Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
25
06
2020

Logística 4.0: O que é Paperless?

logística
logística 4.0
logística para e-commerce

Essa é a nossa era: logística 4.0. Afinal, falamos constantemente em tecnologia, digitalização, automatização dos processos logísticos e, mesmo assim, a maioria das empresas ainda não conseguiu se livrar dos documentos físicos.


Faça esse exercício agora mesmo! Quantos papéis você pode encontrar em cima de sua mesa ou dentro de sua gaveta? E quantas vezes você os utiliza? Já parou para pensar que fácil seria consultar as informações que você tem nesse papel direto de seu computador ou celular? A sustentabilidade  (Logística e Meio Ambiente) está no auge e faz bem não somente para o meio ambiente, mas também auxilia para dar visibilidade às empresas.


Neste artigo vamos abordar sobre o Paperless, que pode ajudar sua empresa a se tornar sustentável. Se você ainda não sabe o que é paperless, continue lendo!

O que é Paperless?

Logística 4.0: O que é Paperless?

A tradução literal de paperless é “sem papel”. Trata-se exatamente desta ideia, o conceito propõe o fim do papel dentro das empresas. É um projeto de mudança na estrutura e também na cultura organizacional da instituição.


Ao aplicar o paperless, você estará adotando uma nova forma de administrar os documentos da empresa, trazendo reduções de custo e otimização de tempo nos processos logísticos.

Como essa tendência tem se tornado realidade no mundo da logística?

Os arquivos de logística vivem lotados, da mesma forma como a mesa de quem trabalha nesse setor. Notas fiscais, avisos de entrega, ordens de compra, faturas de frete, CTE’s. São muitos os documentos importantes para que os processos funcionem de maneira correta.


Mesmo que, se tratando da burocracia governamental não seja possível eliminar completamente o papel, muitos deles podem ser substituídos para o meio digital. Nesse sentido, as empresas vêm investindo em equipamentos como tablets e computadores móveis para reduzir a utilização do papel e aproveitar os inúmeros benefícios que o Paperless pode trazer.

Quais são os benefícios de ser uma empresa paperless?

Pronto! Agora você já sabe o que significa o Paperless, é o momento de conhecer os principais benefícios que esse processo pode trazer para seu negócio na área logística

Reduzir dos custos operacionais

Se a administração de documentos da empresa se torna digital, de maneira automática não há mais gastos com papel e nem custos oriundos de cartuchos para as impressoras. Coloque na ponta do lápis: quantas folhas você utiliza por mês? E por ano? Todo esse gasto será eliminado e, mais que isso, vai ser possível identificar uma redução no custo com energia.

Ganhar em produtividade

Logística 4.0: O que é Paperless?

Ao ter todos os documentos importantes em mãos, sem que seja necessário ir atrás de papeladas, basta procurar pelo número da nota e o documento pode ser localizado em segundos. Um Ctrl+F resolve o problema de forma rápida.

Proporcionar uma imagem positiva perante o mercado

Outro benefício que pode ser identificada está relacionada à imagem de seu negócio perante o mercado, sobretudo se tratando do setor logístico, onde é comum adotar diversas medidas para mostrar à sociedade o cuidado com o meio ambiente.


Ao implementar o paperless e demonstrar isso de forma eficiente para a população, sua empresa ganha muita credibilidade perante o mercado, tendo em vista que demonstra que está atenta aos impactos que a sua atividade causa à natureza.

Trazer cultura organizacional sustentável

Ao ter a prática de sustentabilidade bem definida em sua empresa, aos poucos a empresa começa a desenvolver uma cultura sustentável. A equipe se reeduca e começa por iniciativa própria a buscar outras formas de contribuir. Os funcionários são, afinal, os principais responsáveis pelo sucesso da implementação do paperless.

Como implementar o conceito de paperless na sua empresa?

Toda a parte teórica foi absorvida? É o momento de colocar em prática! Confira algumas ações importantes a serem feitas: 

Digitalize documentos

Logística 4.0: O que é Paperless?

A primeira tarefa é investir na digitalização de documentos. Essa prática concentra todos os papéis gerados pela sua empresa em um único local, ação que evita que eles tenham que circular entre a empresa ou outros locais.

Utilize uma plataforma na nuvem

O uso de uma plataforma na nuvem possibilita que os arquivos sejam alocados para esses servidores evitando a sua impressão, podendo assim ser acessados de qualquer dispositivo fixo ou móvel que tenha acesso à internet.

Capacite seus empregados

Investir na capacitação de seus empregados é outra ação importante. Afinal, eles serão os responsáveis pela maior parte dos papéis emitidos dentro de seu negócio. É necessário criar uma cultura organizacional de eliminação desnecessária de impressão. Há profissionais que acreditam precisar de papéis impressos para executar determinadas atividades.


Se você almeja implementar o paperless na sua empresa é necessário conscientizar os seus funcionários quanto a necessidade da preocupação com o meio ambiente, e os impactos que esse tipo de prática pode causar, destaque também os benefícios que podem ser conquistados, tanto no âmbito empresarial quanto na natureza a partir da adoção deste conceito.


Para concluir, é essencial que você tenha em mente que o mercado, de forma geral, está atento com o futuro do meio ambiente, logo, se a sua empresa não faz nada para se adequar a essa preocupação podem existir consequências severas para o seu negócio, entre elas, a dificuldade de fechar parcerias e, até mesmo, a perda de certos mercados devido o descaso com as questões que envolvem a natureza e o ambiente em que vivemos e exploramos todos os dias .


A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, será um prazer conversar com você.

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?