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18
01
2021

Metas de Logística Reversa para estratégias inteligentes

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logistica reversa
logística

Logística reversa é muito mais conhecida hoje, pois trata-se do procedimento que fornece a possibilidade para o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de modo que o fabricante possibilite um descarte correto.

Atualmente, o conceito está mais presente, sendo mais atual, do que o de logística. A logística reversa se encontra com a crescente preocupação de pessoas e empresas em relação à consciência e sustentabilidade ambiental.

Se por um lado a logística por si só possibilita que produtos e mercadorias sejam enviados aos consumidores, em qualquer parte do mundo, por outro, a logística reversa é o cuidado com os resíduos pós-consumo. Além do cuidado com o consumidor moderno em necessidades de pós-compra. 

Todos sabemos que essa é uma realidade: existem produtos que são prejudiciais à natureza, eles impactam, principalmente, a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Dessa forma, compreender e implementar uma política de logística reversa é estar preocupado em estabelecer uma imagem positiva para sua marca, assim como um compromisso ambiental

Principais metas de logística reversa para estratégias inteligentes

O conceito de logística reversa surgiu a partir de uma publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305 , em agosto de 2010, ali ficou firmado um acordo do setor logístico. Nele, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passam a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida do produto, assim busca-se uma redução dos resíduos e de seus impactos à saúde humana. 

Surge então o conceito de Logística Reversa através de projetos públicos e privados, que promovem ações para conscientização em relação à coleta ou descarte de rejeitos.

Como é possível identificar, a logística reversa tem uma relação direta com a sustentabilidade, afinal, se tratando do meio ambiente, este é um meio para resolver problemáticas que estão na ordem do dia. Entretanto, vale considerar aqui, que não é apenas a sustentabilidade ambiental que percebe o impacto com a logística reversa.

Outros conceitos de sustentabilidade, identificados como mais amplos, como reaproveitamento de materiais, associados a ideias de economia coletiva (economia solidária), por exemplo, também são reforçados com ações de logística reversa

Vamos supor: um produto que sai da indústria de uma maneira, pode retornar a mesma, se transformar e resultar em um novo produto. A logística reversa também é responsável por isso. 

Objetivos (metas) de logística reversa

A principal meta da logística reversa, de maneira direta, é reduzir o impacto do lixo. Dessa forma, direciona que empresas, governo e pessoas físicas tenham a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto, a fim de conscientizar acerca do seu papel e seu compromisso em relação ao meio ambiente

A logística reversa tem o grande potencial de fazer com que diversos setores possam cumprir uma importante função social e ambiental, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Assim, tem-se um impacto de grande importância na preservação do meio ambiente e redução dos prejuízos à saúde do ser humano. Além disso, a logística reversa traz outros benefícios para qualquer negócio, de diversos setores, se colocando como estratégia eficaz para empresas de todos os segmentos.

Tende a reduzir custos

A logística reversa e redução de custos tem profunda ligação, o que diferencia ambos conceitos é a maneira como você vai trabalhar com eles! 

Na prática, se você estabelecer uma política de logística reversa, cujo objetivo é o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, seu custo de operação logística pode ser bastante reduzido. Além disso, é possível reduzir custos melhorando o processo de produção, que é o processo item neste artigo.

Impactos positivos no processo produtivo

Fato é que, nem sempre a logística reversa é aplicada pós-consumo. Por exemplo, você pode ter uma política de logística reversa para recolher produtos com defeitos. Um dos objetivos dessa ação é acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou, até mesmo, erros na gestão de estoque ou de transporte, você poderá identificar oportunidades importantes, melhorando seus processos.

Imagem corporativa e relacionamento

Toda empresa, ou indústria, que aposta em políticas de logística reversa (de pós-consumo, ou outros critérios), tende a causar uma boa imagem para o consumidor moderno, sendo mais querida pelos consumidores. 

Afinal, estará apresentando a consciência ambiental, a flexibilidade em compreender e se adaptar a novas necessidades, além disso, é capaz de reforçar conceitos positivos que estão sendo cada vez mais exigidos pelos clientes, sendo eles: responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa.

Mais vantagens competitivas

Todas as transformações advindas da crise econômica, mudanças de comportamento do consumidor e afins, tornaram o mercado mais competitivo. Com isso, a logística reversa pode ser um diferencial e resultar em benefícios importantes para que você consiga sair à frente da concorrência, e assim, aumentar também o valor da sua marca.

Indústrias que são obrigadas a implantar a logística reversa

Todas as empresas, de qualquer setor, podem implantar a logística reversa, entretanto, aquelas que lidam com materiais perigosos têm uma obrigação legal.

A lei que falamos lá em cima, na introdução, que foi estabelecida em 2010, envolve um acordo setorial que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos, esses têm obrigação (por lei) a aderirem à logística reversa. São setores que trabalham com os seguintes itens:

  • Agrotóxicos;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Todos os produtos citados acima podem causar danos à saúde do homem e ao meio ambiente, assim como o lixo eletrônico, que deve ser descartado de forma correta. Logo, empresas relacionadas a esse setor também têm um compromisso em implementar uma logística reversa.

Logística Reversa: aplicação de estratégias inteligentes

Logística reversa pré-consumo

Logística reversa aplicada ao pré-consumo está relacionada a defeitos de fabricação ou uso. Além disso, pode ser o caso de:

Avarias na embalagem ou no produto: em resumo, erros na emissão do pedido. Por exemplo: errar a quantidade ou o modelo solicitado;

Mercadorias em consignação: nesse caso, para teste antes da compra;

Término do prazo de validade antes do consumo: aqui, em caso de demora na entrega ao cliente final é um exemplo. 

Logística reversa no pós-consumo

Nosso conteúdo foi mais em torno desse tipo de logística reversa, e você está super dentro. Dessa forma, a logística reversa pós-consumo, como é sugerido pelo próprio nome, é mais vinculada às questões ambientais, isso porque soluciona o problema encontrado por todos os clientes: o descarte de materiais que envolvem o ciclo de compra. Por exemplo, quando um produto não é mais útil ou possível de ser utilizado, certamente ele precisa ser descartado. Porém, muitos produtos podem emitir substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde do homem, assim, a logística reversa pode dar um fim, incentivando os consumidores, a tomar decisões conscientes.

Gostou do conteúdo? Escreva nos comentários sobre qual assunto você quer ler! 

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