A questão é: você tem uma grande ideia para seu e-commerce. Já conseguiu fornecedores que oferecem os produtos desejados em condições interessantes e a plataforma contratada será capaz de entregar um site atrativo e responsivo, com inúmeras ferramentas para auxiliar no marketing.
Bom, então o que está faltando?
Talvez pensar com mais cuidado no plano de logística no E-commerce.
Os clientes atuais (consumidores modernos), possuem uma grande exigência em relação aos prazos de entrega prometidos pelos e-commerces. Essa particularidade ocorre porque essas pessoas são bastante ansiosas, acostumadas à velocidade com que tudo acontece na internet.
Por outro lado, é importante considerar que um fator que contribui muito para a ocorrência de abandono de carrinho é o frete, pois trata-se de um valor acima do que o cliente está disposto a pagar ou com um prazo de entrega que a pessoa entende como demorado, desistindo da compra.
Diante disso, se deseja ter sucesso com a sua loja online, o processo de entregas eficiente deve ser objeto de grande atenção, pois é decisivo para o cliente finalizar a compra e ficar satisfeito com a empresa no final da experiência, e isso é provado pelas estatísticas.
Fica atento a essas dicas!
Leia também: Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos
O produto que seu e-commerce vender poderá percorrer um longo caminho até chegar às mãos do seu cliente. Nesse trajeto, passará por inúmeras pessoas nem sempre cuidadosas e será armazenado e transportado junto a outros objetos ‘’pesados’’.
Nesse sentido, tenha cuidado com a embalagem, pois essa terá a árdua missão de proteger a mercadoria até chegar ao cliente. Faça uso de plástico-bolha ou pedaços de isopor para preencher espaços vazios e use caixas reforçadas. Para lacrar, utilize fitas adesivas de boa qualidade. Muitos empreendedores querem economizar nesse processo e acabam falhando grave.
Há o apelo ecológico, entretanto, evite reutilizar caixas, ainda mais se já estiverem gastas, pois vai prejudicar a imagem da empresa. Caso queira ser ecologicamente correto, prefira utilizar as que são feitas de fontes renováveis ou recicladas. Mas a dica é conscientizar seus clientes acerca do que está acontecendo com nosso planeta, que tal criar tutoriais na caixa de reutilização?
Aproveite a compra de caixas e invista em uma personalização que vá aumentar a expectativa do cliente ao abrir o embrulho e as chances de compartilhar a sua experiência de compra. Não se esqueça que as redes sociais são os principais fóruns dos clientes modernos, onde eles trocam experiências de compra.
Prazos de entrega curtos tendem a ser mais atrativos e ajudam o cliente na tomada de decisão de finalizar a compra, porém tenha certeza de que conseguirá cumprir o prazo. O ideal é ter uma margem de segurança, caso ocorra um imprevisto.
Se atente às datas comemorativas — quando os sistemas de entrega ficam saturados — e ajuste os seus prazos, como no final do ano ou em caso de greve dos Correios. Nesse sentido, é melhor informar um prazo de entrega mais longo e surpreender de forma positiva o cliente do que não cumprir o prometido e gerar insatisfação.
Se há algo pior do que a ocorrência de atrasos, aqui está a falta de transparência. A tentativa de inventar desculpas é péssima, pior ainda quando o cliente percebe isso. Portanto, caso tenha problemas no processo de entrega, mantenha o cliente informado dos motivos e das providências que estão sendo tomadas para que o impacto seja menor.
Com essa atitude, são grandes as chances de o cliente ficar satisfeito, mesmo com a ocorrência de problemas. O importante é fazer com que o cliente se coloque no seu lugar, de pessoa que erra.
Não deixe de ler: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce
Diversas pessoas que estão iniciando um e-commerce não sabem, mas os Correios oferecem um serviço interessante para a logística na loja online, que é o contrato de prestação de serviços.
Utilizando como base sua demanda, os Correios poderão oferecer valores bem melhores do que os cobrados por envios postados de forma individual. Além disso, a cobrança é faturada mensalmente e as mercadorias são retiradas diariamente no seu endereço.
Podendo assim oferecer valores melhores para o frete e não perderá tempo ao ter que entregar as encomendas em alguma agência da empresa. Fique atento somente às restrições quanto a tamanho, formato e peso das encomendas.
Com essas dicas logística no e-commerce tomam um outro sentido, para melhor! :)
Até o próximo conteúdo!
