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04
09
2021

Logística reversa no comércio eletrônico: entenda como funciona

Tag
logística
logistica reversa

A logística reversa está inserida em estratégias empresariais. O objetivo de tal estratégia é gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo. A partir da incorporação de aspectos que podem diminuir os impactos ao meio ambiente, as empresas podem garantir uma vantagem competitiva e aumentar a satisfação de compra do consumidor

Dessa maneira, na logística reversa, o descarte é pensado de maneira ecologicamente correta, e o conceito pode ser levado à estratégia no planejamento para seu negócio. 

Como funciona a Logística Reversa no comércio eletrônico?

A logística reversa tem grande importância como instrumento econômico e social, pois é capaz de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, assim, passada essa etapa, eles podem ser reaproveitados no ciclo produtivo ou encaminhados para um local apropriado para descarte ou tratamento.

Atualmente, existem muitos fóruns de discussão na internet que servem como verdadeiros tribunais para as marcas. Nesses espaços, os consumidores repercutem suas experiências de compra. Por consequência, os gestores que estão preocupados com a reputação da empresa têm aplicado a logística reversa na cadeia produtiva a fim de agregar maior valor à sua imagem diante das ‘’exigências’’ da sociedade. 

Isso também acontece devido a preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, as estratégias de logística reversa estabelecem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o entorno que se instaura.

A falta de conhecimento sobre como tratar os descartes do comércio eletrônico, indústria d2c e afins, resultam na má gestão do lixo e diversos danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. Contudo, a logística reversa está no mercado para implementar e gerenciar o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.

Na operação logística de uma empresa, a logística reversa também tem sua importância, pois estuda e gerencia como os subprodutos de um processo de produção serão descartados ou reintegrados ao processo logístico. Empresas que têm um bom sistema logístico tendem a conquistar melhor posição de vantagem competitiva em comparação às que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço ao consumidor, por isso é tão importante ficar por dentro deste tema. 

Vantagens da Logística Reversa no Comércio Eletrônico

Diminuição do impacto ambiental 

A principal meta de logística reversa é reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, como a própria Lei destacou. Dessa maneira, as estratégias direcionam empresas, governo e pessoas físicas tenham a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto e, com isso, busca-se conscientizar sobre o papel e compromisso de todos com o meio ambiente. 

Entre as potências da logística reversa, está a capacidade de fazer com que diversos setores consigam cumprir uma importante função social e ambiental, projetando um futuro melhor. 

Redução de custos

A logística reversa e redução de custos tem profunda ligação, o que diferencia ambos conceitos é a maneira como você vai trabalhar com eles! 

Na prática, se você estabelecer uma política de logística reversa, na qual o objetivo é o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, seu custo de operação logística pode ser bastante reduzido. Além disso, é possível reduzir custos melhorando o processo de produção, que é o processo item neste artigo.

Impactos positivos no processo produtivo

Nem sempre a logística reversa é aplicada pós-consumo. No caso, você pode ter uma política de logística reversa para recolher produtos com defeitos. O objetivo dessa ação é acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou, até mesmo, erros na gestão de estoque ou de transporte, assim é possível identificar oportunidades importantes, capazes de melhorar os processos.

Imagem corporativa e relacionamento

Empresas e indústrias que entendem a importância das políticas de logística reversa (de pós-consumo, ou outros critérios), tendem a causar uma boa imagem para o novo consumidor, destacando-se entre os competidores. 

Sobretudo, porque, quem está apresentando a consciência ambiental, a flexibilidade em compreender e se adaptar a novas necessidades, é capaz de reforçar os impactos positivos que estão sendo cada vez mais exigidos pelos clientes, sendo eles: responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa.

Mais vantagens competitivas

Com as mudanças que vieram junto a crise econômica,  por exemplo as transformações no comportamento do consumidor, tornaram o mercado mais competitivo. Devido a isso, a logística reversa pode ser um diferencial e resultar em benefícios diferenciados para que você consiga sair à frente da concorrência, e assim, aumentar também o valor da sua marca.

Como aplicar estratégias de Logística Reversa no Comércio Eletrônico

Logística reversa pré-consumo

O conceito de logística reversa aplicada ao pré-consumo está relacionada a defeitos de fabricação ou uso. Além disso, pode ser o caso de:

  • Avarias na embalagem ou no produto: em resumo, erros na emissão do pedido. Por exemplo: não colocar a quantidade correta ou o modelo solicitado;
  • Mercadorias em consignação: no caso, para teste antes da compra;
  • Término do prazo de validade antes do consumo: quando a entrega demora para chegar ao cliente final, por exemplo. 

Logística reversa no pós-consumo

Todo o conteúdo inicial esteve mais voltado para a logística reversa pós-consumo, como o próprio nome sugere, é mais vinculada às questões ambientais, isso porque soluciona o problema encontrado por todos os clientes: descartar os materiais que envolvem o ciclo de compra. Por exemplo, quando um produto não é mais útil ou possível de ser utilizado, certamente ele precisa ser descartado. Porém, muitos produtos podem emitir substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde do homem, assim, a logística reversa pode dar um fim, incentivando os consumidores, a tomar decisões conscientes.

