Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Logística para Loja de Cervejas: pontos de atenção

20.11.2019 11:59

O setor de bebidas no Brasil está em constante crescimento. Nesse sentido, para se ter uma ideia, até 15% do valor investido em uma bebida tem como destino a distribuição da mesma. Porém, segundo dados da OMS, o consumo de bebidas alcoólicas no país aumentou quase 45% nos últimos dez anos, superando a média mundial. Diante desse cenário, a produção e distribuição desse produto também tiveram um impacto nos seus índices.
Neste conteúdo vamos te mostrar como a Logística para Loja de Cervejas é importante. Lembre-se nem só de álcool vivem os engarrafados. Também fazem parte dessa extensa indústria as águas envasadas, refrigerantes e sucos. 


Leia também: 5 Dicas para Inciantes na Logistica para Loja VIrtual

Logística para Loja de Cervejas 

Logística para Loja de Cervejas: pontos de atenção

Da produção até a distribuição

Para chegar até a mesa dos consumidores, os engarrafados passam por longos processos. A começar, primeiramente, pelo fornecimento de matérias-primas e suprimentos para as fábricas. Essas fábricas são responsáveis por produzirem as bebidas, com a possibilidade de se tornar um processo de vários dias, dependendo da necessidade de fermentação.
Depois de pronto e engarrafado, o produto é transportado e distribuído para seus respectivos destinos, podendo ser realizado dos seguintes modos:

  • De modo direto, também conhecido como “direto de fábrica”;
  • Ao entregar as bebidas nas revendas finais, como por exemplo os supermercados, padarias, bares, restaurantes e outros estabelecimentos em geral;
  • A partir de seus próprios centros de distribuição, onde os engarrafados são armazenados e chegam posteriormente aos consumidores finais. 

Desafio da logística de bebidas

O grande desafio da logística para loja de cervejas consiste em diminuir o intervalo entre a produção e a demanda. Encontrando, assim, formas de aperfeiçoar e reduzir distâncias entre o processo produtivo e o consumidor final. Porém, para isso, é essencial conhecer bem os agentes envolvidos nos processos que formam a cadeia de distribuição.


Não deixe de ler: As vantagens de ter um sistema de gestão logística

Soluções Pier 8 para Loja de Cervejas

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal


Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz! Coloque em prática nossas dicas acerca da Logística para Loja de Cervejas.


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert