculo de frete

Para fazer o cálculo de frete de uma mercadoria, há três informações básicas que precisam de destaque: dados de origem/destino da encomenda, peso e dimensões da embalagem e prazo de envio.


Porém, o preço do frete é mais complexo e leva em conta outros fatores. Os custos podem variar de uma transportadora para outra, mas todas elas levam em consideração a cubagem da mercadoria.


E você sabe o que é cubagem? A cubagem, também conhecida por peso cubado, pode ser definida como a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele vai ocupar dentro do veículo de entrega.


Essa relação é obtida através de um cálculo matemático, utilizando a seguinte fórmula:

O frete é um aliado do seu e-commerce e vamos dizer o porquê

Para alcançar o valor do peso cubado, você deve medir em centímetros a sua embalagem com uma fita métrica. E, ao fazer isso, multiplicar o comprimento x largura x altura e dividir pelo fator de cubagem.


O fator de cubagem é definido pelas transportadoras, e pode variar de uma para outra. Os Correios, por exemplo, utilizam 6000. Para definir o preço do frete, as transportadoras costumam comparar o peso físico e o peso cubado da embalagem, e usar o valor mais alto.

Além do destino final e do peso, há fatores importantes na definição do preço do frete que são o tamanho e o formato da embalagem. As transportadoras têm regras específicas.


Por exemplo, os Correios cobram uma taxa de R$ 79,00 (valor até a data desta postagem) caso o pacote ultrapasse os 70 cm em alguma de suas dimensões. Ou seja, você deve se informar sobre as exigências da empresa de transportes que for utilizar.

Ofereça alternativas de frete aos seus clientes

Os Correios são responsáveis por maior parte das entregas realizadas pelo comércio eletrônico no Brasil. Mas você pode oferecer diversas opções para os seus clientes, como as disponíveis em transportadoras privadas.


Para garantir os melhores preços, você pode assinar contratos individuais com as transportadoras. Apesar disso nem sempre ser fácil de conseguir quando a quantidade de pedidos ainda é pequena para você fechar um contrato com uma transportadora.


Mas por outro lado, é possível  se cadastrar em plataformas de gestão de frete que intermedeiam a geração de entregas em condições mais fáceis e econômicas para pequenos lojistas virtuais. Dependendo da quantidade de envios que você realiza, a segunda opção pode ser a mais aconselhável.

Frete grátis vale a pena?

O frete é um aliado do seu e-commerce e vamos dizer o porquê

Muitos lojistas livram o cliente do custo da entrega para se destacarem dos concorrentes e se tornarem mais atrativos. Essas duas palavras, “frete grátis”, irão funcionar como um gatilho mental para os seus clientes.


Os gatilhos são comuns de serem utilizados no marketing e funcionam como um incentivo para comprovar ao cérebro o benefício da compra. Entretanto, a estratégia exige muita análise e planejamento para não atrapalhar o faturamento do negócio.


Não repassar os custos de envio ao cliente em todos os produtos da sua loja é praticamente inviável. O recomendado é que você crie promoções. Por exemplo: frete grátis nas compras acima de R$ 150,00.


Dessa forma, você atrai clientes e não impacta drasticamente o seu orçamento. Além disso, é uma maneira de aumentar o ticket médio da sua loja. O frete grátis nas compras a partir de determinado valor vai incentivar o consumidor a levar mais produtos até ter o direito à promoção.


Porém, para garantir o sucesso da sua estratégia, você deve investir em divulgação. Os critérios da promoção devem ser claros e é importante que o frete grátis deve estar em evidência.


Você pode criar selos para identificar os produtos que fazem parte da promoção. E se o seu e-commerce tiver um site, você pode utilizar banners e expor sua campanha. Por outro lado, pode usar as redes sociais para divulgar.


Outra maneira de oferecer o frete grátis sem atrapalhar o seu orçamento é aumentar 10% o valor dos produtos da sua loja. Fazendo isso, o custo com o envio das mercadorias não sairá totalmente do seu faturamento.

Rastreamento de encomendas

Uma coisa é certa: Quem não fica ansioso depois de uma compra online? A expectativa para ter logo o produto em mãos é gigante. Outra maneira de amenizar essa ansiedade e garantir ao seu cliente uma experiência mais tranquila, é o rastreamento de encomendas


Para oferecer essa possibilidade aos seus clientes, faça uso de transportadoras ou plataformas de gestão de frete que tenham esse serviço. A partir do código de rastreamento, seu cliente poderá acompanhar o andamento da entrega, assim como se programar para receber o produto.

Logística Reversa

Há também aquela questão: o que fazer se o produto entregue ao seu cliente precisar ser trocado ou devolvido?


A cada entrega, é provável que você torça que esteja tudo certo e isto não seja necessário. Mas, se acontecer, é importante que o seu negócio esteja preparado para oferecer a melhor solução para o seu cliente.


A estratégia para solucionar esse problema pode ser a logística reversa. Em resumo, a logística reversa é o caminho de volta de uma encomenda que chegou até o consumidor, mas precisou retornar para o seu E-Commerce.


Mas para que funcione da maneira correta, como quase tudo no mundo dos negócios, é essencial planejamento. Você vai precisar montar a sua política de trocas, gerenciar suas devoluções e, a partir daí, desenvolver a sua estratégia de logística reversa.

Outra dica para otimizar a operação logística é utilizar a tecnologia no processo.

Utilize a tecnologia para fazer a gestão de frete do seu Ecommerce

O frete é um aliado do seu e-commerce e vamos dizer o porquê

Como você pôde ver acima, a estratégia de frete do seu negócio pode ser decisiva para o seu sucesso. Além de preços e prazos interessantes para os seus clientes, é importante que você ofereça benefícios que o diferenciam da concorrência. Desta maneira, poderá se destacar e conquistar a confiança dos seus clientes.


Mas realizar tudo isso parece complicado, não é mesmo? Realmente! É sim, se você ainda não utiliza a tecnologia. Para isso, temos uma dica: que tal utilizar uma boa tecnologia a partir de uma logística terceirizada?

Pier 8, logística terceirizada 


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

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