A questão é: você tem uma grande ideia para seu e-commerce. Já conseguiu fornecedores que oferecem os produtos desejados em condições interessantes e a plataforma contratada será capaz de entregar um site atrativo e responsivo, com inúmeras ferramentas para auxiliar no marketing.
Bom, então o que está faltando?
Talvez pensar com mais cuidado no plano de logística no E-commerce.
Os clientes atuais (consumidores modernos), possuem uma grande exigência em relação aos prazos de entrega prometidos pelos e-commerces. Essa particularidade ocorre porque essas pessoas são bastante ansiosas, acostumadas à velocidade com que tudo acontece na internet.
Por outro lado, é importante considerar que um fator que contribui muito para a ocorrência de abandono de carrinho é o frete, pois trata-se de um valor acima do que o cliente está disposto a pagar ou com um prazo de entrega que a pessoa entende como demorado, desistindo da compra.
Diante disso, se deseja ter sucesso com a sua loja online, o processo de entregas eficiente deve ser objeto de grande atenção, pois é decisivo para o cliente finalizar a compra e ficar satisfeito com a empresa no final da experiência, e isso é provado pelas estatísticas.
Fica atento a essas dicas!
Leia também: Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos
O produto que seu e-commerce vender poderá percorrer um longo caminho até chegar às mãos do seu cliente. Nesse trajeto, passará por inúmeras pessoas nem sempre cuidadosas e será armazenado e transportado junto a outros objetos ‘’pesados’’.
Nesse sentido, tenha cuidado com a embalagem, pois essa terá a árdua missão de proteger a mercadoria até chegar ao cliente. Faça uso de plástico-bolha ou pedaços de isopor para preencher espaços vazios e use caixas reforçadas. Para lacrar, utilize fitas adesivas de boa qualidade. Muitos empreendedores querem economizar nesse processo e acabam falhando grave.
Há o apelo ecológico, entretanto, evite reutilizar caixas, ainda mais se já estiverem gastas, pois vai prejudicar a imagem da empresa. Caso queira ser ecologicamente correto, prefira utilizar as que são feitas de fontes renováveis ou recicladas. Mas a dica é conscientizar seus clientes acerca do que está acontecendo com nosso planeta, que tal criar tutoriais na caixa de reutilização?
Aproveite a compra de caixas e invista em uma personalização que vá aumentar a expectativa do cliente ao abrir o embrulho e as chances de compartilhar a sua experiência de compra. Não se esqueça que as redes sociais são os principais fóruns dos clientes modernos, onde eles trocam experiências de compra.
Prazos de entrega curtos tendem a ser mais atrativos e ajudam o cliente na tomada de decisão de finalizar a compra, porém tenha certeza de que conseguirá cumprir o prazo. O ideal é ter uma margem de segurança, caso ocorra um imprevisto.
Se atente às datas comemorativas — quando os sistemas de entrega ficam saturados — e ajuste os seus prazos, como no final do ano ou em caso de greve dos Correios. Nesse sentido, é melhor informar um prazo de entrega mais longo e surpreender de forma positiva o cliente do que não cumprir o prometido e gerar insatisfação.
Se há algo pior do que a ocorrência de atrasos, aqui está a falta de transparência. A tentativa de inventar desculpas é péssima, pior ainda quando o cliente percebe isso. Portanto, caso tenha problemas no processo de entrega, mantenha o cliente informado dos motivos e das providências que estão sendo tomadas para que o impacto seja menor.
Com essa atitude, são grandes as chances de o cliente ficar satisfeito, mesmo com a ocorrência de problemas. O importante é fazer com que o cliente se coloque no seu lugar, de pessoa que erra.
Não deixe de ler: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce
Diversas pessoas que estão iniciando um e-commerce não sabem, mas os Correios oferecem um serviço interessante para a logística na loja online, que é o contrato de prestação de serviços.
Utilizando como base sua demanda, os Correios poderão oferecer valores bem melhores do que os cobrados por envios postados de forma individual. Além disso, a cobrança é faturada mensalmente e as mercadorias são retiradas diariamente no seu endereço.
Podendo assim oferecer valores melhores para o frete e não perderá tempo ao ter que entregar as encomendas em alguma agência da empresa. Fique atento somente às restrições quanto a tamanho, formato e peso das encomendas.
Com essas dicas logística no e-commerce tomam um outro sentido, para melhor! :)
Até o próximo conteúdo!