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Já pensou em distribuir suas amostras de produtos via mala direta para seus clientes

10.10.2019 12:21

Caso você trabalhe com comércio eletrônico, certamente já deve ter escutado falar sobre mala direta, certo?

Mala direta, em resumo, trata-se de uma estratégia de comunicação que mantém os consumidores próximos das marcas das quais costumam consumir.  A mala direta corresponde a uma forma encontrada pelas marcas de estarem mais conectadas com os clientes.

Diante desse objetivo, as marcas agem de modo a enviar mensagens publicitárias aos consumidores a fim de divulgar promoções ou apresentar as novidades, como o lançamento de algum produto ou serviço. O contato pode ser realidade de modo mais abrangente, é aceitável mandar essas informações para todos os clientes da marca, ou de forma diversificada, alcançar somente um perfil entre todos os consumidores que a marca abrange. 

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distribuir amostrar via mala direta

Por que distribuir amostras de produtos via Mala Direta

A mala direta agrega alguns serviços adicionais, como exemplo, há alguns serviços que podem garantir que a mensagem foi entregue aos clientes de modo eficiente. Isso é responsável por ajudar a mensurar os resultados da ação e a compreender se atingiu o público esperado. A mala direta dispõe de serviços adicionais como:

  • Registro: possibilita o acompanhamento da distribuição da mala direta pelo Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO);
  • Aviso de Recebimento (AR): encaminha para seu endereço o documento com a confirmação do recebedor do objeto;
  • Mão Própria (MP):  garante a entrega nas mãos do próprio destinatário;
  • Valor Declarado (VD): oferece seguro da mala direta;
  • Devolução Física: assegura a restituição de objetos postados cuja entrega ao destinatário não tenha sido possível.

O trabalho com mala direta é bastante seguro e pode ser uma ótima estratégia de marketing para o seu negócio. Entretanto, aqui fica o alerto para que você tenha cuidado com empresas de mala direta que prometem resultados exorbitantes.

Nesses casos, as ações de marketing podem ser mais negativas do que positivas. infelizmente, existem algumas empresas no mercado que trabalham com mala direta de forma indiscriminada. Portanto, se você quer trabalhar com mala direta e pretende contratar uma empresa para auxiliá-lo, confira se o serviço prestado corresponde aos seus objetivos e se, de fato, poderá trazer os resultados esperados. 

De que forma uma empresa utiliza o serviço de Mala Direta?

Uma empresa faz uso do serviço de mala direta de inúmeras formas. O motivo vai de encontro com a questão de que a estratégia de mala direta depende dos objetivos da empresa com a ação, sobretudo pode variar conforme o âmbito do negócio. Listamos algumas maneiras de trabalhar com mala direta básica, com entrega domiciliar:

  • Peças promocionais e folders
  • Jornais, revistas e bíblias
  • Guias, fascículos e lista de preços
  • Mapas e cartas geográficas.
  • Papel de música, impresso e manuscrito.
  • Apostilas e publicações didáticas
  • Alternativos culturais
  • Obra ou recorte de obra
  • Prospecto de propaganda
  • Propaganda política ou partidária
  • Peças promocionais
  • Divulgação de eventos
  • Chaveiros, bonés e camisetas
  • Amostra de produtos

Dados apontam que, cada vez mais o envio de mala direta através de e-mail tem aumentado e apresentado bons resultados para as marcas. 

Você pode utilizar mala direta para amostras de produtos e muito mais.

Confira aqui algumas dicas para comércios eletrônicos utilizarem mala direta online:

  • Divulgar promoção
  • Anunciar nova coleção
  • Oferecer desconto ou frete grátis para aniversariantes do mês
  • Oferecer alguma vantagem para clientes fiéis
  • Divulgar promoção conforme segmentação dos clientes
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Benefícios de utilizar Mala Direta

A mala direta possui muitos benefícios, afinal, ela se relaciona com o seu público-alvo através de recursos como localização geográfica e mensagem personalizada, sabemos também que ela permite estreitar os laços com somente um grupo de clientes a partir de um contato mais segmentado.

Além disso, a estratégia de mala direta dispõe de outros recursos como:

  • Flexibilidade: utilização de diversos formatos como cartas, blocos, folhetos e peças.
  • Interação: o cliente tem algo de concreto em mãos, seja em forma de cupons, canetas ou chaveiros.
  • Testes: é possível avaliar os resultados e compreender os pontos altos e baixos da estratégia de mala direta. 

1. Maior aproximação com seus clientes

Ao utilizar a mala direta como estratégia de marketing, você tem a opção alcançar os seus principais clientes e, com isso, aproximá-los da sua empresa. Esta estratégia pode ser excelente para convidar os seus clientes fiéis para eventos ou para anunciar promoções exclusivas a este público. Reconhecer a importância dos seus consumidores é sempre muito positivo para qualquer negócio.

2. Mala direta gerencia seus clientes

Com a mala direta, você tem a possibilidade de impactar um maior número de pessoas, recuperando clientes inativos ou até mesmo abrindo a possibilidade de fazer vendas à distância. 

O envio de brindes ou de descontos é uma forma de mostrar que estes clientes são importantes para você e que existe um interesse do seu negócio em fortalecer os laços. Para isso, dedique-se a pesquisar as necessidades e gostos do seu público.

3. Doações e fundos

Outra forma de destacar seu negócio está em realizar eventos para arrecadar doações para comunidades que precisam de ajuda. Infelizmente, há muitos casos de pessoas que necessitam ser auxiliadas. Nesse sentido, com a mala direta você utiliza uma maneira mais sutil de dialogar com seu público sobre a causa. 

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É muito importante destacar que a mala direta tradicional não tem como função substituir o newsletter, uma vez que o seu objetivo é atingir um público diferente, um exemplo, são aquelas pessoas que não acessam a internet com frequência.

Não se esqueça que os consumidores que se mantêm conectados por longas horas durante o dia são, em geral, jovens. Nesse sentido, de acordo com a idade do seu público alvo, pode ser eficiente utilizar os meios de comunicação tradicionais, a mala direta é um deles. 

Outra razão é que o número de e-mails que muitas pessoas recebem por dia é enorme e, por isso, existe o risco de elas excluírem o seu e-mail antes de lerem. Da mesma forma, caso você não tenha os cuidados necessários na hora de enviar o e-mail marketing da sua empresa, ele poderá ser considerado pelo próprio servidor de e-mails como um SPAM, fazendo com que o destinatário nem receba a sua mala direta.


É necessário colocar todas essas questões na balança para ter a melhor estratégia.


Até a próxima!


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