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11
02
2020

Logística de e-commerce: qual a importância de fazer gestão online

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Na atualidade, os e-commerces invadiram o mercado e de uma vez por todas alcançaram a preferência de muitos consumidores, sobretudo os mais jovens, que fazem suas compras através da internet, enquanto utilizam o computador (desktop) ou laptop, e também andando pelas ruas através de aplicativos móveis.


A logística é um tema de grande importância quando o assunto é e-commerce, basta considerar que, não há loja física, mas ainda é necessário armazenar e transportar mercadorias.


Neste conteúdo vamos apresentar a importância da logística de ecommerce


Vamos lá! 

Leia também: Como aplicar Big Data na Logística

O que é logística de e-commerce?

Logística de e-commerce: qual a importância de fazer gestão online

A logística de e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:


  • Recebimento e conferência dos produtos ou insumos;
  • Estocagem;
  • Atuação das transportadoras, no caso de empresas que são encarregadas pelas entregas;
  • Rastreamento dos pedidos enviados;
  • Gerenciamento das entregas.


A logística de e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.

Por que ter uma logística no e-commerce?

Lojas virtuais precisam investir em logística para assegurar o crescimento do negócio, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Este último fator tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, sobretudo devido a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.


Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são questões relevantes no momento de escolher um e-commerce. Dessa forma, a logística de e-commerce bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa que atua na internet.

É responsabilidade do empreendedor ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo e valorizar a experiência do consumidor.


Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente irá atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra no e-commerce.


O valor do preço é um elemento do e-commerce que ainda representa desvantagem em relação ao comércio tradicional. A compra de um produto cujo valor do frete seja muito caro só é realmente digno de vantagem quando esse produto não existe na cidade do consumidor.


Portanto, o gestor deve considerar a logística de e-commerce como fundamental para seu negócio e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem apenas no último momento.

É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que vão satisfazer as necessidades de seu e-commerce.

Terceirizar é uma boa resposta à Logística de E-commerce?

Logística de e-commerce: qual a importância de fazer gestão online

A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística de e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.


Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.

Benefícios da terceirização

  • Interface de gestão da plataforma logística, ou seja, qualquer pedido feito no site de sua loja será considerado;
  • Depois de enviado o pedido, tanto o cliente quanto o e-commerce poderão rastrear o produto;
  • A logística irá se encarregar do recebimento, estocagem e controle das mercadorias, realizando ainda o empacotamento e envio das encomendas;
  • A logística reversa será realizada com mais eficiência, ou seja, cada mercadoria devolvida será reintegrada ao estoque ou será descartada caso não possa ser reintegrada;
  • Variedade nas opções de entrega, como Econômica, Expressa e outras, isso porque haverá maiores chances de serem feitas parcerias vantajosas com as transportadoras, garantindo melhores valores de fretes para o cliente.

Fatores que envolvem a gestão de logística de ecommerce

O gerenciamento da logística em um e-commerce  pode sair muito caro para a empresa.  Devido a isso, o empreendedor não pode errar quanto a isso, incluindo os valores relacionados a ela nos custos totais do negócio.


Necessariamente, a logística de e-commerce deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz. Existem muitas soluções tecnológicas que podem te ajudar a gerenciar com sucesso a sua logística de e-commerce.

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.


Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Logística de e-commerce: qual a importância de fazer gestão online

Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, ou seja, um sistema de gestão logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.

Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Pier 8: Logística Terceirizada para E-commerce

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro, serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Aprenda como desenvolver o planejamento logístico de sua empresa!

Essas são somente algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para potencializar sua logística de e-commerce. Porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Até a próxima!

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