Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
09
2020

Logística na Pandemia: como evitar problemas no Transporte de Vacinas

logística
logística para e-commerce
transporte

O ano de 2020 tem sido significativo quando o assunto é transformação digital, e podemos dizer que a pandemia do coronavírus deu um belo “empurrãozinho” para a acelerar essas mudanças. 

E sabe qual setor sentiu com força este impacto? o setor logístico

Afinal, as vendas por delivery ou e-commerce começaram a acelerar de forma significativa a partir de março de 2020, não à toa, diversos nichos de e-commerce sentiram os impactos para o melhor funcionamento. 

Para além disso, mais do que nunca é importante que não haja falhas na logística de produtos hospitalares

Logística na Pandemia: como ter sucesso no Transporte de Vacinas

Logística na Pandemia: como evitar problemas no Transporte de Vacinas

As vacinas são compostas por partículas inofensivas de bactérias ou vírus, diante disso, tratam-se de materiais sensíveis que demandam extremo cuidado em sua manipulação. De sua saída do laboratório à entrega às farmácias ou unidades de saúde – e, em seguida, aos pacientes –, elas devem ser protegidas para que não sofram nenhum dano ou variação térmica. Afinal, são situações que podem acabar com a eficácia do medicamento e, como consequência, prejudicar a saúde dos futuros pacientes.

Diante disso, o material deve ser transportado sempre numa caixa isotérmica para protegê-los do contato com o ambiente externo. Embora não seja obrigatório, o uso de veículos refrigerados é fundamental como contingência, isso porque os isopores têm tempo limitado de proteção e uma viagem, muitas vezes, pode se tornar mais longa que o esperado. Listamos esses cuidados essenciais no Transporte de Vacinas. Acompanhe: 

  • Não deixar as vacinas por muito tempo na caixa de isopor, já que a isoterma dura por apenas algumas horas;
  • Reservar as vacinas em uma geladeira, desde que se certifique de que a temperatura esteja entre 2 e 8 ºC;
  • Nunca armazená-las nas prateleiras localizadas na porta dos refrigeradores, pois esta parte é mais suscetível ao aquecimento;
  • Não deixar o medicamento em contato diretamente com o gelo. A temperatura pode cair demais, a ponto de tornar a vacina ineficaz;
  •  Pelo mesmo motivo destacado acima, nunca colocar num congelador.

Tecnologia e softwares para gestão

Esse ponto é extremamente relevante quando o assunto é armazenagem hospitalar. O uso de um Sistema de Gestão Logística e outras tecnologias que permitam controlar todo o processo logístico faz toda a diferença no setor da saúde

Independentemente do tamanho da unidade de saúde ou do número de pacientes atendidos diariamente, a armazenagem de medicamentos, realizada de maneira correta, é o que vai dar credibilidade ao serviço prestado pela instituição.

Diante disso, é importante destacar que hospitais, clínicas e laboratórios devem contar sempre com suporte de um serviço terceirizado de logística. Essa parceria logística vai permitir que os hospitais cumpram seu papel social de forma tranquila, sempre zelando pela vida de quem precisa e pelo crescimento financeiro do negócio. 

A Pier 8 é a solução para você terceirizar a logística com eficiência

Terceirizar Logística com a Pier 8 

Logística na Pandemia: como evitar problemas no Transporte de Vacinas

A‌‌ ‌‌terceirização‌ ‌de‌ ‌logística‌‌ ‌‌trata-se‌ ‌da‌ ‌contratação‌ ‌de‌ ‌uma‌ ‌(ou‌ ‌mais)‌ ‌empresas‌ ‌parceiras,‌ ‌que‌ ‌serão‌ ‌responsáveis‌ ‌pela‌ ‌execução‌ ‌de‌ ‌determinadas‌ ‌rotinas‌ ‌do‌ ‌seu‌ ‌negócio.‌ ‌É‌ ‌comum‌ ‌que‌ ‌essa‌ ‌prática‌ ‌seja‌ ‌adotada‌ ‌em‌ ‌rotinas‌ ‌de‌ ‌distribuição‌ ‌(realizada‌ ‌por‌ ‌transportadoras),‌ ‌ou‌ ‌mais‌ ‌ampla,‌ ‌compreendendo‌ ‌também‌ ‌as‌ ‌áreas‌ ‌de‌ ‌recebimento,‌ ‌estoque‌ ‌e‌ ‌expedição‌ ‌(realizada‌ ‌por‌‌ ‌‌operadores‌ ‌logísticos‌).‌ ‌

Dessa‌ ‌forma,‌ ‌para‌ ‌que‌ ‌ela‌ ‌seja‌ ‌adotada,‌ ‌é‌ ‌necessário‌ ‌contar‌ ‌com‌ ‌parceiros‌ ‌de‌ ‌negócio‌ ‌que‌ ‌possuem‌ ‌valores‌ ‌semelhantes‌ ‌e‌ ‌que,‌ ‌sobretudo,‌ ‌firmam‌ ‌compromisso‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌objetivo‌ ‌da‌ ‌sua‌ ‌empresa.‌ ‌Portanto,‌ ‌é‌ ‌uma‌ ‌relação‌ ‌que‌ ‌vai‌ ‌muito‌ ‌além‌ ‌de‌ ‌fornecer‌ ‌serviços.‌ ‌Nesse‌ ‌sentido,‌ ‌ela‌ ‌busca‌ ‌aprimorar‌ ‌os‌ ‌resultados,‌ ‌por‌ ‌meio‌ ‌da‌ ‌contribuição‌ ‌com‌ ‌conhecimento‌ ‌de‌ ‌mercado,‌ ‌‌tecnologia‌ ‌‌e‌ ‌ativos.‌

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que querem melhores resultados! Preencha o formulário, vamos ser parceiros logísticos

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?