Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
12
2020

Logística integrada gera valor para indústrias modernas

Tag
logística
gestão de logística

Antes de mais nada, qual a função da logística

Bom, para responder a essa pergunta precisamos compreender que a logística é responsável por auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega de mercadorias, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de maneira segura. 

As indústrias modernas, assim como os novos hábitos dos consumidores, trouxeram à tona a importância de aliar tecnologia e logística. Nesse cenário, a logística integrada tende a resultar em maior relevância no desempenho dos negócios. Afinal, uma logística eficiente está atenta ao controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto, são atividades logísticas que tornam a relação de uma indústria bem avaliada no mercado. 

Por que a logística integrada gera valor para indústrias modernas?

A logística integrada, que reúne as melhores práticas para indústrias modernas, está alinhada com a realidade dos consumidores, que estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. Com isso, as indústrias têm estado mais atentas para atingir a satisfação dos clientes

Hoje, o comportamento do consumidor não está relacionado somente à espera pela entrega de pedidos, ele se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e com o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa que o enviou.  

Dessa forma, a logística integrada possibilita que sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados de maneira automática, unindo tudo em único lugar. E assim, elimina-se — ou diminui-se de forma considerável — a necessidade de trabalhos e controles manuais.

1. Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar com os erros na gestão da cadeia de suprimentos.

2. Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, com uma logística integrada, é possível ter uma redução de custos operacionais considerável, o que permite à indústria moderna potencializar seu desempenho.

3. Oportunidades em áreas estratégicas

Apesar da tecnologia dispensar alguns serviços operacionais, antes realizados por colaboradores, a logística integrada é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários nas áreas com funções mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

4. Segurança para o colaborador

Os recursos que permitem a logística integrada de armazéns e em outras atividades operacionais são capazes de garantir mais segurança para funcionários, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que expõem os empregados às lesões.

5. Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções dos funcionários.

6. Integração dos processos = otimização de tempo

A integração logística está respaldada no uso de ferramentas que auxiliam a automação logística, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

7. Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque na cadeia de suprimentos torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, dessa forma, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização, evitando possíveis faltas e também desperdícios.

8. Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização logística, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade. Este ponto é crucial na capacidade de atender grandes demandas e atingir metas desafiadoras.

9. Fidelização dos clientes

Indústrias que têm relação direta com o consumidor conseguem trabalhar com mais eficiência nos processos logísticos, podendo direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o consumidor final.

O ganho de tempo para estudar as necessidades e desejos de seus consumidores possibilita que as indústrias façam pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo assim a melhoria na qualidade das mercadorias e consequentemente na experiência de seus consumidores.

Logística integrada: plataforma logística com alta tecnologia para indústrias

Envolver profissionais de logística a fim de garantir um amplo conhecimento interno de negócios é uma das vantagens mais importantes para o crescimento de uma indústria, e a plataforma logística está no mercado, hoje, como ponto estratégico, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque, integrando os processos mais importantes da logística. 

Dessa forma, uma empresa parceira de logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Principais vantagens da plataforma logística da Pier 8:

  • Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  • Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  • Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  • Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço;
  • Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

A Pier 8 tem soluções integradas de logística para indústrias modernas. Entre em contato conosco!


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?