Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Nós te contamos o segredo para otimizar a operação logística!

22.7.2019 12:46
otimizar a operação logística, otimizar logística

A logística é parte fundamental na construção da trajetória de sucesso das empresas, mas também pode ser responsável pelo fracasso das mesmas, devido aos altos custos dos processos logísticos e de tomada de decisão que envolvem esses processos sem o devido planejamento.

A boa administração das operações logísticas pode fazer com que seus lucros aumentem. A receita é simples: menos desperdício e mais eficiência na operação resulta em menos gastos e aumento da vantagem competitiva da empresa.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar como é possível otimizar a operação logística de sua empresa com dicas incríveis do Pier8.

Vamos lá, acompanhe!

Como é possível otimizar a operação logística?

Uma boa gestão de operações logísticas é capaz de reduzir despesas, cumprir prazos, ter maior controle e organização sobre os processos e, principalmente, garante a satisfação de clientes.

O responsável pela gestão logística precisa liderar a equipe, garantir o andamento do supply chain, trabalhar na construção de estratégias de transporte e armazenamento e muito mais.

Por conta de ser encubido de atividades tão importantes e triviais para o andamento das operações da empresa, o setor de logística é visto como um dos principais pilares das organizações.

A cadeia de suprimentos ou supply chain é um sistema de empresas, pessoas, atividades, informações e recursos empregados no transporte de produtos ou serviços de fornecedores a clientes.

Já a cadeia de distribuição corresponde a processos de planejamento de distribuição logística, com a finalidade de endereçar estoques de maneira adequada pelos diversos canais de distribuição, como: da indústria para o vendedor; da indústria para centros de distribuição; do centro de distribuição para o lojista e mais.

Ou seja, a cadeia de distribuição visa o sucesso na movimentação da cadeia de suprimentos, de maneira a garantir todos os seus processos.

Otimizar a operação logística é otimizar tanto a cadeia de suprimentos quanto a de distribuição, como mostraremos a seguir.

Dicas para Otimizar a Operação Logística

Reunimos aqui uma série de passos importantes para otimizar a operação logística. Seguir essas dicas pode gerar grande economia para você e seu negócio.

Acompanhe!

Dica #1: Tenha Controle Sobre Os Processos Logísticos

Na era da informação em que vivemos, é fundamental que se trabalhe com dados para tomar decisões. Automatizando a operação logística você garante a integração organizacional em todas as esferas e ainda consegue monitorar cada step da cadeia logística, mapeando todos os processos.

Além disso, é possível manter um histórico para acompanhar comparar a eficiência e evitar que possíveis erros voltem a incidir sobre sua operação.

Dica #2: Acompanhe as Principais Tendências do Mercado

Você sabia que é possível reduzir custos com armazenamento de produtos e transporte a partir da terceirização logística?

Empresas como o Pier8 oferecem galpões estrategicamente localizados próximo às principais vias de acesso, o que faz os custos com transporte caírem muito.

Também é possível terceirizar os processos de separação e embalo dos produtos, ou seja, seus processos ganham muito mais dinamicidade e você e sua equipe deixam os processos logísticos nas mãos de especialistas.

Todos os processos são rastreáveis através de softwares, o que garante muito mais segurança a você.

Conheça as soluções do Pier8 para garantir sua eficiência logística!

Dica #3: Faça integrações!

Essa dica é trivial para ter uma estratégia logística eficiente. Veja, não basta reunir informações, rastrear e mapear processos e erros.

É preciso tornar essas informações acessíveis para suas equipes internas e integrar o software de gestão logística aos demais sistemas utilizados pela empresa, como os ERPs e MRPs.

Com a automação logística você consegue facilmente tornar as informações sobre as etapas da cadeia de logística acessíveis a sua equipe.

Dica #4: Otimizar Operação Logística = Investir em Marketing

Manter um bom relacionamento com fornecedores é parte muito importante do processo logístico de sua empresa, ainda que aconteça anteriormente ao início de suas atividades comerciais.

Negociando bons prazos de entrega e quantidades econômicas de pedidos com fornecedores, você economiza e consegue atender à demanda com mais qualidade.

Atendendo a seus clientes de maneira mais rápida, você está muito mais próximo da fidelização, parte importante da construção de um negócio de sucesso.

Para que este step dê certo, é importante ter um bom espaço de armazenagem para seu estoque, por isso, valorize e bote em prática a dica #2 deste conteúdo.

Produtos estrategicamente posicionados proporcionam um frete mais baixo ao consumidor e também um despacho para transporte mais rápido. O resultado disso é um consumidor mais feliz com suas compras.

O mesmo vale se você é um intermediário logístico: localização estratégica é uma das chaves do sucesso!

Dica #5: Tenha qualidade na gestão de estoque

Como mencionamos na dica #4, é possível conseguir preços mais baixos negociando com fornecedores.

Fazer a gestão de estoque com qualidade permite a previsão de demanda, ou seja, quanto se espera vender em determinados momentos a partir da observação do padrão de consumo dos últimos períodos.

Para tal, é preciso ter colhido informações suficientes para estimar as vendas e com isso, conseguir chegar à quantidade de itens por pedido ideal para garantir o desconto com os fornecedores.

Além disso, tenha certeza de que tem onde armazenar seu estoque com qualidade, segurança de maneira a garantir sua eficiência logística.

otimizar a operação logística, otimizar logística

Otimizar a Operação Logística: A importância de uma equipe voltada a melhoria contínua

Seguindo as dicas que reunimos neste conteúdo você certamente conseguirá obter melhores resultados com sua operação logística.

O Pier8 é a melhor solução para seus problemas com armazenagem e distribuição de produtos, então, boa parte das questões podem ser resolvidas a partir de uma conversa com um de nossos especialistas.

Agora, um outro ponto é: como voltar sua equipe para entender a importância de melhorar continuamente seus processos de logística internos e externos.

Neste caso não há segredo ou fórmula mágica.

É importante abordar todos esses pontos em reuniões de alinhamento com a equipe e fazê-los entender a importância de cobrar prazos de fornecedores e terceiros, garantir um bom atendimento para resolver os problemas de clientes em casos de trocas e devoluções (não se esqueça da importância da eficiência logística para o marketing de sua empresa) e, é claro, manter as informações e fluxos atualizados para que não haja perda de informações sobre os processos.

Com uma equipe voltada a melhoria contínua e seguindo as dicas que reunimos neste conteúdo, tenho certeza que você vai conseguir resultados muito melhores e otimizar a operação logística vai se tornar uma realidade para sua companhia!

Espero que tenha gostado deste conteúdo. Não se esqueça de falar com o Pier8 para descobrir os pontos fracos na logística de seus negócios e passar a ter mais eficiência agora mesmo!

Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert