Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete

4.9.2019 12:34

Você é o tipo de pessoa que gosta de bons conselhos? Então anote essa dica sobre Logística para E-commerce. Ela pode mudar o rumo dos seus negócios.

Falando das etapas de todo processo de vendas em E-commerces de todos os tipos, a gestão é um dos processos mais importante e todos nós sabemos disso.

A relevância da gestão e o encaminhamento impecável, pode gerar lucros e o imensurável sucesso da sua marca. Como está ligada ao primeiro momento, do estoque até o envio do produto. O cuidado com cada passo vai apontar os resultados futuros. Mas a experiência do cliente deve ser levada em conta para as lojas virtuais. O nós sabemos bem do que você precisa: uma boa Logística para E-commerce.

A gerência de uma loja não é um processo fácil. Ela é formada por procedimentos complexos e que levam a problemáticas como: contornar os altos custos e, ao mesmo tempo, garantir que a melhor entrega seja feita. O produto em boas mãos e entregue com qualidade é certamente o fechamento de ouro que todo empreendedor precisa.

Na Logística para E-commerce, você já pôde perceber que não existe segredo: é preciso mapear muito bem suas etapas, em seus mínimos detalhes. Perseguir a estratégia ideal e as mais inteligentes vai garantir a promoção da seu comércio online.

Mas é sobre como fazer uma boa Logística para E-commerce que viemos falar, certo?

Separamos um guia completo de processos e etapas. Vamos abordar pontos essenciais e táticas para ser o domínio da marca e o caminho para a melhor segurança e estruturas impecáveis.

Mas o que é a Logística para E-commerce propriamente dita?

Muitos consideram a Logística para E-commerce a fruta mais preciosa do jardim. No por menos, ela é a parte “física” da loja virtual. Em seu esqueleto e funcionamento, um site pode ser impecável: layout original e ótimas fotos, mas de nada adiantam essas virtudes se o produto não chegar corretamente para o consumidor. Todo o esforço será em vão.

O modo como as pessoas consomem produtos hoje em dia, se deve muito ao fator da grande presença da internet no cotidiano da maioria. Esses dados são ótimas vantagens para o comércio online. Os baixos preços e a alta gama de produtos disponíveis chamam a atenção dos clientes em potencial. Mas isso também abre margem para o aumento da concorrência e a pressão por entregas mais rápidas e mais baratas.  Se a pressão é grande, o rigor e excelência das etapas de Logística para E-commerce deve ser igual, quiçá maior.

Pense no melhor Tipo de Entrega para seu E-commerce

1. Correios

Dentro da gama de serviços disponíveis: pacotes, serviços de entregas virtuais, etc. A empresa atende todo o território nacional e no exterior, isso facilita o trânsito dos produtos e sua eficácia. O único cuidado, para as empresas iniciantes, é a escassez de variedades de valores para determinados pesos de produtos.  

2. Transportadoras

Por conta de uma inconstância no serviço dos correios, algumas empresas optam por utilizar as transportadoras especializadas em entregas fracionadas.  

Elas contam com diferentes tipos de veículo e podem transportar diferentes tipos de pacotes. As entregas são, no geral mais rápidas e mais seguras que a dos Correios. Por isso, vale a pena avaliar quais seriam os custos envolvidos para oferecer uma experiência superior para seus clientes.

3. Veículos Menores, Entregas mais Rápidas

No caso de e-commerce que trabalham com entregas na mesma cidade, essa é a melhor opção. Algumas empresas trabalham com motocicletas e, até mesmo, bicicletas. Essa é uma saída mais rápida e muito mais consciente no ponto de vista do cuidado com os custos e o meio ambiente.

4. Logística Terceirizada

Se a gestão da logística cresce, a demanda das entregas também sobe. Essa opção pode ajudar como solução. A entrega terceirizada oferece um serviço de ponta a ponto e o empreendedor pode evitar erros e transtornos.  

Essa opção, apesar de representar um investimento maior, é muito atraente para negócios que não têm condições de estruturar a logística, porém desejam ter mais agilidade e eficiência.

Alguns fatores que envolvem a Logística para E-commerce

Conheça os pequenos grandes passo que são necessários para o sucesso do seu e-commerce. Anote todas as nossas dicas, elas serão valiosas para seguir o procedimento da melhor maneira possível.  

1. Planejamento das Vendas

No aumento das vendas da sua loja virtual, é indispensável que os itens estejam acessíveis para compra no site. Afinal, é frustrante quando um cliente acessa a plataforma e se depara com a mensagem de “produto indisponível”.

Cuidado com o controle de pedidos e a atualização destes. Isso será crucial para o desempenho da empresa.

2. Controle e Gestão de Estoque

Continuando o tópico anterior, o estoque precisa ser controlado com rigor em um e-commerce, pois duas situações complicadas podem ocorrer:

  • Alta procura de produtos, que geralmente é inesperada e falta do mesmo na plataforma;
  • Os produtos, da mesma forma que podem acabar, podem sobrar.  

Nenhuma das duas situações descritas acima é, certamente, a melhor. O equilíbrio das mesmas é o sucesso e o balanço da marca. Prever situações como esse pode alavancar a popularidade do seu site.

3. Fulfillment

O Fulfillment diz respeito às atividades de atendimento ao cliente. Garantir a melhor experiência do usuário é indispensável. Do momento em que ele faz o pedido até a sua entrega. A confiabilidade da marca depende dos processos envolvidos com o Fulfillment.

4. Embalagem

Ganhamos um livro pela capa. A embalagem é um dos melhores métodos de fidelizar o cliente. Portanto é preciso:

  • investir na segurança e assegurar que o produto chegue ao seu destino intacto;
  • diminuir as possibilidades de avarias no transporte;
  • buscar o menor possibilidade de troca (por danos, por exemplo);
  • conquistar a satisfação do cliente..

5. Política de frete

O frete é um dos fatores determinante para a aquisição do produto pelo cliente. E também um dos maiores motivos da famosa prática de “abandono de carrinho”. O valor acima da média provoca a desistência do produto. Uma boa política de frete deve ser a solução para essa questão. O empreendedor pode impulsionar as vendas e, do mesmo modo, controlar as variações de compras do seu site.

Agora que você já sabe como controlar melhor suas vendas e utilizar, da melhor maneira, a Logística para E-commerce, não fique parado! Aplique nossas dicas e confira os resultados e o sucesso do seu comércio online.

Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert