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17
06
2021

Logística para produtores e afiliados

Tag
logística

Apesar de serem completamente interligados, os desafios para o produtor e afiliado são diferentes. 

O produtor é responsável por criar um produto, logo, ele deve também fazê-lo, e é ele quem responde todas as dúvidas dos consumidores sobre o conteúdo do produto. O afiliado, no digital, é responsável pela divulgação do produto escolhido por ele, no entanto, o produtor é quem permite que o produto seja aberto para qualquer afiliado fazer a divulgação.

A logística une etapas fundamentais para que um negócio tenha sucesso no mercado competitivo, diante disso, saber estruturar um planejamento logístico é fundamental. 

Como funciona a logística para produtores e afiliados?

Agora que você sabe a diferença entre produtos e afiliados, deve saber também que o marketplace, que muito se confunde com o mercado de afiliados mas há diferenças. O marketplace principalmente no cenário de isolamento social, pode ser comparado aos shopping centers do mundo físico. Na prática, basicamente em um único local digital tem um conjunto de diferentes lojas e vendedores, assim como funciona no shopping.

Para você ter uma ideia, é para o marketplace que são direcionados os consumidores digitais que são atingidos por estratégias de divulgação e campanhas patrocinadas. 

Por outro lado, o mercado de afiliados representa mais uma maneira que um anunciante tem para atingir seus objetivos digitais através de uma rede de parceiros, como sites de cupons, blogs, e sites de conteúdo. Nesse caso, os anúncios são colocados nesses outros meios, com seus benefícios próprios, e as pessoas são direcionadas ao site da marca. Assim, se mais pessoas estão vendo, melhor.

Fulfillment com o foco nos novos consumidores 

O maior benefício do mercado de afiliados é trazer às marcas pessoas que ainda não a conhecem, ou seja, passa a ser a oportunidade de atrair e reter novos clientes.

Pensando na logística, tanto para produtores quanto para afiliados, um dos grandes reconhecimentos do Fulfillment é que ele afeta diretamente na reputação e no custo de um negócio, e isso não é fake news. 

Despesas que tendem a ocupar a maior porcentagem no faturamento bruto de uma e-commerce como aluguel, folha de pagamento e insumos, podem ser reduzidas com a contratação de uma empresa Fulfillment como a Pier 8. Nada melhor do que contar com profissionais especializados no seu negócio, certo?

O fulfillment funciona como uma ‘corrente de ligação’ fundamental para a cadeia de suprimentos. Levando em consideração que os negócios precisam estar cada vez mais atentos à experiência do consumidor, sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. 

Não existe alguém que gosta de atrasos, erros e outros contratempos, muito menos agora, que o comportamento dos consumidores mudou radicalmente. Se antes estratégias como frete grátis eram capazes de atrair clientes, hoje, eles optam por pagar mais para ter uma experiência de compra positiva: entrega rápida, embalagens com empatia, comunicação sem falha, entre outros aspectos.

Nas indústrias, a partir do avanço das plataformas de venda online e aumento de novos consumidores, percebeu-se que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que seja necessário um revendedor ou distribuidor. Esse modelo de venda é conhecido por D2C (Direct to Consumer ou DCT).

Fulfillment reúne um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido até a entrega do produto, alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.  

Benefícios do Fulfillment para produtores e afiliados

Antes é preciso reconhecer que para implantar essa metodologia é importante ter muita organização e, claro, um sistema logístico eficiente. Para isso, o fulfillment ocorre quando o gestor permite que seja terceirizada as seguintes seções do negócio:

  • planejamento;
  • consultoria;
  • criação;
  • gestão;
  • operação;
  • segurança digital;
  • meios de pagamento e 
  • análises de resultados do comércio eletrônico 

Com isso, o método fulfillment é capaz de possibilitar uma visão geral de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, e assim será direcionado todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, bem como irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. Benefícios do fulfillment: 

  • redução nos prazos de entrega,
  • descentralização dos estoques,
  • praticidade para a realização de inventários,
  • eliminação de stockout,
  • estoque em acordo com a demanda,
  • alcance da satisfação dos consumidores.

Se antes o consumidor valorizava o preço baixo e o frete grátis, agora, podemos dizer que não é mais o principal critério na decisão de compra, sobretudo se estamos falando em fidelização. O consumidor moderno valoriza a experiência que o e-commerce proporciona, logo, se ele fica satisfeito com todos os processos que envolvem a compra, certamente irá indicar para outras pessoas.

