Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O assunto logística 4.0 chegou até seus ouvidos? Nós te contamos!

21.7.2019 12:14

Você sabe ou já ouviu falar em Logística 4.0? Ainda não?

Logística 4.0

Para começar, te contamos o que é esse conceito!

Também conhecido como Quarta Revolução Industrial, a Logística 4.0 se popularizou nos últimos anos e tem como propósito inserir a completa automação nas fábricas, através de sistemas ciberfísicos capacitados para realizar autodiagnósticos, auto configuração e auto-otimização. Ou seja, estamos falando de uma nova otimização de processos, estamos falando do novo mundo!

Como meta dos processos, a tecnologia de ponta: I.A (inteligência Artificial), Big Data, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, a fim de realizar uma junção em redes inteligentes incorporadas a cadeia de suprimentos (Supply Chain).

Parece um filme de ficção científica para você? Mas não é! Essa processo não é fantasia! É a realidade de otimização para o sucesso do seu e-commerce.

Pensando nessas cartas na manga, as indústrias se apresentam de modo mais enxuto, sob personalidade e muito mais eficientes, fabricando apenas o que é necessário para ser comercializado de forma rápida.

O grande avanço do ramo de indústrias é latente. Os processos de armazenagem e distribuição dos produtos precisam estar em par com essa evolução e é aí que entra a Logística 4.0. Esta é como uma logística tradicional mais moderna e aprimorada que parte da necessidade do aumento no investimento em tecnologia com o intuito de expandir a fração do mercado que é controlada pelo negócio, o Market Share.

Separamos esse conteúdo para você: O que é Fulfillment? Entenda a Importância da Logística para E-commerce

Quais os benefícios da Logística 4.0?

Os benefícios que essa evolução tecnológica traz para os processos e resultados em qualquer setor do mercado, e na logística não muda. Vamos falar sobre alguns deles:

Análise de dados mais precisa na logística 4.0:

Logística 4.0

Para que a logística se torne mais eficiente, o investimento em tecnologia é fundamental. É nesse sentido que sistemas utilizadores de Machine Learning, ou seja, com capacidade de identificar padrões e evoluir por conta própria, têm enormes insights que automatizam e otimizam os processos.

Maior redução de custos:

A redução de custos operacionais deve ser parte da rotina de seu negócio. A redução de perdas, otimização do transporte e automatização deve ser prioridade em qualquer setor. Por este motivo, a competitividade da empresa aumenta.

Influência no pensamento estratégico:

A estratégia organizacional é o foco da Logística 4.0. Os objetivos estão sempre relacionados a aprimorar e modernizar a gestão, zerar (ou minimizar) excessos e desperdícios, aprimorar o tempo e diminuir os custossem  que isso interfira na qualidade. Para isso, promove-se grande conectividade entre os processos, utilizando softwares que monitoram os fluxos de trabalho com mais precisão e mantém as informações acessíveis e cada vez mais atualizadas.

As perdas no negócio com logística 4.0:

Ninguém gosta de perder mercadorias e isso certamente é um dos principais problemas que os lojistas enfrentam. Para logística 4.0, as avarias e extravios são previstas e, ao passo dos processos, tendem a diminuir. Afinal, essas perdas impactam diretamente no aumento dos custos e contaminam negativamente os resultados da empresa A logística 4.0 facilita o monitoramento de armazenagem e a distribuição.

A experiência e a satisfação do Cliente:

No caso dos e-commerces, por exemplo, a experiência que o usuário possui é fundamental desde a apreensão deste até a chegada do produto na casa do cliente.  A Logística 4.0 aprimora a relação da empresa com o cliente a otimiza sua satisfação.  

Mas se existem desafios, quais são eles?

Para começar, ressaltamos um dos problemas — e talvez o maior deles — é a mudança na cultura organizacional. A ideia é aumentar a integração por meio da conectividade e isso influi na forma como as pessoas envolvidas vão gerir esses processos.  

E não menos importante, pensemos que em modelos tradicionais, as empresas costumam operar com altos níveis de estoque e os centros de distribuição (CDs) não estão bem conectados. O resultado é a incidência de erros e perdas.

Porém, para a Logística 4.0, o grande desafio é eliminar estoques ao mesmo tempo em que se diminui o lead time dos pedidos. Em um país de grande extensão territorial como o Brasil, é de extrema importância sincronizar os processos aos fluxos de trabalho dos fornecedores — por isso,  a necessidade de contemplar toda a cadeia de abastecimento e não apenas as rotinas internas.

Leia mais: Same day delivery vale a pena para seu e-commerce?

Mas não se trata somente desses pontos, outras questões são importantes:

  • Ressaltamos a importância da alta conectividade e integração. Isso diz respeito aos equipamentos,  as pessoas, os processos, as áreas e, também as empresas;
  • Informações também em 4.0, ou seja, precisas, acessíveis e atualizadas em tempo real;
  • Centros de Distribuição (CDs) sob gerenciamento mais moderno e conectado;
  • Maior foco na otimização;
  • Visão geral da cadeia de suprimentos.
Logística 4.0

Também é importante dizer que, num mundo em que cada vez mais as pessoas estão conectadas online, a Logística 4.0 não é mais vista como tendência, mas um processo logístico que já faz parte da rotina das empresas. O avanço dos e-commerces tem aumentado também a concorrência entre os lojistas. Utilizar uma ferramenta, com tamanho valor e poder, pode ser decisivo! Diferenciais competitivos são criados e o aumento do mercado é certeiro.

A Pier8 é referência em processos logísticos e quem melhor do que saber de quem entende?

Transforme suas operações sob o investimento em pessoas, processos e tecnologia.

Quer saber mais? Entre em contato conosco ainda hoje e saiba mais!

Até mais! 🙂

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert