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05
01
2021

Logística de cosméticos: como fazer do jeito certo

Tag
logística

O setor de cosméticos está em constante crescimento no Brasil, e tem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Para gerar um diferencial competitivo e conseguir se destacar perante a concorrência, algumas estratégias precisam ser elaboradas e aplicadas para ontem! Entre elas, ter uma logística de cosméticos eficiente permite uma execução mais adequada dos processos, sendo desde a criação do produto até a chegada ao consumidor final

A regra é clara: é fundamental que o cliente entenda que o item desenvolvido tem a importante qualidade para evitar danos à saúde, além de identificar toda preocupação em atender às suas expectativas. No entanto, é necessário realizar o desenvolvimento de novas técnicas para que a cadeia de produção seja a mais qualificada possível. Os tempos mudaram, principalmente em consequência da pandemia do coronavírus: o mercado está cada vez mais exigente. É preciso estar preparado para os desafios para não ter uma logística com falhas

Logística de cosméticos: mais eficiência com menos falhas! 

Falhas em qualquer momento do processo logístico, hoje, pode repercutir impactos muito negativos. Explorar soluções na logística de cosméticos é fundamental na era da indústria 4.0! Acompanhe as dicas para fazer do jeito certo: 

Realize um planejamento eficaz

Diante do fato de que o setor possui ascensão no mercado, é de extrema importância investir em um bom planejamento, criado com base no levantamento das necessidades da empresa. Para isso ter sucesso, um cronograma sobre custos, pedidos, atendimento, entregas, entre outros, pode ser desenvolvido.

Além disso, também é necessário contar com um time que seja capacitado, que esteja alinhado com a ideia do negócio, evitando assim que problemas possam afetar de maneira considerável o desenvolvimento da companhia.

Tenha cuidado com o processo de armazenamento

O local utilizado para a armazenagem do produto deve ser olhado com o intuito de garantir a sua qualidade. Os cosméticos são itens frágeis e que precisam de um espaço adequado para a sua armazenagem. Nesse tipo de situação, algumas alternativas, como ter um ambiente próprio ou terceirizado, por exemplo, pode ser necessário. Por outro lado, é primordial monitorar o local e se certificar da segurança, higiene e processos de entregas e recolhimento.

Escolha as embalagens corretamente

O objetivo da embalagem é proteger o produto para que ele chegue intacto nas mãos dos consumidores. Um grande erro de muitas organizações é tentar economizar nesse processo, e para isso acabam por adquirir itens com materiais que possam provocar grandes prejuízos por não serem as adequadas ou terem qualidade inferior ao que o item exige. É muito importante que a embalagem seja resistente e garanta a segurança da mercadoria ao longo de todo trajeto, ou seja, desde a fábrica até as lojas e mãos do consumidor.

Preze pelo transporte apropriado

O transporte de cosméticos é uma etapa que demanda muita atenção, sobretudo tendo em vista que os produtos podem sofrer danos, extravio e demais problemas provocados por interferências externas. Isso significa que a forma como são armazenados, transportados e manipulados influenciam de maneira direta na qualidade da mercadoria e satisfação do cliente. Diante disso, os profissionais responsáveis pela condução precisam ser qualificados, além do veículo ter as dimensões adequadas, que siga os padrões de iluminação, temperatura e higiene exigidos, como forma de impedir a alteração da composição química do produto. 

E mais, manter os prazos de entrega definidos e manter toda a documentação necessária são outras questões que não podem ser deixadas de lado de forma alguma.

Cumpra com os prazos estabelecidos

Quanto mais ágil for a entrega, mais satisfeito o cliente fica, isso é óbvio, basta se colocar no lugar do cliente. O que aumenta as chances de uma nova compra no estabelecimento ou, até mesmo, de ele se tornar um consumidor fiel à marca. Além disso, quanto menos tempo o produto ficar parado em estoque, menores vão ser os riscos de que ele sofra eventuais danos.

Fique atento às normas regulamentadoras

Qualquer setor é regido por regras e normas que estabelecem as práticas que devem ser aplicadas para que os processos aconteçam da maneira mais segura possível. Para o setor de cosméticos, é fundamental estar atento às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a responsável por cuidar da inspeção do estabelecimento, e orientar as atividades por meio de uma equipe capacitada.

Conte com o apoio da tecnologia logística 

O transporte dos cosméticos pode ser aperfeiçoado através da implementação de tecnologias que possam auxiliar no monitoramento e rastreamento em tempo real, dessa forma, é possível entender quais produtos estão e qual é o seu status de entrega. Também é uma forma de proporcionar maior segurança ao trajeto das mercadorias e contribuir para o controle de qualidade.

A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital!Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Entre os recursos que mais se destacam e que são mais utilizados pelas empresas, estão a inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas, etc. Elas podem trazer muitos benefícios quando o assunto é a economia de gastos, redução da burocracia e dos erros humanos, aumento da lucratividade e confiabilidade.

Sistema WMS torna a logística de cosméticos mais eficiente

Um software, como o sistema WMS tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Um dos desdobramentos a respeito do mundo cada vez mais digital é que estamos vivendo a era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, o impacto positivo das tecnologias na logística de cosméticos. Contar com ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

A logística de cosméticos é um dos setores mais importantes para o crescimento de negócios no setor. Essa logística envolve diversos processos necessários para garantir a qualidade dos produtos criados, operações eficientes, redução de custos, entre outros aspectos. Além disso, essas ações geram impactos diretos de como o cliente vê os estabelecimentos e seus produtos oferecidos, influenciando assim no espaço conquistado pelo negócio no mercado. A Pier 8 tem soluções em logística de cosméticos. Preencha o formulário, vamos conversar! 


