Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
05
02
2020

Logística: dicas especiais para seu e-commerce de sucesso

logística
loja virtual
e-commerce

O crescimento de e-commerces é uma tendência cada vez mais comum entre os lojistas brasileiros. Já não é novidade que o setor de e-commerce cresce sem parar todos os anos e está representando uma bela parcela do varejo nacional.


Muitos especialistas no assunto comentam sobre a facilidade que é abrir uma loja virtual. Entretanto, o desafio está em manter um bom negócio e ser inovador no mercado. Neste conteúdo vamos te apresentar dicas especiais de logística para seu e-commerce de sucesso.

Leia também: Qual a importância do Business Intelligence para as práticas logísticas?

Evolução dos Processos logísticos 

Logística: dicas especiais para seu e-commerce de sucesso

Com o comércio eletrônico surgiram novas necessidades e expectativas, causadas sobretudo pelo aumento da capilaridade das coletas e entregas e o fracionamento dos pedidos.  Conforme esta modalidade de comércio foi evoluindo, operações logísticas e frete passaram a demandar baixo custo, velocidade e qualidade. Tudo isso num modelo operacional bastante distinto do que está presente agora.


O custo baixo das operações logísticas e do frete se tornaram requisitos para viabilizar novos e-commerces e gerar competitividade entre as que já estão com tudo no mercado. Produto com preço baixo e com frete caro, não funciona. Por outro lado, o fator tempo ficou ainda mais valorizado. 


Considerando que uma das principais diferenças entre as lojas físicas e as virtuais é o prazo de entrega, a demanda por frete rápido aumentou. Mas aí surge outro ponto de atenção: de nada adianta um frete rápido se houverem erros, que podem surgir desde o processamento do pedido até a entrega na casa do e-consumidor. Por este motivo os indicadores logísticos ganharam ainda mais importância, afinal, os consumidores modernos não têm mais a mesma paciência e tolerância de décadas passadas.

Logística: Diferenciais para um E-commerce de Sucesso 

Os diferenciais logísticos podem atuar como excelentes fomentadores de competitividade e não somente no aspecto preço, confira algumas outras alternativas:

Prazo de entrega

Entregar mais rápido pode ser um diferencial importnate ao se comparar o mesmo produto vendido por um e-commerce que entrega em 20 dias e outra em 5 dias. Nem todos os clientes possuem a mesma rotina, entretanto uma modalidade de entrega pode ser interessante para um, mas não para outro. Disponibilizar diferentes opções de frete, como: normal, expresso e same day delivery (entrega no mesmo dia) atende a todas as necessidades.

Leia também: O que você precisa saber sobre Same day Delivery 

Conveniência

Oferecer ao cliente um modelo único e engessado é um grande erro.  É possível conquistá-lo e até fidelizá-lo ao resolver o problema do cliente. Esse é o caso de quem compra pela internet, mas que reside em condomínio sem portaria e não dispõe de alguém para receber o pedido durante o horário comercial. A opção de retirar na loja pode ser interessante, apesar de não ser de fato uma completa conveniência, já que o cliente terá que se locomover até uma loja física retirar seu produto. 

Embalagem

Um pacote diferenciado impacta o cliente e diferencia o pedido de uma loja da outra. Portanto oferecer embalagem especial, ou mesmo pensar em ações que sejam especialmente datas comemorativas,  pode resultar em maior destaque e compras recorrentes. É possível trabalhar essa diferenciação aplicando um pacote padrão para datas comerciais, como o natal e/ou de forma opcional ao cliente, de acordo com seu interesse.

Terceirizar é uma boa resposta à Logística para E-commerce?

Logística: dicas especiais para seu e-commerce de sucesso

A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística de e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.


Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.

Benefícios da terceirização

  • Interface de gestão da plataforma logística, ou seja, qualquer pedido feito no site de sua loja será considerado;
  • Depois de enviado o pedido, tanto o cliente quanto o e-commerce poderão rastrear o produto;
  • A logística irá se encarregar do recebimento, estocagem e controle das mercadorias, realizando ainda o empacotamento e envio das encomendas;
  • A logística reversa será realizada com mais eficiência, ou seja, cada mercadoria devolvida será reintegrada ao estoque ou será descartada caso não possa ser reintegrada;
  • Variedade nas opções de entrega, como Econômica, Expressa e outras, isso porque haverá maiores chances de serem feitas parcerias vantajosas com as transportadoras, garantindo melhores valores de fretes para o cliente.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas!

Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?