Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
06
09
2020

Logística Reversa para empresas responsáveis com o Meio Ambiente

logistica reversa
logística
logística para e-commerce

O mundo e a sociedade estão sempre em transformação, essa questão faz com que empresas tenham que, de tempos em tempos, se adaptar a diferentes realidades e se manter conectadas com novas demandas. Isso está acontecendo neste momento na logística, sobretudo quando o assunto é meio ambiente

A logística reversa é uma forma das empresas conseguirem o retorno de produtos perigosos para que possam ser destinados de maneira segura ou inseridos em novos ciclos produtivos, afastando assim os danos ambientais que esses resíduos possam causar.

Apenas a partir da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o manejo de resíduos perigosos, que as empresas foram obrigadas a serem responsáveis pela logística reversa. Ou seja, terem a responsabilidade compartilhada sobre o manejo e retorno de resíduos perigosos.

Neste conteúdo, saiba como a logística reversa tem sido a escolha de empresas responsáveis com o meio ambiente.  

Como funciona a Logística Reversa para empresas responsáveis com o Meio Ambiente 

Logística Reversa para empresas responsáveis com o Meio Ambiente

Logística reversa trata-se do processo de gerenciamento dos produtos perigosos após o fim do seu ciclo de vida. O objetivo central é neutralizar seu impacto ambiental. É comum que este processo seja feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.

No Brasil, a prática da logística reversa ainda não é obrigatória para todas as empresas. Entretanto, algumas organizações têm como obrigação implementar o sistema para seus produtos, sobretudo os que causam significativo impacto ambiental.

A logística reversa deve ser cumprida para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Para cumprir a lei, são realizados acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

Segundo a lei 12.305/2010, a logística reversa de resíduos perigosos é obrigatória para empresas que trabalham com:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

Além de:

  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pneus;
  • produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

Logística Reversa e Redução de Danos ambientais 

Logística Reversa para empresas responsáveis com o Meio Ambiente

Como já dissemos acima, a logística reversa é uma ferramenta que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial. Esses resíduos são reaproveitados em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou são enviados para outra destinação final ambientalmente adequada.

A logística reversa traz à tona que pode ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam. Por outro lado, também  contribui para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, principalmente tendo em vista que através dela serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

A gestão inadequada dos resíduos perigosos pode contaminar o meio ambiente, trazendo impactos muitas vezes irreversíveis. Ao serem destinados corretamente, os resíduos contaminantes agem negativamente na saúde e no meio ambiente.

A logística reversa é capaz de contribuir para afastar danos ambientais, pois através do sistema é garantido que os resíduos perigosos estão bem alocados e geridos. Sendo assim, irá contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando os impactos socioambientais e à saúde pública.

Aqueles resíduos perigosos que não são restituídos através da logística reversa tem grande chances de serem descartados em qualquer lugar causando poluição do solo, do ar e do lençol freático.

Nesse sentido, um sistema de logística reversa eficiente pode parecer complicado, burocrático e até cansativo. Mas é essencial para garantir o máximo reaproveitamento de todos os resíduos perigosos, mesmo os que possuem pouca viabilidade técnica ou econômica para a reciclagem.

Além disso, vale considerar que a logística reversa de resíduos perigosos é uma solução essencial para evitar prejuízos financeiros, como o pagamento de multas ou paralisação das atividades por não realizarem o descarte correto de seus resíduos. Além disso, preserva a imagem da organização, uma vez que o mercado consumidor exige a cada dia mais que as empresas adotem práticas sustentáveis.

Para concluir, a logística reversa é um recurso fundamental para o Meio Ambiente, pois viabiliza o desenvolvimento econômico e social ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. A partir da aplicação da logística reversa são desenvolvidos meios de inserir no ciclo produtivo os resíduos perigosos que seriam descartados, evitando assim os danos ambientais.

A Pier 8 tem soluções em logística a partir de práticas sustentáveis. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?