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logística

Logística de cosméticos: como fazer do jeito certo

O setor de cosméticos está em constante crescimento no Brasil, e tem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Para gerar um diferencial competitivo e conseguir se destacar perante a concorrência, algumas estratégias precisam ser elaboradas e aplicadas para ontem! Entre elas, ter uma logística de cosméticos eficiente permite uma execução mais adequada dos processos, sendo desde a criação do produto até a chegada ao consumidor final

A regra é clara: é fundamental que o cliente entenda que o item desenvolvido tem a importante qualidade para evitar danos à saúde, além de identificar toda preocupação em atender às suas expectativas. No entanto, é necessário realizar o desenvolvimento de novas técnicas para que a cadeia de produção seja a mais qualificada possível. Os tempos mudaram, principalmente em consequência da pandemia do coronavírus: o mercado está cada vez mais exigente. É preciso estar preparado para os desafios para não ter uma logística com falhas

Logística de cosméticos: mais eficiência com menos falhas! 

Falhas em qualquer momento do processo logístico, hoje, pode repercutir impactos muito negativos. Explorar soluções na logística de cosméticos é fundamental na era da indústria 4.0! Acompanhe as dicas para fazer do jeito certo: 

Realize um planejamento eficaz

Diante do fato de que o setor possui ascensão no mercado, é de extrema importância investir em um bom planejamento, criado com base no levantamento das necessidades da empresa. Para isso ter sucesso, um cronograma sobre custos, pedidos, atendimento, entregas, entre outros, pode ser desenvolvido.

Além disso, também é necessário contar com um time que seja capacitado, que esteja alinhado com a ideia do negócio, evitando assim que problemas possam afetar de maneira considerável o desenvolvimento da companhia.

Tenha cuidado com o processo de armazenamento

O local utilizado para a armazenagem do produto deve ser olhado com o intuito de garantir a sua qualidade. Os cosméticos são itens frágeis e que precisam de um espaço adequado para a sua armazenagem. Nesse tipo de situação, algumas alternativas, como ter um ambiente próprio ou terceirizado, por exemplo, pode ser necessário. Por outro lado, é primordial monitorar o local e se certificar da segurança, higiene e processos de entregas e recolhimento.

Escolha as embalagens corretamente

O objetivo da embalagem é proteger o produto para que ele chegue intacto nas mãos dos consumidores. Um grande erro de muitas organizações é tentar economizar nesse processo, e para isso acabam por adquirir itens com materiais que possam provocar grandes prejuízos por não serem as adequadas ou terem qualidade inferior ao que o item exige. É muito importante que a embalagem seja resistente e garanta a segurança da mercadoria ao longo de todo trajeto, ou seja, desde a fábrica até as lojas e mãos do consumidor.

Preze pelo transporte apropriado

O transporte de cosméticos é uma etapa que demanda muita atenção, sobretudo tendo em vista que os produtos podem sofrer danos, extravio e demais problemas provocados por interferências externas. Isso significa que a forma como são armazenados, transportados e manipulados influenciam de maneira direta na qualidade da mercadoria e satisfação do cliente. Diante disso, os profissionais responsáveis pela condução precisam ser qualificados, além do veículo ter as dimensões adequadas, que siga os padrões de iluminação, temperatura e higiene exigidos, como forma de impedir a alteração da composição química do produto. 

E mais, manter os prazos de entrega definidos e manter toda a documentação necessária são outras questões que não podem ser deixadas de lado de forma alguma.

Cumpra com os prazos estabelecidos

Quanto mais ágil for a entrega, mais satisfeito o cliente fica, isso é óbvio, basta se colocar no lugar do cliente. O que aumenta as chances de uma nova compra no estabelecimento ou, até mesmo, de ele se tornar um consumidor fiel à marca. Além disso, quanto menos tempo o produto ficar parado em estoque, menores vão ser os riscos de que ele sofra eventuais danos.

Fique atento às normas regulamentadoras

Qualquer setor é regido por regras e normas que estabelecem as práticas que devem ser aplicadas para que os processos aconteçam da maneira mais segura possível. Para o setor de cosméticos, é fundamental estar atento às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a responsável por cuidar da inspeção do estabelecimento, e orientar as atividades por meio de uma equipe capacitada.

Conte com o apoio da tecnologia logística 

O transporte dos cosméticos pode ser aperfeiçoado através da implementação de tecnologias que possam auxiliar no monitoramento e rastreamento em tempo real, dessa forma, é possível entender quais produtos estão e qual é o seu status de entrega. Também é uma forma de proporcionar maior segurança ao trajeto das mercadorias e contribuir para o controle de qualidade.

A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital!Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Entre os recursos que mais se destacam e que são mais utilizados pelas empresas, estão a inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas, etc. Elas podem trazer muitos benefícios quando o assunto é a economia de gastos, redução da burocracia e dos erros humanos, aumento da lucratividade e confiabilidade.

Sistema WMS torna a logística de cosméticos mais eficiente

Um software, como o sistema WMS tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Um dos desdobramentos a respeito do mundo cada vez mais digital é que estamos vivendo a era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, o impacto positivo das tecnologias na logística de cosméticos. Contar com ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

A logística de cosméticos é um dos setores mais importantes para o crescimento de negócios no setor. Essa logística envolve diversos processos necessários para garantir a qualidade dos produtos criados, operações eficientes, redução de custos, entre outros aspectos. Além disso, essas ações geram impactos diretos de como o cliente vê os estabelecimentos e seus produtos oferecidos, influenciando assim no espaço conquistado pelo negócio no mercado. A Pier 8 tem soluções em logística de cosméticos. Preencha o formulário, vamos conversar! 


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