Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Logística e Tecnologia: tecnologia no Transporte de Cargas

30.3.2020 20:29

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, afinal, tecnologia em logística já é uma realidade. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor.


Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente a concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia-a-dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.


O envolvimento da TI (Tecnologia da Informação) e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar, no lugar de que o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão logística muito mais eficiente e econômica. 

Leia também: Como gerenciar a logística do meu negócio?

Logística e Tecnologia:  Evolução do transporte de cargas

Logística e Tecnologia: tecnologia no Transporte de Cargas

Com o crescimento da infraestrutura de estradas, a tecnologia no transporte de cargas favoreceu um salto evolutivo nessa atividade. Se por um lado, vemos o aprimoramento dos veículos. Sabemos que atualmente, há caminhões de diversos tipos, levando em conta a necessidade do frete e a natureza da carga, por exemplo: automóveis refrigerados.


Além disso, avanços tecnológicos permitem que o transporte de mercadorias seja mais rápido, eficaz e seguro. Com o GPS, é possível rastrear veículos e traçar rotas com maior precisão. Sistemas de gestão também possibilitam que gestores tenham mais visibilidade e controle do fluxo das entregas, elevando o nível do serviço prestado aos clientes.

Usos de tecnologia no transporte de cargas

Inovar no transporte de cargas é crucial para que a cadeia de suprimentos seja mais inteligente e produtiva, rendendo bons resultados para o negócio e para a experiência do cliente. Entre as principais tecnologias aplicadas à logística, destacamos o uso de:


  • Identificadores por radiofrequência: aqui trata-se de uma tecnologia que desenvolve um chip que, quando afixado a um produto, permite que ele seja localizado e monitorado em qualquer lugar, mesmo estando em movimento;
  • Sistema de Gestão de Transportes (TMS): um software usado para otimizar a atividade de transporte como um todo. Planejamento de Rotas, gestão de fluxo informações e cálculo de frete são algumas de suas funcionalidades;
  • Sistemas de roteirização e criação de mapas inteligentes: esta é uma importante tecnologia no transporte de cargas, possibilita que gestores planejem rotas de acordo com a distância, prazos, volume de entregas e outros critérios essenciais para o negócio;
  • Monitoramento de carga via mobile: são aplicativos que tornam viável o acompanhamento de um veículo e de uma entrega, em tempo real, fornecendo informação sobre o status da remessa tanto para o gestor quanto para o cliente.


Para impulsionar um negócio e tornar a logística mais flexível e eficiente, é importante que todo gestor informe sobre as tendências de tecnologia no transporte de cargas. Integrar processos da cadeia e apostar em sistemas que aumentam a visibilidade, a precisão e o controle são ações que contribuem de maneira direta para a produtividade, para melhores resultados e, sobretudo, para a satisfação do cliente final.

Plataforma Logística como solução para seu e-commerce

Logística e Tecnologia: tecnologia no Transporte de Cargas

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais considerado importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega

 

Nesse caso, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Uma coisa que não pode ser deixado de lado é que com o fato de cada vez mais pessoas estarem nas redes sociais, tende a ficar ainda mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Não deixe de ler: O que Você Precisa Saber sobre Same Day Delivery

Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!


Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert