Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Minhas vendas aumentaram e agora? Você precisa de Gestão de Logística!

22.7.2019 12:46
gestão logistica, logistica para e-commerce

Um dos maiores desafios para quem vende na internet é conseguir crescer em acessos e converter usuários em compradores.

Isso se dá apenas quando se constrói uma boa reputação, oferecendo preços baixos e atendimento de qualidade, ou seja, pode levar um tempo tempo até começar a vender de fato.

Muitos lojistas de e-commerce mantém seus estoques em casa ou em um pequeno escritório, o que pode se tornar um grande problema quando as vendas aumentam.

Muitos tampouco cogitaram que suas lojas virtuais pudessem alcançar tanto sucesso e com isso, não conseguiram fazer o planejamento correto para atender a todos os pedidos.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como conseguir atender a todos os pedidos em sua loja virtual a partir de dicas incríveis de como empregar a Gestão Logística em seus processos!

Com isso, certamente, sua loja virtual nunca mais será a mesma.

Vamos lá!

E-Commerce e Gestão Logística: Um paralelo importante

É crescente a importância do comércio eletrônico no Brasil. Isso acontece porque, além da tendência mundial de crescimento de negócios digitais e uso da tecnologia, há uma crescente busca por segurança e comodidade.

Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no ano de 2019, a arrecadação com e-commerce no Brasil deve chegar a 80 bilhões de reais. O mesmo estudo indica que o número de lojas virtuais deve chegar 87 mil até o fim do ano, abrindo um imenso leque de opções para compradores.

É preciso atentar-se para tirar vantagem nesse processo de crescimento incessante dos negócios digitais, pois, com uma quantidade tão grande de lojas oferecendo produtos online, como garantir que seus bons resultados se perpetuem?

É aí que entra a importância da gestão logística para o sucesso de seus negócios!

Veja, fazendo uma boa gestão logística é possível oferecer preços menores por seus produtos, além de proporcionar uma melhor experiência de compra, com fretes menores e entregas mais rápidas.

Como chegar a esse ponto?

Fique atento a nossas dicas e atenda a todos os seus pedidos com qualidade e excelência no atendimento!

O que é Gestão Logística?

Gestão logística é a administração de fluxos logísticos de uma companhia, envolvendo atividades de compra de produtos e materiais, armazenagem e distribuição de produtos.

Se feita de maneira correta e com cuidado, a gestão logística pode trazer resultados excelentes à empresa, em termos de eficiência e economia.

A ideia é trabalhar por uma gestão da cadeia logística que seja enxuta, ou seja, evitando desperdícios, aumentando a capacidade produtiva e conseguindo resultados mais rapidamente.

A gestão logística é parte importante da estratégia de qualquer empresa que vise crescer, porém, é muitas vezes deixada de lado por quem empreende na internet, o que é uma grande bobagem visto que, para quem tem capacidade de atender a pedidos online, o céu o limite.

Veja como empregar a gestão logística para atender a todos os seus pedidos agora que seu e-commerce vende mais!

Gestão Logística para E-Commerce: Dicas Importantes

Para conseguir atender a todos os seus pedidos, é preciso investir em inteligência logística.

Para começar, você precisa traçar uma estratégia para seu e-commerce que considere um aumento no número de pedidos a curto e médio prazo, não somente em anos.... por que? Porque o dinamismo da internet não te permite trabalhar apenas com uma opção.

Por isso, aí vão dicas para que você se planeje para crescer e atender a todos os pedidos de seu e-commerce sem dor de cabeça!

gestão logistica, logistica para e-commerce

Dica #1: Selecione bons fornecedores

Para conseguir atender à crescente procura por seus produtos, pergunte-se: meus fornecedores cumprem com os prazos que prometem? Estão me oferecendo bons descontos à medida que faço compras de lotes maiores e com maior frequência?

Se a resposta para essas perguntas for “não”, a dica é procurar por novos fornecedores!

O sucesso de sua gestão logística depende do cumprimento de prazos e da oferta de preços mais competitivos a partir de otimizações na cadeia logística.

Não deixe que os fornecedores se tornem um problema, e sim, que joguem a favor do sucesso da sua loja virtual.

Dica #2: Armazenagem em locais estratégicos

Bem, se seu e-commerce cresceu e já não é mais possível deixar seus produtos naquele quartinho abandonado em casa ou num cantinho do escritório, é hora de pensar estrategicamente para acertar na escolha do local de armazenagem de seus produtos.

Escolhendo o local correto para armazenagem, é possível aumentar sua vantagem competitiva no mercado, com o oferecimento de produtos com valor menor e entrega mais rápida.

No caso de um e-commerce que já cresceu, essa dica é ainda mais importante: armazenagem em pontos estratégicos da cidade garantem que seus produtos chegarão mais rapidamente às casas dos clientes.

O galpão de armazenagem do Pier8 está localizado no coração da cidade de São Paulo, no bairro da Lapa, com fácil acesso às principais rodovias do país. Conheça as soluções de armazenagem do Pier8 e garanta o atendimento de suas vendas!

Dica #3: Controle de Estoque e Previsão de Demanda

Para atender a todos os seus pedidos, é preciso garantir que há itens suficientes no estoque para não atrasar entregas e gerar uma péssima experiência de compra para seus clientes.

O uso da tecnologia e a terceirização logística permitem que você tenha maior controle sobre seu estoque, sabendo exatamente quando pedir uma nova remessa de itens para seu estoque.

A coleta de informações via softwares possibilitam a identificação de um padrão de consumo, com o qual se calcula a previsão de demanda.

A previsão de demanda deve ser usada para realizar os pedidos com fornecedores, sendo de extrema importância para que não haja desperdício de produtos e aumento nos custos de estocagem.

Sabendo exatamente o que se tem e tendo uma estimativa do tempo que se leva até a conclusão das vendas, fica mais fácil de administrar os estoques, não acha?

O Pier8 tem a solução perfeita para o controle de estoque e vendas. Conheça a solução In-House!

Dica #4: Terceirize o Processo de Picking and Packing

À medida que seu e-commerce cresce, cresce também a complexidade de suas operações.

O processo de picking consiste na separação de produtos para expedição. Num e-commerce pequeno, o próprio lojista pode realizar a atividade, contudo, à medida que se vende mais, a tarefa passa a tomar muito tempo e demandar muita mão de obra e é claro, muito tempo.

Já o processo de packing consiste em embalar o produto e prepará-lo para o transporte, com a escolha da embalagem ideal para evitar a devolução do produto caso seja danificado no transporte até a casa do cliente.

Obviamente, ambos os processos podem se tornar críticos para um e-commerce com grande quantidade de vendas.

O ideal para um grande e-commerce é deixar essas tarefas com especialistas como o Pier8!

Assim, você poupa tempo de seus colaboradores e consegue acompanhar cada uma das etapas via sistema, ou seja, você foca em vender e o Pier8 faz todo o resto.

Dica #5: Rastreie os produtos enviados

Bem, agora que você já sabe como lidar com armazenagem e separação de produtos para transporte, é importante reforçar um ponto da cadeia de logística do e-commerce.

Independentemente da transportadora que você escolheu, é preciso rastrear os produtos e garantir que chegarão no tempo estimado até a casa do cliente.

Se fosse identificou qualquer gargalo no tempo até a chegada do produto, entre em contato com a transportadora para saber o motivo e imediatamente contate o cliente.

A gestão logística envolve também o atendimento ao cliente, sendo de extrema importância passar um posicionamento caso qualquer etapa do processo saia do controle. Caso contrário, você está jogando contra a fidelização.

Parece complexo, não é? Mas é para isso que o Pier8 oferece soluções em fullfilment!

Percebeu? Independente da complexidade da sua operação, o Pier8 é perfeito para você!

Fale com um de nossos especialistas e ajude o seu e-commerce a crescer ainda mais.

Fique de olho em nosso blog e acompanhe nossas postagens!

Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert