A logística para e-commerce envolve atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Diante disso, elaborar um bom planejamento de logística para e-commerce é essencial para o bom desempenho e crescimento desse tipo de empresa.
A importância desse planejamento está no fato de que essas atividades têm impacto direto na experiência do cliente, que espera receber um produto de qualidade, de acordo com suas expectativas e sem atrasos, problema que atinge (infelizmente) 61% dos e-commerces.
Garantir uma experiência de compra que tenha como foco a satisfação dos clientes é um ponto crucial para o e-commerce, uma vez que, para 89% dos participantes de uma pesquisa, uma experiência positiva de compra online é tão essencial quanto bons preços.
O planejamento da logística no e-commerce tem como objetivo identificar e entender todas as variáveis envolvidas no transporte e armazenamento de mercadorias. Além disso, engloba também a busca de formas de controlar estas variáveis, de forma a otimizar cada vez mais o serviço prestado.Acompanhe este conteúdo e saiba mais!
A logística de e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:
A logística para e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.
E-commerces precisam investir em logística para assegurar o crescimento do negócio, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Este último fator tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, sobretudo devido a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.
Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são questões relevantes no momento de escolher um e-commerce. Dessa forma, a logística de e-commerce bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa que atua na internet.
É responsabilidade do empreendedor ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo e valorizar a experiência do consumidor.
Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente irá atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra no e-commerce.
O valor do preço é um elemento do e-commerce que ainda representa desvantagem em relação ao comércio tradicional. A compra de um produto cujo valor do frete seja muito caro só é realmente digno de vantagem quando esse produto não existe na cidade do consumidor.
Portanto, o gestor deve considerar a logística para e-commerce como fundamental para seu negócio e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem apenas no último momento.
É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que vão satisfazer as necessidades de seu e-commerce.
A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística para e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.
Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a logística pra e-commerce.
Preencha o formulário! Temos soluções em logística para e-commerce. Estamos ansiosos por sua parceria!
A logística para e-commerce envolve atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Diante disso, elaborar um bom planejamento de logística para e-commerce é essencial para o bom desempenho e crescimento desse tipo de empresa.
A importância desse planejamento está no fato de que essas atividades têm impacto direto na experiência do cliente, que espera receber um produto de qualidade, de acordo com suas expectativas e sem atrasos, problema que atinge (infelizmente) 61% dos e-commerces.
Garantir uma experiência de compra que tenha como foco a satisfação dos clientes é um ponto crucial para o e-commerce, uma vez que, para 89% dos participantes de uma pesquisa, uma experiência positiva de compra online é tão essencial quanto bons preços.
O planejamento da logística no e-commerce tem como objetivo identificar e entender todas as variáveis envolvidas no transporte e armazenamento de mercadorias. Além disso, engloba também a busca de formas de controlar estas variáveis, de forma a otimizar cada vez mais o serviço prestado.Acompanhe este conteúdo e saiba mais!
A logística de e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:
A logística para e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.
E-commerces precisam investir em logística para assegurar o crescimento do negócio, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Este último fator tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, sobretudo devido a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.
Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são questões relevantes no momento de escolher um e-commerce. Dessa forma, a logística de e-commerce bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa que atua na internet.
É responsabilidade do empreendedor ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo e valorizar a experiência do consumidor.
Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente irá atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra no e-commerce.
O valor do preço é um elemento do e-commerce que ainda representa desvantagem em relação ao comércio tradicional. A compra de um produto cujo valor do frete seja muito caro só é realmente digno de vantagem quando esse produto não existe na cidade do consumidor.
Portanto, o gestor deve considerar a logística para e-commerce como fundamental para seu negócio e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem apenas no último momento.
É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que vão satisfazer as necessidades de seu e-commerce.
A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística para e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.
Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a logística pra e-commerce.
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