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21
06
2021

Jornada da mercadoria até o cliente a partir da logística inteligente

Tag
logística

Transformações em todos os setores do mercado e na sociedade estão acontecendo. 

No mercado de negócios, conquistar um diferencial competitivo na sua área de atuação, entendendo a jornada do pedido até o consumidor final, tem exigido a implementação da logística inteligente. Ou seja, aplicar novas tecnologias contribuirá diretamente no aumento da sua qualidade, dos prazos e, principalmente, terá impacto no que é oferecido aos seus clientes. A jornada da mercadoria até o consumidor final passa a ser otimizada, podendo melhorar a imagem do seu negócio.

Logística inteligente: como melhorar a jornada da mercadoria até o cliente?

O conceito de logística inteligente está relacionado às habilidades que uma empresa tem com o setor logístico, com sua equipe e diferentes tipos de ferramentas e práticas. Para tal objetivo ser alcançado, é necessário estar em busca de atender às principais demandas do mercado, com toda excelência e o máximo de qualidade. E assim, criar práticas mais precisas para atender a todas as etapas, ou, pelo menos, à parcela que você está disposto(a)  a atingir.

Terceirizar a  operação logística, o tal do fulfillment para e-commerce, tem sido um dos ‘’grandes mistérios’’ desvendados sobre negócios que potencializaram os serviços.

Mas a verdade é que o processo de fulfillment está longe de ser um mistério! O que acontece são mudanças na etapa de armazém, pois nesta operação quando o seu cliente clica em “Finalizar Pedido” o processo é diferente do tradicional. Confira: 

Recebimento no armazém 

No Fulfillment, o operador logístico não tem a autorização para enviar pedidos se eles não tiverem sua mercadoria fisicamente em seu estoque. O recebimento dos produtos no armazém deve acontecer antes que o operador logístico comece a processar os pedidos do e-commerce. No recebimento, a mercadoria chega ao armazém e em seguida será destinada ‘’aonde tudo acontece’’ no armazém, catalogada, organizada e pronta para o processo de picking e packing.

Os operadores logísticos têm suas tarefas a serem cumpridas para receber e armazenar mercadorias, cada uma com a sua específica. 

A comunicação deve ser feita para que seja possível organizar e planejar o processo de recebimento, de forma ágil e com mais eficiência. Após os produtos serem recebidos, são armazenados em local apropriado para facilitar a execução do próximo processo. Nesta etapa, cada SKU tem um local dedicado, seja em prateleira, caixa ou palete.

Picking ou Separação

Com o uso da operação fulfillment, após o consumidor finalizar um pedido, o processo de separação é iniciado. Há operadores logísticos que solicitam que seu e-commerce insira os pedidos no sistema de forma manual. Contudo, outros operadores logísticos podem ser integrados ao e-commerce e enviar as ordens de processamento de pedidos automaticamente. A tecnologia logística transformou as oportunidades na logística, o uso do moderno WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém se integra com as principais plataformas e ERP’s de comércio eletrônico a fim de processar seus pedidos, atualizar o estoque, e cumprir com outras funções. O melhor de tudo: todos os processos integrados em um só lugar.

Dessa forma, quando um pedido é enviado ao seu operador logístico, ele será encaminhado à equipe de separação. Eles receberão uma lista completa com todos os pedidos e suas especificidades, ou seja, contendo os itens, as quantidades e a localização de onde as mercadorias se encontram dentro do armazém. Após isso, as peças são coletadas e adicionadas em seus respectivos pedidos.

Packing ou Embalagem

Após esta etapa, em que todos os itens de um pedido forem coletados no armazém, é chegado o momento de acondicionar seus produtos dentro das caixas. Há operadores logísticos que cobram pelos materiais de embalagem como custos adicionais. Por outro lado, outras incluem os materiais como parte de seus serviços de logística. 

Uma coisa é certa, o operador buscará pelos melhores fornecedores de embalagens, o diferencial do fulfillment é a equipe especializada em logística e melhores práticas para seu negócio. 

Distribuição e Entrega

A etapa seguinte é enviar o seu pedido para realizar a entrega. Alguns operadores logísticos têm transportadoras próprias, fixas, com quem fazem uma parceria. Já outros, comparam os preços de entrega de diversas transportadoras locais e parceiras para oferecer aos clientes o preço mais acessível para seus consumidores.

Após o pedido ser expedido, você receberá automaticamente as informações de rastreamento do seu operador logístico. Após os pedidos efetivamente saírem do armazém, as informações de rastreio são enviadas a seu e-commerce e seus consumidores também poderão acessar essas informações quando quiserem e de onde estiverem, por meio de recursos de comunicação ágeis e eficientes.

Como funciona o processo de Fulfillment com a Pier 8?

O fulfillment reúne as tecnologias modernas para otimizar negócios! Para exemplificar, durante o processo de separação de pedidos, o sistema WMS mostra ao responsável pela separação exatamente quais SKU’s deverão ser coletados e onde encontrar esses SKU’s no armazém para compor o pedido. 

Com esses processos bem alinhados e ajustados, são eliminados erros ou adivinhações na hora de encontrar os seus produtos no estoque, o que permite atender pedidos de diversos clientes com precisão e agilidade. Diferente do que acontece com os serviços manuais, que podem resultar em falhas que atrapalham todo o processo logístico

O operador logístico para comércio digital permite que seus custos operacionais deixem de ser um custo fixo para se tornar variável, podendo reduzir custos com aluguel, mão de obra, insumos e suprimentos. É uma excelente oportunidade para edificar o futuro. 

Os novos consumidores prezam por boas experiências de compra, caso a logística tenha atendido às suas expectativas, provavelmente ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirizar a logística pode tornar tudo mais equilibrado. 

Os gestores, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Terceirizar a mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

A Pier8  tem soluções em logísticas para negócios modernos! Entre em contato através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 





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logística

Jornada da mercadoria até o cliente a partir da logística inteligente

Transformações em todos os setores do mercado e na sociedade estão acontecendo. 

No mercado de negócios, conquistar um diferencial competitivo na sua área de atuação, entendendo a jornada do pedido até o consumidor final, tem exigido a implementação da logística inteligente. Ou seja, aplicar novas tecnologias contribuirá diretamente no aumento da sua qualidade, dos prazos e, principalmente, terá impacto no que é oferecido aos seus clientes. A jornada da mercadoria até o consumidor final passa a ser otimizada, podendo melhorar a imagem do seu negócio.

Logística inteligente: como melhorar a jornada da mercadoria até o cliente?

O conceito de logística inteligente está relacionado às habilidades que uma empresa tem com o setor logístico, com sua equipe e diferentes tipos de ferramentas e práticas. Para tal objetivo ser alcançado, é necessário estar em busca de atender às principais demandas do mercado, com toda excelência e o máximo de qualidade. E assim, criar práticas mais precisas para atender a todas as etapas, ou, pelo menos, à parcela que você está disposto(a)  a atingir.

Terceirizar a  operação logística, o tal do fulfillment para e-commerce, tem sido um dos ‘’grandes mistérios’’ desvendados sobre negócios que potencializaram os serviços.

Mas a verdade é que o processo de fulfillment está longe de ser um mistério! O que acontece são mudanças na etapa de armazém, pois nesta operação quando o seu cliente clica em “Finalizar Pedido” o processo é diferente do tradicional. Confira: 

Recebimento no armazém 

No Fulfillment, o operador logístico não tem a autorização para enviar pedidos se eles não tiverem sua mercadoria fisicamente em seu estoque. O recebimento dos produtos no armazém deve acontecer antes que o operador logístico comece a processar os pedidos do e-commerce. No recebimento, a mercadoria chega ao armazém e em seguida será destinada ‘’aonde tudo acontece’’ no armazém, catalogada, organizada e pronta para o processo de picking e packing.

