Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Motivos para você começar a usar um Gateway de Fretes

29.7.2019 16:16

Em algum momento você já ouviu falar sobre gateway de fretes? Essa é mais uma ferramenta incrivelmente útil que chegou ao mercado brasileiro com a função de fazer a ponte entre lojas virtuais, plataformas e transportadoras que operam no e-commerce. Funciona basicamente como um gateway de pagamento, que também é uma ferramenta que se integra às lojas virtuais, plataformas e marketplaces.

gateway de fretes

Ao utilizar o gateway de fretes o empreendedor digital pode oferecer um leque maior de opções para transporte de cargas, incluindo os Correios, para poder encaminhar as mercadorias, aumentando assim a conversão de vendas da loja.

Dentro do e-commerce, o consumidor pode selecionar os produtos que deseja comprar e adicionar ao carrinho. Assim que ele preenche o campo de CEP, os dados vão para o sistema do gateway, que retorna automaticamente as opções que o lojista cadastrou e deseja oferecer. Isso possibilita que o cliente escolha a melhor oferta, seja por melhor preço, menor prazo, ou optar por uma transportadora de sua preferência.

Com o gateway de fretes é possível criar campanhas inteligentes de frete, estruturar as políticas de frete grátis do e-commerce e obter relatórios sobre perda de vendas por conta do frete. Outra fator importante para o lojista é não ter que esquentar a cabeça com a implementação e atualização das tabelas de frete, que na maioria da vezes apresentam uma complexidade maior devido aos diferentes preços, prazos e praças.

Benefícios do gateway de fretes

A seguir apontaremos os benefícios de implantar um gateway de fretes no seu e-commerce.

Atualização das tabelas de forma eficiente

Não é nada fácil para atualizar e implementar as tabelas de frete manualmente. Além do mais, é necessário muita atenção para administrar diferentes informações complexas, desde preços até praças e prazos. Com o gateway de fretes, esse processo se torna simples e eficaz, uma vez que não existe conflito entre as informações da tabela e o preço das transportadoras.

Criação de campanhas inteligentes

Outro ponto relevante que a  tecnologia favorece é a possibilidade de criar diversas estratégias para as suas campanhas. Sendo assim, é possível estabelecer as condições de frete grátis, se for se tratar de uma oferta específica, ou oferecer descontos para os seus produtos.

Você também pode criar promoções de frete grátis em períodos sazonais ou então, oferecer o mesmo benefício se o consumidor adquirir um valor mínimo na compra, evitando prejuízos em compras de menor preço.

Melhora na gestão em todos os canais de venda

Se a intenção é elevar a produtividade em diferentes setores, nada melhor do ir em busca de ferramentas capazes de integrar funcionalidades entre si. Com o gateway de fretes esse processo fica mais fácil. Com essa ferramenta é possível integrar a plataforma de fretes com marketplaces e ERP’s, por exemplo.

Frete mais adequado

É muito comum ainda encontrar varejistas de e-commerce que utilizam tabelas fixas de frete, porém não é o mais recomendado. Como valores são relativos, à qualquer momento pode ocorrer mudanças que podem impactar significativamente os resultados. Fazer esse serviço manualmente se torna desgastante e, qualquer erro pode gerar divergências entre o preço cobrado do cliente e o custo gerado pela transportadora.

Para conseguir realizar um cálculo mais assertivo, a loja virtual pode contar com a integração de um gateway de fretes. Quando o software é utilizado, a empresa passa a automatizar o processo. Os preços até podem ser alterados pelas transportadoras, mas os consumidores serão informados de quanto precisarão pagar pelo frete automaticamente.

Maior tranquilidade

gateway de fretes

Todos os benefícios descritos acima possibilitam ao lojista uma praticidade ao oferecer os melhores fretes para os seus clientes. Quando delegamos as tarefas para uma ferramenta automatizada, torna-se mais fácil administrar o tempo para focar em outras estratégias para negócio.

É válido ressaltar que tudo só é possível devido ao suporte da equipe. Por isso tenha muito cuidado para contratar uma boa empresa especializada em gateway de fretes, pois se surgirem dúvidas ou algum problema, poderá rapidamente consultar profissionais que entendem do assunto.

Infelizmente muitas empresas não têm investido na estratégia por acharem que é apenas mais um custo. Mas se formos observar, seja por causa do frete caro, ou pela falta de opções de envio, o consumidor pode acabar desistindo de concluir uma compra, e isso não é bom para os negócios.

No final das contas, a empresa vai precisar buscar soluções como a integração com gateway de fretes para o seu e-commerce. Essa ferramenta não só torna os valores mais acessíveis para os usuários, como também passa a contar com recursos como a automação em processos repetitivos, e ajudam a otimizar suas estratégias para criação de campanhas.

Não tem como deixar de lado uma ferramenta tão útil, você tem todos os motivos para começar a utilizar os serviços de gateway de fretes.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert