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Já te contaram o que é PLP? Nós contamos!

22.7.2019 12:12
o que é plp

Você possui um comércio eletrônico? Então, certamente, você sabe o quão é essencial a reputação para o avanço da sua loja on-line. O procedimento em relação aos consumidores é muito mais crítico do que as lojas físicas. No mundo online, o consumidor paga antes de receber o produto, portanto a credibilidade é a chave do sucesso. A pré-lista de postagem (PLP) é um recurso disponibilizado pelos Correios que funciona exatamente no fortalecimento da ponte de relação empresa-cliente, a ação evita reclamações, provendo maior segurança para os dois lados, aprimorando a gestão de prazos e melhorando as avaliações da loja virtual.

Você ainda não separou um tempinho para utilizar o PLP em seu e-commerce? Então nós separamos esse conteúdo para você!

Depois veja como a história do seu negócio vai mudar!

Mas, exatamente, o que é PLP?

A PLP, ou pré-lista de postagem, é um controle utilizado para produzir o código de rastreamento do objeto no ato de seu envio. Normalmente marketplaces como o Mercado Livre e PagSeguro, e muitos outros, oferecem o serviço de PLP: é só preencher um formulário com os dados do remetente, destinatário, dimensões, peso e serviço de entrega desejado para gerar uma etiqueta que precisa ser colada na embalagem do produto a ser enviado. Assim é gerado um código para rastrear o objeto depois da postagem em uma agência dos Correios.

O produto é, então, rastreado em tempo real que permite o monitoramento da entrega pelo cliente e pela loja, de forma simples e rápida por meio do site da empresa de serviço postal.

O PLP é composto por um formulário padronizado dos Correios (que deve ser entregue no momento do despacho da mercadoria), além de uma etiqueta de postagem.

Qual importância da PLP? A resposta é: toda. Para quem tem loja virtual, esse recurso prova que o vendedor verdadeiramente postou o produto nos Correios e que a agência o recebeu. A entrega torna-se efetiva. Nós acabamos de ressaltar a importância na credibilidade e boa reputação. Isso é crucial na medida em que, quanto mais mecanismos de transparência sua loja virtual possuir, mais bem avaliada será pelos consumidores.

Formulário ou etiqueta da PLP, como funciona?

As informações que PLP precisa conter são :

  • dados do remetente;
  • dados do destinatário;
  • tipo de entrega;
  • características do objeto despachado (descrição, dimensões, peso).

O formulário deve ser entregue ao atendente dos Correios em duas vias: uma delas será chancelada pela agência e devolvida ao remetente como prova de que o despacho foi efetivado. No caso das etiquetas, estas devem ser impressas pelo remetente e coladas na maior face da embalagem.

Quando a loja virtual está iniciando e o fluxo de entregas é menor, o tempo da impressão de etiquetas e fixação destas nas embalagens montadas não influencia tanto sua produtividade. Todavia, no decorrer de seu processo de crescimento, será necessário automatizar parte desses procedimentos, a fim de conseguir despachar uma quantidade maior de mercadorias, reduzir erros de preenchimento, digitalizar as informações de postagem e gerar maior sistema de controle aos seus consumidores. Por isso ressaltamos uma otimização de gestão em logística.

Como a PLP auxilia no seu e-commerce?

Esse tipo de serviço funciona mais como um acréscimo, como um plano diferenciado. Então, o envio de PLP um custo maior para e-commerces que não disponibilizam seus produtos em marketplaces.

São alguns custos logísticos que precisam ser levados em conta e vale pena pesquisar e identificar se há variados recursos que atendam às necessidades do seu e-commerce, mas que também facilita o processo de rastreio da encomenda a fim de garantir a credibilidade da sua empresa e a melhor experiência do usuário.

E porque ter um sistema de gestão de frete integrado aos Correios?

o que é plp

Em uma era de alta competitividade (estima-se que o Brasil tenha cerca de 450 mil sites dedicados ao e-commerce), consumidores cada vez mais exigentes e capacidade de ampliar e propagar as queixa nas redes sociais, é preciso ter processos rápidos e com mínima margem de erro. O mundo está conectado, todo cuidado agora influenciará em demandas futuras.

Pense que é preciso encontrar meios para ampliar a eficiência e velocidade das operações sem elevar custos. O Retorno sobre Investimento (ROI) desse tipo de implementação é imenso. Sistemas de gestão de frete com emissão automática de PLPs são contratados via SaaS (serviço em que o software é disponibilizado em nuvem, sem necessidade de compra de licença — e, portanto, muito mais em conta).

Vamos listar alguns dos benefícios de ter um software de controle de frete integrado aos Correios:

  1. Uso do código de rastreamento gerado = maior segurança ao cliente, fortalecendo a confiança na loja online;
  2. Maior rapidez no processo de entregas, o que torna a loja virtual ainda mais competitiva;
  3. Otimização da sincronia entre atendimento, logística e área comercial para a gestão e evita a troca do produto pelo cliente;
  4. Menos processos manuais: redução de erros, maior profissionalização e aumento da produtividade;
  5. Menor índice de reclamações dos consumidores em redes sociais ou sites de defesa do consumidor;
  6. O reembolso fica mais fácil pelos Correios no caso de danos, atrasos ou extravios.

A criação de controles mais exigentes, que façam com que o acompanhamento em tempo real seja possível, é fundamental para o setor de e-commerce. A PLP existe como um dos recursos que facilitam esse gerenciamento, mas sua eficiência é potencializada quando acompanhada de uma plataforma de otimização logística. Só a Pier8 pode trazer essa experiência e excelência em Logística para e-commerce!

Entre em contato conosco e confira!

Até lá!

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