Por outro lado, se você não entrega aos clientes as informações que ele precisa, não cumpre prazos ou entrega produtos em más condições, os preços atrativos não vão ser um fator de diferenciação. Normalmente, esses negócios são aqueles que o cliente compra uma única vez. 

Como o fulfillment ajuda negócios modernos?

Agora que você já está repleto de informações, não fica tão difícil saber… 

Mas vamos lá, o fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de maneira eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa (se for necessário), aliás, até mesmo a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment. Confira as etapas desse processo:

  • estoque: o armazenamento de produtos, a localização e as quantidades ideais para evitar desperdícios são essenciais para cumprir com os requisitos de entrega. Quando um produto é armazenado corretamente, por exemplo, reduz as chances de devolução e troca a pedido do cliente;
  • separação: a segunda etapa não é menos importante, agora é hora de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega consiga ser feita sem atraso;
  • embalagem: assim como na armazenagem, embalar o produto corretamente é crucial e pode evitar grandes prejuízos. Além de ser ágil, é preciso estar atento nas condições ideais de entrega, assim, evita-se trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve;
  • transporte: ao cumprir com todos os processos anteriores de forma correta, é provável que o transporte seja um dos mais simples. Mas é importante estar atento à condução dos produtos até o automóvel, bem como à sua movimentação dentro do veículo, que esteja tudo alinhado para garantir sua integridade. Atente-se a importância do prazo para o frete;
  • feedback: se a logística reversa for uma necessidade, a execução de qualidade deve ser prioridade assim como no primeiro envio. Em todas as situações é fundamental que haja comunicação sobre o feedback dos consumidores, assim será possível tomar as melhores decisões.

Tecnologia na logística

O uso de tecnologias em meio a tantos desafios para os negócios é essencial, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Terceirize a mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, provavelmente ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu negócio pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Terceirizar a mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para negócios modernos! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 





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Logística para produtores e afiliados

Apesar de serem completamente interligados, os desafios para o produtor e afiliado são diferentes. 

O produtor é responsável por criar um produto, logo, ele deve também fazê-lo, e é ele quem responde todas as dúvidas dos consumidores sobre o conteúdo do produto. O afiliado, no digital, é responsável pela divulgação do produto escolhido por ele, no entanto, o produtor é quem permite que o produto seja aberto para qualquer afiliado fazer a divulgação.

A logística une etapas fundamentais para que um negócio tenha sucesso no mercado competitivo, diante disso, saber estruturar um planejamento logístico é fundamental. 

Como funciona a logística para produtores e afiliados?

Agora que você sabe a diferença entre produtos e afiliados, deve saber também que o marketplace, que muito se confunde com o mercado de afiliados mas há diferenças. O marketplace principalmente no cenário de isolamento social, pode ser comparado aos shopping centers do mundo físico. Na prática, basicamente em um único local digital tem um conjunto de diferentes lojas e vendedores, assim como funciona no shopping.

Para você ter uma ideia, é para o marketplace que são direcionados os consumidores digitais que são atingidos por estratégias de divulgação e campanhas patrocinadas. 

Por outro lado, o mercado de afiliados representa mais uma maneira que um anunciante tem para atingir seus objetivos digitais através de uma rede de parceiros, como sites de cupons, blogs, e sites de conteúdo. Nesse caso, os anúncios são colocados nesses outros meios, com seus benefícios próprios, e as pessoas são direcionadas ao site da marca. Assim, se mais pessoas estão vendo, melhor.

Fulfillment com o foco nos novos consumidores 

O maior benefício do mercado de afiliados é trazer às marcas pessoas que ainda não a conhecem, ou seja, passa a ser a oportunidade de atrair e reter novos clientes.

Pensando na logística, tanto para produtores quanto para afiliados, um dos grandes reconhecimentos do Fulfillment é que ele afeta diretamente na reputação e no custo de um negócio, e isso não é fake news. 

Despesas que tendem a ocupar a maior porcentagem no faturamento bruto de uma e-commerce como aluguel, folha de pagamento e insumos, podem ser reduzidas com a contratação de uma empresa Fulfillment como a Pier 8. Nada melhor do que contar com profissionais especializados no seu negócio, certo?

