Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
29
05
2021

Logística digital: entenda a iniciativa para cortar custos

Tag
logística

A logística digital é um conceito que estará cada vez mais presente no mercado. Além da boa experiência de compra ao usuário, outro ponto fundamental é que ela é capaz de reduzir custos. A pandemia elevou ainda mais essa importância, certo?

Com isso, a logística digital é uma realidade que pode se desdobrar em resultados promissores para os negócios modernos. Muito tem se falado da logística integrada entre as áreas de vendas e atendimento para que todos tenham a mesma informação sobre cada entrega, repercutindo na experiência do usuário positiva.  Fato é que, esta é uma ação muito importante para posicionar o cliente frente a possíveis reclamações e, principalmente, para se precaver delas.

A tecnologia, nesse caso, permite prevenir erros e falhas e reduzir custos. Por exemplo, se surgir algum imprevisto que dê fim a um atraso na entrega, automaticamente, as áreas envolvidas recebem um alerta para tomar providências e avisar o cliente com antecedência. 

Logística digital: entenda como ela é capaz de cortar custos

Antes da pandemia já estava sendo anunciada a urgência de digitalizar os processos logísticos, isso porque as pessoas estão mais no ambiente online para comprar, estudar e afins. A quarentena escancarou isso. Muitas empresas postergaram a digitalização dos seus processos de gestão de entregas. Porém, com a nova realidade, será cada vez mais comum colaboradores cumprirem suas funções remotamente, logo, há uma necessidade ainda maior de que os gestores controlem informações. 

Uma coisa é certa: nunca foi tão importante às áreas de logística digitalizar tarefas e usar novas tecnologias para ter informações na ponta dos dedos e em tempo real.

Logística 4.0

Por falar em digitalizar empresas, um dos maiores benefícios da Logística 4.0, que trata da digitalização da atividade, acontece na gestão de entregas. Com ela, as empresas conseguem um melhor desempenho de suas tarefas, por ter um processo estruturado para acompanhamento em tempo real das entregas e da digitalização de documentos como canhoto da nota fiscal (NF-e) e o conhecimento eletrônico (CT-e). 

Aqui estamos falando de logística integrada, de fato. Com essas informações para uso a qualquer momento, os gestores de logística, junto com as áreas de vendas e atendimento ao cliente, podem elaborar as melhores estratégias para a resolução de problemas de forma mais ágil e dinâmica.

Digitalizar significa maior controle do que acontece na operação logística. Os dados coletados durante o processo de entrega são enviados do celular do motorista para um painel, que auxilia os gestores a tomar decisões que melhorem a experiência do cliente. Nada como informações em tempo real para garantir uma melhor experiência. 

Com a tecnologia e os sistemas de produção avançando, surge a necessidade de dar mais atenção à relação com o consumidor, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo.

Sendo assim, para que isso se torne possível, é preciso que toda a cadeia de nutrientes esteja alinhada, ou seja, tenha o mesmo pensamento e mantenha as necessidades alinhadas. 

De modo geral, a Logística 4.0 pode ser definida como uma evolução da logística tradicional. Sua premissa básica é a necessidade de investimento em tecnologia para conseguir aumentar o market share.

Como já expusemos, a ideia surgiu após a quarta revolução industrial (a Indústria 4.0). Nesse sentido, o foco é usar a tecnologia como a maior aliada do crescimento organizacional e, então, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações.

Isso só é possível com o uso de algumas soluções. Entre as principais estão:

O que queremos dizer é que o uso dessas tecnologias torna toda a operação conectada, e estamos falando de uma nova era: indústria vendendo direto para o consumidor final. O foco sempre está em manter uma logística mais rápida, eficiente, conectada e inteligente.

A logística cumpre um papel de grande importância na gestão empresarial.

Através do planejamento, da execução e do controle, a área tem como objetivo central otimizar processos logísticos e reduzir custos, com isso, aumenta-se a lucratividade. Contudo, buscar uma logística eficiente implica em compreender a importância de investir em tecnologia para se adequar ao mercado. 

Como cortar custos com Logística Digital

A crise econômica tornou ainda mais evidente a disputa pela preferência do consumidor. Fato é, os consumidores modernos estão mais seletivos e exigentes na hora de fechar negócios. Ou seja, já passou da hora dos negócios mudarem os modelos, principalmente se segue oferecendo o “mais do mesmo”. Conquistar a fidelidade de um cliente, hoje, exige inovação e estratégias inteligentes.

1. Invista em automação de processos

Você pode achar estranho o fato de reduzir custos na logística a partir do investimento em automação, afinal, demanda dinheiro. Entretanto, estar alinhado com tecnologias e automação de processos é uma maneira inteligente de reduzir gastos.

Não se esqueça que o investimento inicial necessário para a compra de softwares e outras ferramentas e recursos tecnológicos será compensado a longo prazo. 

Ao compactuar com tecnologias para a logística, seu negócio se tornará muito mais eficiente e seguro, livre de falhas humanas e processos lentos. A automação dos processos logísticos envolve tarefas administrativas e operacionais. Diante disso, você adotará uma execução de atividades padronizadas, o resultado será um ritmo de trabalho contínuo e ágil.

2. Reorganize os processos logísticos

Vale reconhecer aqui que, a eficiência de um profissional de logística demanda também de processos que necessitem de intervenção para se tornarem mais eficientes. Dessa forma, reorganizar seus processos logísticos é a chave para abrir a porta do sucesso.

No entanto, é necessário estudar o funcionamento do setor, avaliar os resultados, conhecer os métodos e os funcionários responsáveis por cada tarefa de um processo logístico. Para então, após isso, reorganizar os processos para uma logística eficiente

3. Estabeleça metas desafiadoras

Reduzir custos na logística pode não ser uma tarefa simples, mas é fundamental para o sucesso de negócios modernos. Por isso, é essencial que os profissionais logísticos tracem metas de redução de gastos.

Mas não se engane, o grande segredo é encontrar um equilíbrio na gestão de gastos frente às metas de redução e os limites a que a indústria está submetida. É essencial traçar metas e limites desafiadores, mas é muito importante que sejam possíveis de serem alcançados — do contrário, a qualidade do serviço pode sentir um impacto negativo.

4. Conte com o apoio de uma empresa logística especializada

Empresas especializadas em logística, como a Pier 8, podem ser parceiras fundamentais para reduzir custos, entretanto, isso não significa que você não tem capacidade para lidar com os processos logísticos. Muito pelo contrário: essa é uma das maneiras mais inteligentes de reduzir gastos e ainda aumentar a produtividade do setor logístico.

Contar com parceiros que estão inteirados sobre os diferenciais competitivos, pode fazer com que um gerente logístico se dedique a questões mais críticas da sua área. A partir de uma empresa parceira e com profissionalismo na logística, você terá apoio com a estocagem e a armazenagem, por exemplo, além de reduzir gastos com falhas e retrabalhos. Tenha mais tranquilidade para gerir e coordenar seus funcionários! 

5. Reduzir Custos de Logística com Plataforma 

Ao terceirizar a logística, você contará com o apoio do trabalho em conjunto de uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio, e esta é uma das maiores vantagens para empresas destacadas no mercado. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Se você é um empreendedor, seja de pequeno ou grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito para buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Como já foi falado acima, uma empresa parceira logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente.
Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, ganha-se mais segurança, para clientes e empreendedores. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Sendo a logística parte estrutural de um negócio, todo processo logística exige eficiência. 

Diante disso, antes de montar sua empresa, você deve estar atento com a estrutura de logística, fazendo um link de soluções inteligentes para reduzir custos de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

Conheça nossas soluções para logística . Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
logística

Logística digital: entenda a iniciativa para cortar custos

A logística digital é um conceito que estará cada vez mais presente no mercado. Além da boa experiência de compra ao usuário, outro ponto fundamental é que ela é capaz de reduzir custos. A pandemia elevou ainda mais essa importância, certo?

Com isso, a logística digital é uma realidade que pode se desdobrar em resultados promissores para os negócios modernos. Muito tem se falado da logística integrada entre as áreas de vendas e atendimento para que todos tenham a mesma informação sobre cada entrega, repercutindo na experiência do usuário positiva.  Fato é que, esta é uma ação muito importante para posicionar o cliente frente a possíveis reclamações e, principalmente, para se precaver delas.

A tecnologia, nesse caso, permite prevenir erros e falhas e reduzir custos. Por exemplo, se surgir algum imprevisto que dê fim a um atraso na entrega, automaticamente, as áreas envolvidas recebem um alerta para tomar providências e avisar o cliente com antecedência. 

Logística digital: entenda como ela é capaz de cortar custos

Antes da pandemia já estava sendo anunciada a urgência de digitalizar os processos logísticos, isso porque as pessoas estão mais no ambiente online para comprar, estudar e afins. A quarentena escancarou isso. Muitas empresas postergaram a digitalização dos seus processos de gestão de entregas. Porém, com a nova realidade, será cada vez mais comum colaboradores cumprirem suas funções remotamente, logo, há uma necessidade ainda maior de que os gestores controlem informações. 

Uma coisa é certa: nunca foi tão importante às áreas de logística digitalizar tarefas e usar novas tecnologias para ter informações na ponta dos dedos e em tempo real.

Logística 4.0

Por falar em digitalizar empresas, um dos maiores benefícios da Logística 4.0, que trata da digitalização da atividade, acontece na gestão de entregas. Com ela, as empresas conseguem um melhor desempenho de suas tarefas, por ter um processo estruturado para acompanhamento em tempo real das entregas e da digitalização de documentos como canhoto da nota fiscal (NF-e) e o conhecimento eletrônico (CT-e). 

Aqui estamos falando de logística integrada, de fato. Com essas informações para uso a qualquer momento, os gestores de logística, junto com as áreas de vendas e atendimento ao cliente, podem elaborar as melhores estratégias para a resolução de problemas de forma mais ágil e dinâmica.

Digitalizar significa maior controle do que acontece na operação logística. Os dados coletados durante o processo de entrega são enviados do celular do motorista para um painel, que auxilia os gestores a tomar decisões que melhorem a experiência do cliente. Nada como informações em tempo real para garantir uma melhor experiência. 

Com a tecnologia e os sistemas de produção avançando, surge a necessidade de dar mais atenção à relação com o consumidor, produzir bens personalizados e fabricar somente o necessário para a comercialização em um curto período de tempo.

Sendo assim, para que isso se torne possível, é preciso que toda a cadeia de nutrientes esteja alinhada, ou seja, tenha o mesmo pensamento e mantenha as necessidades alinhadas. 

De modo geral, a Logística 4.0 pode ser definida como uma evolução da logística tradicional. Sua premissa básica é a necessidade de investimento em tecnologia para conseguir aumentar o market share.

Como já expusemos, a ideia surgiu após a quarta revolução industrial (a Indústria 4.0). Nesse sentido, o foco é usar a tecnologia como a maior aliada do crescimento organizacional e, então, a tendência é a de que os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e o ganho de eficiência nas operações.

Isso só é possível com o uso de algumas soluções. Entre as principais estão:

O que queremos dizer é que o uso dessas tecnologias torna toda a operação conectada, e estamos falando de uma nova era: indústria vendendo direto para o consumidor final. O foco sempre está em manter uma logística mais rápida, eficiente, conectada e inteligente.

A logística cumpre um papel de grande importância na gestão empresarial.

Através do planejamento, da execução e do controle, a área tem como objetivo central otimizar processos logísticos e reduzir custos, com isso, aumenta-se a lucratividade. Contudo, buscar uma logística eficiente implica em compreender a importância de investir em tecnologia para se adequar ao mercado. 

