Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Logística de Suprimentos: Como otimizar sua empresa

17.1.2020 16:31

A logística de suprimentos é um aspecto fundamental que afeta desde pequenos negócios até grandes corporações. O crescimento da malha programada, a expansão do mercado consumidor e a concorrência da área de transportes são fatores que devem ser analisados com cuidado.

Diante de sua importância estratégica, deve-se considerar a logística como uma parte integrada da cadeia de suprimentos. Por isso, o planejamento de todo o processo de abastecimento deve ser desenvolvido para assimilar fabricantes, transportadoras e clientes.

Aproveite para saber mais sobre o assunto acompanhando o conteúdo deste artigo!

Leia também: Guia definitivo: logística de loja virtual que resulta em vendas

Logística de suprimentos: Como otimizar sua empresa

Logística de Suprimentos: Como otimizar sua empresa

Dentro do processo de movimentação de mercadorias, há termos que se referem ao processo de armazenagem, transporte e aquisição matérias-primas para dentro de um empreendimento. Essa atividade recebe o nome de logística de suprimentos ou logística inbound.

Esse fluxo tem relevância estratégica, pois erros no seu planejamento podem resultar em:



  • Paradas na linha de produção;
  • Escassez de mercadorias para revenda;
  • Falta de materiais para a linha de produção;
  • Realização de compras em caráter emergencial.


É justamente por isso que a gestão de suprimentos deve atuar de forma eficiente para prevenir problemas. Separamos dicas infalíveis para você otimizar sua empresa. 

Manter o processo de suprimentos em perfeito funcionamento é um desafio constante que pode ser afetado por diversos motivos, como imprevistos, oscilações de preço e problemas com o transporte. Entretanto, há estratégias que podem ser adotadas com o intuito de aumentar as chances de sucesso.


1. Selecione fornecedores confiáveis

A capacidade de uma empresa manter-se abastecida tem relação direta com a qualificação dos fornecedores de bens e serviços. Por isso, valorize os parceiros que tenham capacidade técnica e experiência para lidar com a demanda da área de compras.

A construção dessa relação propicia, por exemplo, a logística enxuta e a gestão de estoque por meio do modelo just in time. Ou seja, o pedido de materiais ocorre somente quando há necessidade, evitando, assim, a possibilidade de perdas e desperdício.


Leia mais: 5 motivos que indicam que uma empresa logística pode te levar ao sucesso

2. Planeje o abastecimento

Como já sabemos, a logística de suprimentos é o processo para abastecer uma determinada empresa dos insumos necessários para a manufatura e, posteriormente, venda. Isso quer dizer que é preciso focar na necessidade de reabastecimento, controle dos níveis de estoque e ao volume de vendas.

Desse modo, é possível estimar a demanda de forma adequada para que o consumidor possa ser atendido adequadamente. Esse é um diferencial importante que permite o atendimento dos prazos estipulados e garante a qualidade das mercadorias.

3. Invista em sistemas de informação

É vital contar com sistemas informatizados para o gerenciamento das atividades que compõem a cadeia de suprimentos. Desse modo, o gestor dispõe de uma ferramenta que é capaz de:

  • automatizar a execução de tarefas;
  • propiciar o aumento da produtividade;
  • registrar as transações de compra e venda;
  • consolidar relatórios gerenciais para a avaliação do desempenho.

4. Mantenha os processos simplificados

Não importa, mesmo que o seu negócio se encontre em um bom momento e esteja crescendo, não há necessidade de tornar a operação mais complexa do que é demandado.

Isso quer dizer que fabricantes, centros de distribuição e pontos de vendas deve estar integrados.

Nesse sentido, é possível evitar conflitos em cada etapa que poderiam resultar em perdas e aumento dos custos operacionais. Por outro lado, é essencial não perder a visibilidade sobre as atividades e as oportunidades de melhoria.



Integração é a palavra-chave para manter a logística de suprimentos em sintonia com a estratégia da empresa e as demandas do mercado consumidor.

Por esses e outros motivos, busque aprimorar todo o processo para garantir resultados que vão ajudar o seu negócio a crescer.

Não deixe de ler: 5 motivos que comprovam que Terceirizar Logística é otimizar e-commerce

Gostou do nosso conteúdo?

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima!


Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert