Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
07
09
2020

Logística e Armazenamento: Cuidados essenciais no armazenamento de produtos hospitalares

logística
logística para e-commerce
armazenagem

Se tratando de produtos hospitalares, a logística deve ser muito bem pensada. Afinal, devemos ter em mente que qualquer falha na armazenagem hospitalar pode ser extremamente prejudicial para a vida de pacientes em tratamento.

Dessa forma, é essencial que você considere alguns pontos no armazenamento de produtos hospitalares, como: sistemas de conservação, higiene, administração de entradas e saídas, controle do estoque, cumprimento das regras da Anvisa e descarte correto. Neste artigo, vamos detalhar como é possível fazer o armazenamento e distribuição de medicamentos de maneira correta.

Cuidados essenciais no armazenamento de produtos hospitalares

Logística e Armazenamento: Cuidados essenciais no armazenamento de produtos hospitalares

O uso de medicamentos em pacientes internados ou em atendimentos de emergência é algo muito comum em hospitais. Diante da pandemia do coronavírus, esse assunto é ainda mais sério. Por este motivo, o armazenamento de produtos hospitalares precisa ser seguro e eficaz para evitar desperdícios ou uso inadequado das substâncias.

Segundo estatísticas, estima-se que no Brasil mais de 20% dos remédios comprados por hospitais públicos ou privados sejam descartados por falhas na conservação, abertura incorreta das embalagens, compras em excesso, falta de atenção com o prazo de validade e ausência de assepsia. O efeito disso é representado em cerca de R$ 1 bilhão de reais em prejuízos financeiros para o setor de saúde.

Dessa forma, a melhor maneira de combater esta falha é contando com a expertise das empresas de logística, que possuem tecnologia de ponta para os processos de transporte de medicamentos, armazenagem ou distribuição em hospitais. 

Controle adequado da temperatura

A armazenagem refrigerada, normalmente, conta com antecâmara climatizada e docas climatizadas, que vão assegurar que o medicamento seja sempre mantido dentro do padrão de temperatura, respeitando assim as normas determinadas pelo fabricante. Trata-se de um cuidado que vale para vacinas, remédios, produtos biológicos e outros materiais. 

  • O objetivo aqui é zelar para que estes produtos não percam suas propriedades terapêuticas durante seu manuseio.

O armazenamento e distribuição de produtos hospitalares deve ser tema frequente de treinamentos e capacitações tanto nas empresas de saúde quanto nas empresas de logística. Essa é a tática mais adequada para atender às normas dos órgãos reguladores e garantir a adoção das melhores práticas do mercado.

Tecnologia e softwares para gestão

Esse ponto é extremamente relevante quando o assunto é armazenagem hospitalar. O uso de um Sistema de Gestão Logística e outras tecnologias que permitam controlar todo o processo logístico faz toda a diferença no setor da saúde

Independentemente do tamanho da unidade de saúde ou do número de pacientes atendidos diariamente, a armazenagem de medicamentos, realizada de maneira correta, é o que vai dar credibilidade ao serviço prestado pela instituição.

Diante disso, é importante destacar que hospitais, clínicas e laboratórios devem contar sempre com suporte de um serviço terceirizado de logística. Essa parceria logística vai permitir que os hospitais cumpram seu papel social de forma tranquila, sempre zelando pela vida de quem precisa e pelo crescimento financeiro do negócio. 

A Pier 8 é a solução para você terceirizar a logística com eficiência

Terceirizar Logística com a Pier 8 

Logística e Armazenamento: Cuidados essenciais no armazenamento de produtos hospitalares

A‌‌ ‌‌terceirização‌ ‌de‌ ‌logística‌‌ ‌‌trata-se‌ ‌da‌ ‌contratação‌ ‌de‌ ‌uma‌ ‌(ou‌ ‌mais)‌ ‌empresas‌ ‌parceiras,‌ ‌que‌ ‌serão‌ ‌responsáveis‌ ‌pela‌ ‌execução‌ ‌de‌ ‌determinadas‌ ‌rotinas‌ ‌do‌ ‌seu‌ ‌negócio.‌ ‌É‌ ‌comum‌ ‌que‌ ‌essa‌ ‌prática‌ ‌seja‌ ‌adotada‌ ‌em‌ ‌rotinas‌ ‌de‌ ‌distribuição‌ ‌(realizada‌ ‌por‌ ‌transportadoras),‌ ‌ou‌ ‌mais‌ ‌ampla,‌ ‌compreendendo‌ ‌também‌ ‌as‌ ‌áreas‌ ‌de‌ ‌recebimento,‌ ‌estoque‌ ‌e‌ ‌expedição‌ ‌(realizada‌ ‌por‌‌ ‌‌operadores‌ ‌logísticos‌).‌ ‌

Dessa‌ ‌forma,‌ ‌para‌ ‌que‌ ‌ela‌ ‌seja‌ ‌adotada,‌ ‌é‌ ‌necessário‌ ‌contar‌ ‌com‌ ‌parceiros‌ ‌de‌ ‌negócio‌ ‌que‌ possuem‌ ‌valores‌ ‌semelhantes‌ ‌e‌ ‌que,‌ ‌sobretudo,‌ ‌firmam‌ ‌compromisso‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌objetivo‌ ‌da‌ ‌sua‌ ‌empresa.‌ ‌Portanto,‌ ‌é‌ ‌uma‌ ‌relação‌ ‌que‌ ‌vai‌ ‌muito‌ ‌além‌ ‌de‌ ‌fornecer‌ ‌serviços.‌ ‌Nesse‌ ‌sentido,‌ ‌ela‌ ‌busca‌ ‌aprimorar‌ ‌os‌ ‌resultados,‌ ‌por‌ ‌meio‌ ‌da‌ ‌contribuição‌ ‌com‌ ‌conhecimento‌ ‌de‌ ‌mercado,‌ ‌‌tecnologia‌ ‌‌e‌ ‌ativos.‌

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que querem melhores resultados! Preencha o formulário, vamos ser parceiros logísticos

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?