Como cortar custos com Logística Digital

A crise econômica tornou ainda mais evidente a disputa pela preferência do consumidor. Fato é, os consumidores modernos estão mais seletivos e exigentes na hora de fechar negócios. Ou seja, já passou da hora dos negócios mudarem os modelos, principalmente se segue oferecendo o “mais do mesmo”. Conquistar a fidelidade de um cliente, hoje, exige inovação e estratégias inteligentes.

1. Invista em automação de processos

Você pode achar estranho o fato de reduzir custos na logística a partir do investimento em automação, afinal, demanda dinheiro. Entretanto, estar alinhado com tecnologias e automação de processos é uma maneira inteligente de reduzir gastos.

Não se esqueça que o investimento inicial necessário para a compra de softwares e outras ferramentas e recursos tecnológicos será compensado a longo prazo. 

Ao compactuar com tecnologias para a logística, seu negócio se tornará muito mais eficiente e seguro, livre de falhas humanas e processos lentos. A automação dos processos logísticos envolve tarefas administrativas e operacionais. Diante disso, você adotará uma execução de atividades padronizadas, o resultado será um ritmo de trabalho contínuo e ágil.

2. Reorganize os processos logísticos

Vale reconhecer aqui que, a eficiência de um profissional de logística demanda também de processos que necessitem de intervenção para se tornarem mais eficientes. Dessa forma, reorganizar seus processos logísticos é a chave para abrir a porta do sucesso.

No entanto, é necessário estudar o funcionamento do setor, avaliar os resultados, conhecer os métodos e os funcionários responsáveis por cada tarefa de um processo logístico. Para então, após isso, reorganizar os processos para uma logística eficiente

3. Estabeleça metas desafiadoras

Reduzir custos na logística pode não ser uma tarefa simples, mas é fundamental para o sucesso de negócios modernos. Por isso, é essencial que os profissionais logísticos tracem metas de redução de gastos.

Mas não se engane, o grande segredo é encontrar um equilíbrio na gestão de gastos frente às metas de redução e os limites a que a indústria está submetida. É essencial traçar metas e limites desafiadores, mas é muito importante que sejam possíveis de serem alcançados — do contrário, a qualidade do serviço pode sentir um impacto negativo.

4. Conte com o apoio de uma empresa logística especializada

Empresas especializadas em logística, como a Pier 8, podem ser parceiras fundamentais para reduzir custos, entretanto, isso não significa que você não tem capacidade para lidar com os processos logísticos. Muito pelo contrário: essa é uma das maneiras mais inteligentes de reduzir gastos e ainda aumentar a produtividade do setor logístico.

Contar com parceiros que estão inteirados sobre os diferenciais competitivos, pode fazer com que um gerente logístico se dedique a questões mais críticas da sua área. A partir de uma empresa parceira e com profissionalismo na logística, você terá apoio com a estocagem e a armazenagem, por exemplo, além de reduzir gastos com falhas e retrabalhos. Tenha mais tranquilidade para gerir e coordenar seus funcionários! 

5. Reduzir Custos de Logística com Plataforma 

Ao terceirizar a logística, você contará com o apoio do trabalho em conjunto de uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio, e esta é uma das maiores vantagens para empresas destacadas no mercado. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Se você é um empreendedor, seja de pequeno ou grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito para buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Como já foi falado acima, uma empresa parceira logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente.
Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, ganha-se mais segurança, para clientes e empreendedores. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. Resolvemos listar, como principais vantagens de uma plataforma logística:

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

Sendo a logística parte estrutural de um negócio, todo processo logística exige eficiência. 

Diante disso, antes de montar sua empresa, você deve estar atento com a estrutura de logística, fazendo um link de soluções inteligentes para reduzir custos de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

Conheça nossas soluções para logística . Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 


Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?