O fulfillment funciona como uma ‘corrente de ligação’ fundamental para a cadeia de suprimentos. Levando em consideração que os negócios precisam estar cada vez mais atentos à experiência do consumidor, sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. 

Não existe alguém que gosta de atrasos, erros e outros contratempos, muito menos agora, que o comportamento dos consumidores mudou radicalmente. Se antes estratégias como frete grátis eram capazes de atrair clientes, hoje, eles optam por pagar mais para ter uma experiência de compra positiva: entrega rápida, embalagens com empatia, comunicação sem falha, entre outros aspectos.

Nas indústrias, a partir do avanço das plataformas de venda online e aumento de novos consumidores, percebeu-se que ali haveria uma oportunidade especial para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final, sem que seja necessário um revendedor ou distribuidor. Esse modelo de venda é conhecido por D2C (Direct to Consumer ou DCT).

Fulfillment reúne um conjunto de operações e atividades que são realizadas desde o recebimento do pedido até a entrega do produto, alguns processos como o recebimento, armazenamento, picking (def: separação e preparação de pedidos),embalagem do produto, faturamento e expedição.  

Benefícios do Fulfillment para produtores e afiliados

Antes é preciso reconhecer que para implantar essa metodologia é importante ter muita organização e, claro, um sistema logístico eficiente. Para isso, o fulfillment ocorre quando o gestor permite que seja terceirizada as seguintes seções do negócio:

  • planejamento;
  • consultoria;
  • criação;
  • gestão;
  • operação;
  • segurança digital;
  • meios de pagamento e 
  • análises de resultados do comércio eletrônico 

Com isso, o método fulfillment é capaz de possibilitar uma visão geral de todo o cenário, através dos instrumentos disponíveis e adequados, e então serão adotadas as melhores práticas, e assim será direcionado todo o funcionamento para soluções ágeis e inteligentes, bem como irá auxiliar na comunicação entre empresa e mercado. Benefícios do fulfillment: 

  • redução nos prazos de entrega,
  • descentralização dos estoques,
  • praticidade para a realização de inventários,
  • eliminação de stockout,
  • estoque em acordo com a demanda,
  • alcance da satisfação dos consumidores.

Se antes o consumidor valorizava o preço baixo e o frete grátis, agora, podemos dizer que não é mais o principal critério na decisão de compra, sobretudo se estamos falando em fidelização. O consumidor moderno valoriza a experiência que o e-commerce proporciona, logo, se ele fica satisfeito com todos os processos que envolvem a compra, certamente irá indicar para outras pessoas.

Por outro lado, se você não entrega aos clientes as informações que ele precisa, não cumpre prazos ou entrega produtos em más condições, os preços atrativos não vão ser um fator de diferenciação. Normalmente, esses negócios são aqueles que o cliente compra uma única vez. 

Como o fulfillment ajuda negócios modernos?

Agora que você já está repleto de informações, não fica tão difícil saber… 

Mas vamos lá, o fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de maneira eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa (se for necessário), aliás, até mesmo a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment. Confira as etapas desse processo:

  • estoque: o armazenamento de produtos, a localização e as quantidades ideais para evitar desperdícios são essenciais para cumprir com os requisitos de entrega. Quando um produto é armazenado corretamente, por exemplo, reduz as chances de devolução e troca a pedido do cliente;
  • separação: a segunda etapa não é menos importante, agora é hora de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega consiga ser feita sem atraso;
  • embalagem: assim como na armazenagem, embalar o produto corretamente é crucial e pode evitar grandes prejuízos. Além de ser ágil, é preciso estar atento nas condições ideais de entrega, assim, evita-se trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve;
  • transporte: ao cumprir com todos os processos anteriores de forma correta, é provável que o transporte seja um dos mais simples. Mas é importante estar atento à condução dos produtos até o automóvel, bem como à sua movimentação dentro do veículo, que esteja tudo alinhado para garantir sua integridade. Atente-se a importância do prazo para o frete;
  • feedback: se a logística reversa for uma necessidade, a execução de qualidade deve ser prioridade assim como no primeiro envio. Em todas as situações é fundamental que haja comunicação sobre o feedback dos consumidores, assim será possível tomar as melhores decisões.

Tecnologia na logística

O uso de tecnologias em meio a tantos desafios para os negócios é essencial, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos.

Terceirize a mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, provavelmente ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu negócio pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Terceirizar a mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

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