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Logísticas do dia-a-dia: como usar as KPIs no e-commerce

29.7.2019 16:16

Nós não temos dúvidas, o desempenho deve ser o fundamento principal para as decisões de um negócio. É para isso que os KPIs servem: para promover ações.

Como usar KPI no e-commerce, KPIs no e-commerce

Se você tem um e-commerce ou acabou de abrir uma loja online esse indicador é fundamental na sua logística do dia-a-dia. 

KPIs no e-commerce: mas o que são eles?

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs - do inglês - Key Performance Indicators) são os marcos para o sucesso de um varejo online. Saber monitorá-los  vai ajudar os empreendedores do e-commerce a identificarem os avanços em relação ao marketing, às metas de vendas e o atendimento ao cliente.

Escolhidos de acordo com os objetivos e perfis do consumidor, os KPIs devem estar alinhados ao seu negócio. Alguns KPIs fomentam algumas metas, mas podem ser totalmente irrelevantes para outras. Como os KPIs destoam pensando na base da meta avaliada, é possível levar em consideração um conjunto de indicadores de desempenho comuns para o e-commerce.

KPIs no e-commerce: como funcionam?

Vamos propor essa questão: alguns varejistas online podem ter a meta de aumentar em 50% o tráfego no site de sua loja no próximo ano. Um indicador de desempenho é uma medida quantificável ou ponto de dados usado para medir esse desempenho do negócio em relação a alguma meta.

Para essa meta, um indicador de desempenho pode variar bastante: pode ser o número de visitantes exclusivos que o site recebe por dia ou quais fontes de tráfego enviam visitantes para a loja. 

Mas tome cuidado, grande parte das metas abarcam muitos indicadores de desempenho, não raro fazendo com que as pessoas limitem tudo à apenas dois ou três pontos de dados impactantes: os indicadores-chave de desempenho. Isso não pode resumir a gestão do seu negócio

Precisamos lembrar aqui que a chave do sucesso resulta em boas escolhas que vão desde o recebimento ou produção do produto, sua armazenagem e até a entrega.  Os KPIs são aquelas medidas que mostram de forma mais precisa e sucinta se um negócio está progredindo ou não em direção a sua meta. Ele é uma das etapas! Saiba como fazer essa fase um pilar que funcionará em conjunto com todas as outras medidas de automação e otimização do seu e-commerce

Os KPIs no e-commerce são importantes?

Como já dissemos, os KPIs no e-commerce são tão importantes quanto qualquer outra estratégia ou meta. Sem eles fica difícil mensurar o avanço ao longo do tempo. Você pode  acabar tomando decisões somente via instinto, em preferências pessoais, crenças ou outras hipóteses sem fundamento. Os KPIs garantem mais informações sobre o seu e-commerce e os consumidores, para que você tome decisões estratégicas.

Os KPIs não trabalham sozinhos. Seu verdadeiro valor está nos insights práticos que você tem ao analisar os dados que eles lhe mostram. Eles te ajudam a pensar em estratégias com mais precisão para gerar mais vendas online, além de entender como e onde podem haver problemas em seu negócio.

Como usar KPIs no e-commerce

Os KPIs são variados. Esses indicadores de desempenho podem ser tanto qualitativos, quanto quantitativos, podem prever o futuro ou revelar o passado. Mas não como mágica!  Os KPIs também relacionam várias operações de negócios. 

Seguem os tipos principais de KPIs no e-commerce:

  1. Vendas;
  2. Marketing;
  3. Atendimento ao cliente;
  4. Produção;
  5. Gerenciamento de projetos. 

Como criar KPIs no e-commerce?

Antes de mais nada, você precisa definir com clareza as suas metas e entender quais áreas e nichos que o seu negócio afeta em relação a essas metas. Não se esqueça que os KPIs no e-commerce podem e devem ser diferentes para cada uma das suas metas, não importa se elas pensadas para aumentar as vendas, tornar o marketing mais simples, melhorar o atendimento ao cliente ou otimizar a operação em logística

Acabou de abrir uma loja online, por exemplo? Essa medida é fundamental dessa etapa de formação da consolidação e sucesso do seu negócio. Por isso, pensamos aqui, algumas maneiras práticas para aplicar os KPIs no e-commerce.

Você quer aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre

Quais os KPIs no e-commerce recomendados?

  1. Vendas diárias;
  2. Taxa de conversão;
  3. Tráfego do site.

Você pretende aumentar a taxa de conversão em 2% no próximo ano

Quais os KPIs no e-commerce recomendados?

  1. Taxa de conversão;
  2. Taxa de abandono de carrinho;
  3. Precificação competitiva.

Depois de definir as metas e selecionar os KPIs, monitorar esses indicadores deve se tornar parte da logística do dia-a-dia. Mas o mais importante é não esquecer que o desempenho deve fundamentar as decisões de um negócio e você precisa usar os KPIs para promover ações. Dessa ampla variedade  de indicadores de desempenho, os valores são diretamente associados à meta mensurada, lembre disso sempre!  

KPIs no e-commerce: conclusão

Como usar KPI no e-commerce, KPIs no e-commerce

Ter uma loja virtual abre a possibilidade de metrificar tudo. Mas, muito mais do que gerar dados, é essencial analisá-los de maneira inteligente e, assim, tomar decisões eficazes, economizando tempo e dinheiro.

Neste conteúdo você conheceu algumas maneiras de acompanhar o desempenho da sua loja virtual. Não se esqueça de escolher o KPI certo para seu negócio e alinhado com seu objetivo.

Gostou das dicas? Ainda quer mais sobre as melhores tendências do mercado? Então acompanhe o nosso blog. 

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Até mais! :)

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