Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Logística no e-commerce: 6 boas práticas para aplicar

24.2.2020 13:03

Segundo pesquisas recentes, o mercado varejista, em especial os e-commerces, é um setor que apresentou crescimento constante nos últimos anos. Apesar disso, o número de negócios que também fecham prematuramente é bem significativo e, em grande parte dos casos, as causas são associadas à falta de planejamento e conhecimento da logística no e-commerce.


Diante disso, se você tem um e-commerce ou pretende iniciar um novo projeto, preste atenção nesse conteúdo. Temos informações que vão ajudar seu negócio a crescer e atender seu mercado sem dificuldades ou riscos. 

Qual a relação da Logística no E-commerce? 

Logística no e-commerce: 6 boas práticas para aplicar

Como já é de conhecimento, a logística sempre foi considerada uma atividade essencial para o funcionamento de qualquer empresa, tanto para o setor industrial como para o varejo.


Entretanto, atualmente, ela é vista muito além de uma atividade operacional, mas também como parte essencial da estratégia do negócio, se tornando dessa forma, inclusive, um dos principais diferenciais de uma organização. Ao falarmos sobre e-commerce então, não é nem um pouco difícil encontrar exemplos práticos dessa estratégia.


Temos exemplos de grandes corporações como o Walmart e Amazon, veremos que opções de Same-day Delivery ou entrega antecipada (nesse último caso, o pedido já é carregado no caminhão antes mesmo de o cliente concluir a compra no site) já são realidades e novas ferramentas e inovações surgem nessa área a cada dia.


Mas se existe tanto avanço e tecnologia na logística no e-commerce, por que muitas empresas ainda têm dificuldades de sobreviver nesse mercado? As respostas para essa questão são várias. Podemos ressaltar que um erro muito comum é enxergar a logística somente como transporte e deixar para trás toda estrutura necessária por trás, como processos, sistemas, armazenagem e uma boa gestão. 


Frente a tudo isso, listamos 6 boas práticas logísticas para você aplicar em seu e-commerce

Leia também: Por que a Amazon é o mestre jedi da logística no e-commerce?

Quais as práticas indispensáveis na logística no e-commerce 

1. Explorar modais alternativos de transportes 

É de conhecimento de todos que a logística no Brasil se concentra no modal rodoviário, tendo em vista a falta de infraestrutura de ferrovias, portos e o alto custo das entregas aéreas. Mesmo com esse cenário, o e-commerce conta com alternativas bem interessantes, modernas, práticas e de excelente custo-benefício.  

Aplicativos de entregas de bicicleta, motoboys e até carros particulares são exemplos disso. E até pouco tempo a dinâmica de apps era impensável. Além de serem práticas e seguras, essas opções costumam não ter vínculos empregatícios, contratos complicados, tabelas de preço fixo, entre outras burocracias e custos que sempre foram entraves para lojistas. 


Nesse sentido, pesquise bem, coloque os valores na ponta do lápis e compare com o seu modelo de entrega atual e veja se não vale a pena mudar! 

2. Investir em tecnologia 

Hoje em dia, a tecnologia está presente em todos os setores da logística e os benefícios, tanto para a operação quanto para a gestão, são incalculáveis. Um exemplo está no fato de que, contar com um rastreador de entregas em tempo real e acessível para o uso do cliente já permite evitar buscas por telefones, centrais de atendimento gigantescas e desgastes comerciais. 


Um sistema WMS para o seu armazém também trata-se de outro exemplo de como a tecnologia se faz necessária dentro da logística no e-commerce. O software possibilita o cadastro de dados de cada produto, localizá-los nas prateleiras por meio de código de barras e otimizar o carregamento. 


Isso indica que a  tecnologia não se faz presente apenas nos softwares, mas também em sistemas operacionais da logística, como carros automáticos para armazéns, elevadores de carga e esteiras inteligentes para o picking.  

3. Otimize seu armazém

Já citamos o same-day delivery acima, assim como a entrega antecipada da Amazon, lembra?


Pois bem! Não pense que seguir esses modelos depende somente de uma transportadora eficiente e de sistemas inteligentes. Afinal, para o sucesso dessas estratégias logísticas, é essencial contar com um estoque organizado e bem estruturado. Independentemente do tamanho ou segmento de sua empresa, há soluções extremamente práticas e flexíveis para otimizar o seu armazém.


Pensa só, por exemplo, receber um pedido, ter o produto em estoque, porém atrasar só porque não conta com um sistema de picking organizado e adequado ao seu tipo de negócio. Isso é chato, não é mesmo?

4. Verticalize seu estoque 

Logística no e-commerce: 6 boas práticas para aplicar

Complementando o tópico acima, a verticalização do estoque é uma estratégia de muitos benefícios e, muitas vezes, desconhecida da logística no e-commerce. Atualmente, é possível contar com mezaninos leves e adaptáveis, porta-pallets, push back, entre outros tipos de estruturas específicas para armazéns, que possibilitam a otimização do espaço e seus processos, sem que haja necessidade de grandes investimentos com obras ou novos aluguéis.


Nesse mesmo local, alterar o layout com essas estruturas e aumentar sua capacidade e produtividade é super possível.  

5. Realizar uma boa gestão de estoque 

Após o investimento na infraestrutura e modernização de seu armazém, é muito importante realizar uma gestão eficiente de seus estoques e processos. Existem sistemas específicos para isso que ajudam a controlar as movimentações, gerar relatórios e analisar dados e informações.


Por outro lado, práticas básicas como realizar inventários frequentes e trabalhar com KPIs são fundamentais e complementam ainda mais a gestão logística

6. Prezar pela segurança de seus produtos 

Não trata-se apenas do transportador ser responsável por cuidar da segurança do produto. Dentro do próprio estoque, é essencial prezar pela integridade e conservação dos itens. Isso depende de uma série de fatores, como temperatura, embalagens, processos de armazenamento, além de outros.  


Entretanto, isso também pode ser reforçado através de cuidados como limpeza frequente dos ambientes e das prateleiras, manuseio correto do operador e equipamentos resistentes, como pallets de aço.


Não há dúvidas de que o mercado de varejo é muito lucrativo e conta com diversas opções para inovações e diferenciais. Nesse sentido, é essencial otimizar todas as operações da logística no e-commerce, muito além de focar somente no transporte. Portanto, modernize a logística de seu negócio, capacite os seus operadores e invista em tecnologia

Leia mais: 4 dicas para preparar seu e-commerce para o Carnaval + Automação Logística

Pier 8: Logística no E-commerce

Logística no e-commerce: 6 boas práticas para aplicar

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: O que é a Logística Reversa no E-Commerce?


Com essas dicas de boas práticas de logística no e-commerce aproveite para maximizar seus resultados. 


Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert