Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
28
04
2020

Logística de entrega e Coronavírus: o que você precisa saber

logística
entrega
entrega rapida

Como todos já sabemos, se tratando de Coronavírus, tudo começou a tomar forma no país mais populoso do mundo, a China, e sua transmissão se alastrou a outros continentes em um curto período. A pandemia foi responsável por trazer à várias empresas cessar ou transferir as atividades ao home office durante o período de quarentena.


A decisão interferiu significamente nos produtos de importação e exportação no mundo todo, sobretudo porque a China é um dos maiores parceiros comerciais do mundo. Entretanto, como o coronavírus impacta diretamente na logística brasileira? Com a ausência da exportação, a produção brasileira, sobretudo de produtos perecíveis agrícolas, como a soja, não é escoada, sendo necessário buscar novos parceiros ou direcionar para o consumo interno do País.


Se tratando do ponto de vista interno, estamos vivendo um momento ímpar devido ao novo coronavírus. Além de medidas básicas de higiene, o principal cuidado para erradicar o vírus é o isolamento social. 


É importante evitar aglomerações, inclusive no ambiente dos centros de distribuição, e a operação logística de toda a cadeia de abastecimento está sendo exigida como nunca. Ocorreu um aumento da demanda de itens específicos, como álcool gel, luvas e máscaras, além de itens da cesta básica. Isso esgota os estoques de toda a cadeia, fazendo com que a indústria tenha que aumentar sua produção.


O aumento do consumo da população nos supermercados e farmácias reflete de maneira direta na demanda do atacado distribuidor e você sabe o que isso significa, não é mesmo? 


Crises como essa intensificam a importância de um bom controle de estoque, que precisa estar abastecido. Nesse sentido, sua equipe deve estar alinhada na separação e montagem das cargas e sua entrega tem que ser precisa para não faltar itens nas prateleiras.

Logística de entrega e Coronavírus: o que você precisa saber


É aí que entra o sistema de gestão de armazém, que possibilita reduzir, em média, 50% das pessoas dentro do depósito para sustentar a sua operação. O que é muito benéfico na situação atual, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta evitar aglomerações. E não para por aí! Com um software de gestão, você reduz 40% do tempo na separação de mercadorias.


A cadeia de abastecimento trata-se de um setor que não pode parar diante deste cenário caótico, sobretudo no que se refere à distribuição de itens de primeira necessidade, como alimentação e higiene, pois pode se tornar uma operação de guerra! Então, além da armazenagem, outro ponto crítico é a gestão de entregas.

O giro de mercadorias foi transformado diante do cenário de confinamento da população, o que ocasiona – de maneira errônea– compras além da necessidade, temendo o desabastecimento. 

Como isso acontece?

O supermercadista irá comprar mais do atacado para se abastecer e atender a demanda do consumidor, impactando na logística de distribuição, pois agora serão necessários mais caminhões de abastecimento. O problema acontece porque muitos desses caminhões não estão completamente carregados, o que gera gastos extras ao distribuidor. Aqui, mais uma vez, a tecnologia apoia este gargalo.

A solução é usar uma solução de montagens de rotas com auxílio de mapas e geração de trajetos otimizados. Com essas ferramentas é possível realizar uma previsão de custo e distância, além de selecionar o transporte mais apropriado. O intuito é que o distribuidor não sofra o impacto de aumento de custo logístico e o cliente não seja impactado com o desabastecimento.

Logística de entrega e Coronavírus: o que você precisa saber


E por último, mas não menos importante, é a atuação do distribuidor diretamente no PDV por meio do trabalho do promotor, que pode identificar rupturas de produtos e gerar pedidos de maneira rápida através de plataformas de trade marketing. A união dos promotores com a logística de entrega promove agilidade para minimizar os riscos de desabastecimento e evitar que a cadeia seja quebrada.


Nesse sentido, a conscientização da importância da logística brasileira diante da crise imposta pelo Coronavírus visa não só trazer uma gestão eficaz à cadeia de distribuição, mas sim garantir que a união das forças possa minimizar os impactos negativos para a população. Vamos passar por isso juntos! 

Logística de Entrega Pier 8: crescendo em tempos de crise

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Agora é agora! Como cuidar da logística do seu negócio

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Até a próxima! :)

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?