Gostou do conteúdo? A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato





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logística
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Logística reversa no comércio eletrônico: entenda como funciona

A logística reversa está inserida em estratégias empresariais. O objetivo de tal estratégia é gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo. A partir da incorporação de aspectos que podem diminuir os impactos ao meio ambiente, as empresas podem garantir uma vantagem competitiva e aumentar a satisfação de compra do consumidor

Dessa maneira, na logística reversa, o descarte é pensado de maneira ecologicamente correta, e o conceito pode ser levado à estratégia no planejamento para seu negócio. 

Como funciona a Logística Reversa no comércio eletrônico?

A logística reversa tem grande importância como instrumento econômico e social, pois é capaz de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, assim, passada essa etapa, eles podem ser reaproveitados no ciclo produtivo ou encaminhados para um local apropriado para descarte ou tratamento.

Atualmente, existem muitos fóruns de discussão na internet que servem como verdadeiros tribunais para as marcas. Nesses espaços, os consumidores repercutem suas experiências de compra. Por consequência, os gestores que estão preocupados com a reputação da empresa têm aplicado a logística reversa na cadeia produtiva a fim de agregar maior valor à sua imagem diante das ‘’exigências’’ da sociedade. 

Isso também acontece devido a preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, as estratégias de logística reversa estabelecem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o entorno que se instaura.

A falta de conhecimento sobre como tratar os descartes do comércio eletrônico, indústria d2c e afins, resultam na má gestão do lixo e diversos danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. Contudo, a logística reversa está no mercado para implementar e gerenciar o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.

Na operação logística de uma empresa, a logística reversa também tem sua importância, pois estuda e gerencia como os subprodutos de um processo de produção serão descartados ou reintegrados ao processo logístico. Empresas que têm um bom sistema logístico tendem a conquistar melhor posição de vantagem competitiva em comparação às que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço ao consumidor, por isso é tão importante ficar por dentro deste tema. 

Vantagens da Logística Reversa no Comércio Eletrônico

Diminuição do impacto ambiental 

A principal meta de logística reversa é reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, como a própria Lei destacou. Dessa maneira, as estratégias direcionam empresas, governo e pessoas físicas tenham a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto e, com isso, busca-se conscientizar sobre o papel e compromisso de todos com o meio ambiente. 

Entre as potências da logística reversa, está a capacidade de fazer com que diversos setores consigam cumprir uma importante função social e ambiental, projetando um futuro melhor. 

Redução de custos

A logística reversa e redução de custos tem profunda ligação, o que diferencia ambos conceitos é a maneira como você vai trabalhar com eles! 

Na prática, se você estabelecer uma política de logística reversa, na qual o objetivo é o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, seu custo de operação logística pode ser bastante reduzido. Além disso, é possível reduzir custos melhorando o processo de produção, que é o processo item neste artigo.

Impactos positivos no processo produtivo

Nem sempre a logística reversa é aplicada pós-consumo. No caso, você pode ter uma política de logística reversa para recolher produtos com defeitos. O objetivo dessa ação é acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou, até mesmo, erros na gestão de estoque ou de transporte, assim é possível identificar oportunidades importantes, capazes de melhorar os processos.

Imagem corporativa e relacionamento

Empresas e indústrias que entendem a importância das políticas de logística reversa (de pós-consumo, ou outros critérios), tendem a causar uma boa imagem para o novo consumidor, destacando-se entre os competidores. 

Sobretudo, porque, quem está apresentando a consciência ambiental, a flexibilidade em compreender e se adaptar a novas necessidades, é capaz de reforçar os impactos positivos que estão sendo cada vez mais exigidos pelos clientes, sendo eles: responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa.

Mais vantagens competitivas

Com as mudanças que vieram junto a crise econômica,  por exemplo as transformações no comportamento do consumidor, tornaram o mercado mais competitivo. Devido a isso, a logística reversa pode ser um diferencial e resultar em benefícios diferenciados para que você consiga sair à frente da concorrência, e assim, aumentar também o valor da sua marca.

Como aplicar estratégias de Logística Reversa no Comércio Eletrônico

Logística reversa pré-consumo

O conceito de logística reversa aplicada ao pré-consumo está relacionada a defeitos de fabricação ou uso. Além disso, pode ser o caso de:

  • Avarias na embalagem ou no produto: em resumo, erros na emissão do pedido. Por exemplo: não colocar a quantidade correta ou o modelo solicitado;
  • Mercadorias em consignação: no caso, para teste antes da compra;
  • Término do prazo de validade antes do consumo: quando a entrega demora para chegar ao cliente final, por exemplo. 

Logística reversa no pós-consumo

Todo o conteúdo inicial esteve mais voltado para a logística reversa pós-consumo, como o próprio nome sugere, é mais vinculada às questões ambientais, isso porque soluciona o problema encontrado por todos os clientes: descartar os materiais que envolvem o ciclo de compra. Por exemplo, quando um produto não é mais útil ou possível de ser utilizado, certamente ele precisa ser descartado. Porém, muitos produtos podem emitir substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde do homem, assim, a logística reversa pode dar um fim, incentivando os consumidores, a tomar decisões conscientes.

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