Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Investir em Logística: Onde aplicar o dinheiro?

16.3.2020 16:18

A eficiência de uma empresa está, neste momento, atrelada à sua capacidade de modernização. Além do mais, a produtividade de seus processos logísticos e de seus colaboradores garante grandes vantagens competitivas em um mercado em que a concorrência está cada dia mais acirrada.


Nesse contexto, o investimento em logística é um enorme aliado no crescimento do negócio e, em razão disso, ganha espaço na estratégia operacional, isso porque contribui para a otimização de processos logísticos e aprimoramento de resultados.


Quer saber quais investimentos em logística são capazes de destacar uma empresa? Este artigo é perfeito para você. 

Leia também: Quais são os benefícios da Pier 8 para sua loja virtual

Investir em Logística: Onde aplicar o dinheiro?

Investir em Logística: Onde aplicar aplicar o dinheiro?

Tecnologia

Para que a empresa realmente funcione bem como um todo, é necessário que a logística seja efetiva — e um modo de garantir isso é investindo em tecnologia para a automação dos processos logísticos. Uma possibilidade potente é a adoção de um sistema de gestão que ajude a modernizar as operações.


Mesmo diante da realidade de que muitos empreendedores tenham receio quanto aos valores, é muito importante salientar que o custo-benefício do investimento em tecnologia é bastante atrativo, isso porque essa escolha atende às demandas do atual cenário do setor: a Logística 4.0. Dessa forma, o uso durante o trabalho de um software adequado, por exemplo, garante uma série de vantagens ao negócio, tais como:


  • maior agilidade no andamento das tarefas;
  • centralização de informações;
  • trabalhar com dados mais confiáveis;
  • redução de erros,  como os que ocorrem na expedição de produtos;
  • aumento da produtividade;
  • impacto na satisfação dos clientes;
  • mais segurança para a elaboração de planos de ação;
  • tomada de decisões mais precisa e acertada;
  • aumento do faturamento.

Segurança da web

Apesar do fato de que a tecnologia oferece inúmeras vantagens, é necessário ter cuidado, sobretudo quando se trata de informações importantes na internet. Esses dados, muitas vezes relacionados ao planejamento estratégico e à tomada de decisões, não devem estar desprotegidos na web. Caso contrário, a empresa pode estar diante de uma ameaça.


Nesse caso, para proteger o empreendimento é importante investir em segurança da internet. Questões valiosas, como diferenciais competitivos e estratégias, irão ficar mais seguras e livres de quem não possui autorização para acessá-las.


Frente ao custo-benefício do investimento em segurança da web, ter em mente o quanto uma informação sigilosa pode se tornar problemática nas mãos da concorrência é essencial, por exemplo. Ou seja, o risco de um dado relevante vazar também pode significar riscos financeiros e comprometer os rendimentos do negócio.

Treinamento de colaboradores

Investir em Logística: Onde aplicar aplicar o dinheiro?

Outra dica sobre investir em logística é o treinamento adequado dos funcionários da empresa. Nesse caso, é importante ressaltar que essa é uma alternativa para tornar mais produtivo o centro de distribuição, aprimorar a gestão de pessoas e ampliar os resultados da empresa.


Funcionários do setor logístico enfrentam, cotidianamente, pressões que requerem agilidade, técnica e experiência. Nesse caso, tal medida contribuirá para uma cadeia logística mais fluída, isso é, com operações mais eficientes que geram impactos significativos em todas as áreas do negócio — sobretudo na satisfação do consumidor.


A partir da capacitação dos funcionários, o empreendimento tem mais condições de oferecer um atendimento especializado, e isso é fundamental para se destacar no mercado. Por outro lado, esse tipo de investimento em logística estimula o crescimento do pessoal e demonstra valorização, o que colabora para manter a motivação da equipe de sua empresa.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é parte de uma evolução da tecnologia cujo intuito é tornar mais práticas e rápidas as tarefas do cotidiano. Portanto, essa solução faz a conexão de inúmeros dispositivos, aparelhos e ferramentas à internet.


O investimento pode ser realizado de diferentes formas na logística de uma empresa. 



A Internet das Coisas irá favorecer a automação e isso significa que, na prática, a empresa não precisará de tantos funcionários para exercer atividades repetitivas,  o que representa uma redução de gastos e ganho de tempo. Ainda, com sistemas que trabalham de maneira otimizada, ininterrupta e com alto padrão de produtividade e qualidade, ocorre a eliminação de erros que são muito propagados por humanos.

Logística reversa

Investir em Logística: Onde aplicar aplicar o dinheiro?

Os impactos causados pelas empresas no meio ambiente e na sociedade deram origem à criação da logística reversa. Essa modalidade traz os empreendimentos como responsáveis por darem o fim que é mais ecologicamente adequado aos resíduos sólidos de seus produtos após o descarte pelo consumidor.


A logística reversa não só irá demonstrar a preocupação da sua empresa com o meio ambiente e com a sociedade, como também expressa proatividade, o que pode aproximar e fidelizar o cliente. Além do mais, essa solução ajuda a identificar quais produtos apresentam defeitos ou desagradam o consumidor, permitindo, nesse caso, aperfeiçoar os processos de produção.


No geral, os processos de logística reversa possuem um alto investimento. Entretanto, esse valor pode ser de forma considerável reduzido dependendo do destino que a empresa dá aos materiais retornados. Um exemplo disso é que é possível reaproveitá-los nos processos de produção ou, ainda, vendê-los para parceiros de negócios interessados em reutilizarem ou reciclarem esses produtos.


Se você está se perguntando como convencer a diretoria da empresa a investir em logística, uma sugestão é relatar os benefícios que o negócio poderá obter por meio dessa decisão. Alguns exemplos são:


  • aumento da produtividade;
  • motivação e reforço da eficiência da equipe;
  • gestão otimizada do fluxo de produtos, o que possibilita ao gestor acompanhar o ciclo de produção, desde a origem de uma mercadoria até o seu destino (e, além disso, após o seu descarte, com a logística reversa);
  • redução de custos;
  • melhor aproveitamento do tempo;
  • satisfação dos consumidores;
  • aumento da lucratividade do negócio.


Além de proporcionar diversos benefícios à empresa, o investimento em logística pode ocorrer de diversas formas: desde a capacitação dos colaboradores até a adoção de tecnologias de ponta. Essa versatilidade possibilita o atendimento de diversos gostos, à depender do ramo de atuação e das necessidades específicas de cada empresa.


Entretanto, é necessário que os gestores de logística sempre acompanhem as tendências de investimento em logística que surgem no mercado para determinar quais melhorias podem e devem ser implantadas na organização de seu negócio. 


A Pier 8 está ansiosa para apresentar as vantagens de ser sua parceira logística. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 


Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert