Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Lojas virtuais: 40% do custo logístico ainda é manuseio e armazenagem

21.7.2019 12:14

A ABCOmm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – divulgou nessa semana a pesquisa Logística no e-commerce 2015. Não é surpresa que o frete ainda responda pela maior parte dos custos no segmento, consumindo 62,6% do valor gasto em logística. Mas ele não é o vilão.

De suma importância para os negócios, é indiscutível que mereça a maior fatia do montante. Já os custos de manuseio e armazenagem apresentam uma maior margem para revisão ou redução de valores e seguem ocupando posição de destaque nesta linha do orçamento, com 37,4%.

Leia também: Fulfillment: essa prática vai te ajudar a ter um e-commerce de sucesso!

"Armazenagem própria nem sempre é a operação mais econômica"

Embora o número tenha diminuído em relação aos resultados de 2013, quando representavam 42% dos custos logísticos, ainda há espaço para redução de despesas nestes itens.

Importância do custo logístico com manuseio e armazenagem

A pesquisa também revelou que 89% dos lojistas virtuais opta por armazenagem própria, mas conduzir internamente essa operação pode não ser a opção mais econômica. O que o empreendedor deve levar em consideração é que, além do custo operacional, muitas vezes ele acaba investindo o seu tempo para preparar e despachar os produtos, e coloca em risco a evolução da própria loja.

custo logístico ainda é manuseio e armazenagem

Contar com um operador logístico especializado em e-commerce, que oferece soluções flexíveis de armazenagem e manuseio, é um investimento que pode se pagar em curto ou médio prazo, uma vez que o empresário pode dedicar o tempo economizado para ações estratégicas de crescimento.  

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert