Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
07
2020

Logística para e-commerce: porque o planejamento é importante

logística
logística para e-commerce
e-commerce

A logística para e-commerce envolve atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Diante disso, elaborar um bom planejamento de logística para e-commerce é essencial para o bom desempenho e crescimento desse tipo de empresa.

A importância desse planejamento está no fato de que essas atividades têm impacto direto na experiência do cliente, que espera receber um produto de qualidade, de acordo com suas expectativas e sem atrasos, problema que atinge (infelizmente) 61% dos e-commerces.

Garantir uma experiência de compra que tenha como foco a satisfação dos clientes é um ponto crucial para o e-commerce, uma vez que, para 89% dos participantes de uma pesquisa, uma experiência positiva de compra online é tão essencial quanto bons preços.

O planejamento da logística no e-commerce tem como objetivo identificar e entender todas as variáveis envolvidas no transporte e armazenamento de mercadorias. Além disso, engloba também a busca de formas de controlar estas variáveis, de forma a otimizar cada vez mais o serviço prestado.Acompanhe este conteúdo e saiba mais! 

Logística para e-commerce: por que o planejamento é importante? 

Logística para e-commerce: porque o planejamento é importante

A logística de e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:

  • Recebimento e conferência dos produtos ou insumos;
  • Estocagem;
  • Atuação das transportadoras, no caso de empresas que são encarregadas pelas entregas;
  • Rastreamento dos pedidos enviados;
  • Gerenciamento das entregas.

A logística para e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.

Por que ter uma logística no e-commerce?

E-commerces precisam investir em logística para assegurar o crescimento do negócio, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Este último fator tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, sobretudo devido a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.

Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são questões relevantes no momento de escolher um e-commerce. Dessa forma, a logística de e-commerce bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa que atua na internet.

É responsabilidade do empreendedor ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo e valorizar a experiência do consumidor.

Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente irá atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra no e-commerce.

O valor do preço é um elemento do e-commerce que ainda representa desvantagem em relação ao comércio tradicional. A compra de um produto cujo valor do frete seja muito caro só é realmente digno de vantagem quando esse produto não existe na cidade do consumidor.

Portanto, o gestor deve considerar a logística para e-commerce como fundamental para seu negócio e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem apenas no último momento.

É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que vão satisfazer as necessidades de seu e-commerce.

Terceirizar é uma boa resposta à Logística para E-commerce?

Logística para e-commerce: porque o planejamento é importante

A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística para e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.

Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.

Benefícios da terceirização

  • Depois de enviado o pedido, tanto o cliente quanto o e-commerce poderão rastrear o produto;
  • A logística irá se encarregar do recebimento, estocagem e controle das mercadorias, realizando ainda o empacotamento e envio das encomendas;
  • A logística reversa será realizada com mais eficiência, ou seja, cada mercadoria devolvida será reintegrada ao estoque ou será descartada caso não possa ser reintegrada;
  • Variedade nas opções de entrega, como Econômica, Expressa e outras, isso porque haverá maiores chances de serem feitas parcerias vantajosas com as transportadoras, garantindo melhores valores de fretes para o cliente.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar a logística pra e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Preencha o formulário! Temos soluções em logística para e-commerce. Estamos ansiosos por sua parceria!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?