Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
28
07
2020

Marketplace: o que é e como começar

loja virtual
e-commerce
logística

Existem muitas possibilidades de vendas online, entre tantas, o marketplace tem ganhado destaque como uma excelente forma de ampliar as possibilidades e conquistar novos clientes.

Porém, apesar de estar bastante relacionado ao comércio eletrônico, o marketplace disponibiliza inúmeras possibilidades a diferentes modelos de negócio

São muitas as vantagens do marketplace, um de grande destaque é o menor custo de operação, além assistência especializada para aqueles que ainda estão começando no segmento de e-commerce

Acompanhe este conteúdo e saiba o que é marketplace e suas vantagens! 

Afinal, o que é Marketplace? 

Marketplace: o que é e como começar

Marketplace trata-se de um site voltado exclusivamente ao comércio eletrônico, ou seja, carrega a função de vender produtos de diferentes lojas. Ou seja, em um único grande endereço, você vai encontrar inúmeras opções de itens, produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. O marketplace funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que diversos vários lojistas.

Pensando paralelamente ao comércio offline, o marketplace atua como um grande shopping center, ou seja, quando se entra em um centro comercial, você pode encontrar inúmeros produtos sendo vendidos por outras lojas. Há casos em que as lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, com preços e condições diferentes, e assim aumenta-se a possibilidade de se manter competitivo ao público do negócio. 

Nesse sentido, marketplace  é como um site de vendas colaborativo. Em um único lugar, concentrado numa única plataforma, várias lojas – ou pessoas – podem expor os seus produtos e serviços.

Como o Marketplace funciona?

Primeiro de tudo, para vender no marketplace é importante que o lojista se cadastre na plataforma.  Devido ao fato de ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em condições de pagamento e entrega do produto.

Por ser comum comportar empresas de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, sendo capaz de oferecer uma maior segurança para ambas partes. 

Desta maneira, ao contrário do e-commerce, que tem como foco a venda do produto, o marketplace está baseado na intermediação das vendas. Apesar dos marketplaces oferecerem praticidades, gerenciar um negócio envolve muito processo de gestão interna, ou seja, manter os processos organizados é crucial para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. 


Diante destas questões apontadas acima, alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso nas vendas:

  • Tenha cuidado com a logística e preste atenção nos prazos de entrega. A logística é um fator central, totalmente determinante, para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, respeitando os prazos de entrega, por exemplo, você evita sofrer punições ou uma má reputação.
  • Total atenção no gerenciamento das finanças do negócio. Apesar do marketplace trazer inúmeras funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, não significa que você não precisa ter um pouco de atenção. Mantenha o ritmo do seu negócio a todo vapor para seus resultados se maximizarem. 
  • Preste atenção na taxa de comissionamento. Tenha conhecimento sobre qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, assim você irá conseguir ter controle sobre a precificação de seus produtos. 


O empreendedor jamais deve se livrar da utilização de um sistema de gestão pensado exclusivamente para de e-commerce e com sistema financeiro integrado às vendas e a entrega. 

Por que terceirizar logística com a Pier 8

Marketplace: o que é e como começar

Os sistemas de gestão auxiliam nos processos de gerenciamento do negócios. Fluxo de caixa, estoque, emissão de notas fiscais, controle logístico, entre outros processos.

A partir do momento em que o produto é cadastrado no estoque, qualquer movimentação dada a ele passa a ser acompanhada pelo sistema, facilitando muito o trabalho gerencial da empresa.

Entretanto, o grande diferencial é trabalhar com um sistema de gestão que dispõe de integração com marketplaces, com o objetivo de alavancar as vendas do seu negócio e garantir boa reputação de seu e-commerce. Nesse caso, o produto passa a ter maior visibilidade e o processo de venda se torna simples, integrado ao sistema que já organiza a sua loja e aos marketplaces, que são os grandes shoppings virtuais.

É tão importante quanto que esse sistema de gestão seja online e flexível, de modo que permita acessar as informações, independentemente de horário, dispositivo e lugar.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?