Os operadores logísticos têm suas tarefas a serem cumpridas para receber e armazenar mercadorias, cada uma com a sua específica. 

A comunicação deve ser feita para que seja possível organizar e planejar o processo de recebimento, de forma ágil e com mais eficiência. Após os produtos serem recebidos, são armazenados em local apropriado para facilitar a execução do próximo processo. Nesta etapa, cada SKU tem um local dedicado, seja em prateleira, caixa ou palete.

Picking ou Separação

Com o uso da operação fulfillment, após o consumidor finalizar um pedido, o processo de separação é iniciado. Há operadores logísticos que solicitam que seu e-commerce insira os pedidos no sistema de forma manual. Contudo, outros operadores logísticos podem ser integrados ao e-commerce e enviar as ordens de processamento de pedidos automaticamente. A tecnologia logística transformou as oportunidades na logística, o uso do moderno WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém se integra com as principais plataformas e ERP’s de comércio eletrônico a fim de processar seus pedidos, atualizar o estoque, e cumprir com outras funções. O melhor de tudo: todos os processos integrados em um só lugar.

Dessa forma, quando um pedido é enviado ao seu operador logístico, ele será encaminhado à equipe de separação. Eles receberão uma lista completa com todos os pedidos e suas especificidades, ou seja, contendo os itens, as quantidades e a localização de onde as mercadorias se encontram dentro do armazém. Após isso, as peças são coletadas e adicionadas em seus respectivos pedidos.

Packing ou Embalagem

Após esta etapa, em que todos os itens de um pedido forem coletados no armazém, é chegado o momento de acondicionar seus produtos dentro das caixas. Há operadores logísticos que cobram pelos materiais de embalagem como custos adicionais. Por outro lado, outras incluem os materiais como parte de seus serviços de logística. 

Uma coisa é certa, o operador buscará pelos melhores fornecedores de embalagens, o diferencial do fulfillment é a equipe especializada em logística e melhores práticas para seu negócio. 

Distribuição e Entrega

A etapa seguinte é enviar o seu pedido para realizar a entrega. Alguns operadores logísticos têm transportadoras próprias, fixas, com quem fazem uma parceria. Já outros, comparam os preços de entrega de diversas transportadoras locais e parceiras para oferecer aos clientes o preço mais acessível para seus consumidores.

Após o pedido ser expedido, você receberá automaticamente as informações de rastreamento do seu operador logístico. Após os pedidos efetivamente saírem do armazém, as informações de rastreio são enviadas a seu e-commerce e seus consumidores também poderão acessar essas informações quando quiserem e de onde estiverem, por meio de recursos de comunicação ágeis e eficientes.

Como funciona o processo de Fulfillment com a Pier 8?

O fulfillment reúne as tecnologias modernas para otimizar negócios! Para exemplificar, durante o processo de separação de pedidos, o sistema WMS mostra ao responsável pela separação exatamente quais SKU’s deverão ser coletados e onde encontrar esses SKU’s no armazém para compor o pedido. 

Com esses processos bem alinhados e ajustados, são eliminados erros ou adivinhações na hora de encontrar os seus produtos no estoque, o que permite atender pedidos de diversos clientes com precisão e agilidade. Diferente do que acontece com os serviços manuais, que podem resultar em falhas que atrapalham todo o processo logístico

O operador logístico para comércio digital permite que seus custos operacionais deixem de ser um custo fixo para se tornar variável, podendo reduzir custos com aluguel, mão de obra, insumos e suprimentos. É uma excelente oportunidade para edificar o futuro. 

Os novos consumidores prezam por boas experiências de compra, caso a logística tenha atendido às suas expectativas, provavelmente ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirizar a logística pode tornar tudo mais equilibrado. 

Os gestores, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Terceirizar a mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

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