Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
27
09
2020

Inteligência Logística para minimizar gargalos gerados pela Pandemia

logística
vendas
vendas online

A pandemia do coronavírus repercutiu diversos efeitos. Pesquisas e perspectivas indicam que, 2020, e parte de 2021, tende a ser de idas e vindas de isolamentos (uma das táticas de brecar a disseminação e contágio do vírus), de muita atenção com a higiene e de recomendações para evitar aglomerações.

A consigna #FiqueEmCasa parece que estará presente por um bom tempo entre nós, meros mortais. Por um lado, a tentativa de achatamento da curva de contaminação parece estar funcionando, porém, o efeito colateral tem gerado uma desordem econômica que pode produzir sérias complicações na saúde mental de empresários e nas relações sociais. Diante de todo esse contexto complicado, repensar e reconfigurar o estilo de vida, assim como toda a logística de seu negócio, é central, porém, considerando o que ainda estar por vir, será preciso muita inteligência logística e planejamento para não ser uma das vítimas dos próximos desafios que estão por vir. 

Como construir inteligência logística para minimizar gargalos da Pandemia 

Inteligência Logística para minimizar gargalos gerados pela Pandemia

Estudos indicam que estamos vivendo algo pior do que  "A Grande Depressão de 1929". Conhecida como "Crise de 1929". Tratou-se do pior e mais longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século 20. Aquele contexto desdobrou em taxas altíssimas de desemprego, derrocadas do produto interno bruto de muitos países, queda de produções industriais, além de preços de ações também terem ido por água abaixo. Está reconhecendo semelhanças?

Diante disso, é consenso entre economistas que a pandemia do coronavírus irá trazer impactos tão profundos ou ainda pior para a economia mundial.

As estimativas são de que a economia global (PIB mundial) sofra retração de 3% em 2020. Com queda de 11% no comércio mundial. As expectativas de custo econômico ao redor do mundo tem previsão de mais de US$ 2 trilhões de dólares. E para o Brasil, o FMI prevê uma queda de 5,3 % na atividade econômica. A coisa é séria. Certamente esta é uma crise que irá levar mais de uma década para ser superada. 

Há solução para tudo nessa vida. 

Uma das melhores táticas para reduzir gargalos gerados pela pandemia é fazer uso de todo ciência, estratégia e inteligência por trás dos processos logísticos para, dessa forma, adaptar nossa rotina e minimizar os efeitos negativos que vem por aí.

Se tratando do setor logístico, usar inteligência logística aplicada nas operações como ferramenta estratégica para vencer a pandemia é o caminho mais assertivo. E como fazer isso? 

1) Seja transparente com o consumidor

Não há uma pessoa no mundo que não esteja passando por esta situação totalmente atípica. Ou seja, em maior ou menor grau, todos nós estamos precisando reestruturar algumas estratégias. Diante disso, se o seu fornecedor logístico precisou diminuir as frotas e o time de funcionários como medida protetiva no enfrentamento da Covid-19, faça essa comunicação aos seus consumidores, afinal, será preciso explicar possíveis falhas no seu serviço. Mas é o que dissemos: estamos inseridos numa situação atípica e espera-se compreensão dos consumidores

2) Mantenha o fluxo de informações acessível

Para manter seu cliente tranquilo, é essencial deixar a compra dele sempre atualizada quanto às informações. De modo que prazos e previsões sejam calculadas de forma realista. São ações que tendem a diminuir a ansiedade do cliente em receber o produto e otimizar a sua comunicação com o público do seu negócio.

3) Melhorias na higienização do processo logístico

Inteligência Logística para minimizar gargalos gerados pela Pandemia

Um dos aspectos que tornaram a COVID-19 uma realidade é que sua disseminação é extremamente fácil e rápida. Nesse sentido, todo cuidado é pouco quando o assunto é higienização de produtos em transporte. Adotar novas rotinas no momento de armazenar, embalar e transportar os produtos é central neste momento. Você estará protegendo todos de sua equipe, além de parceiros, prestadores de serviços, e seu consumidor. 

4) Mecanismos alternativos de entrega

Pode ser que sua empresa não estivesse habituada a realizar entregas antes da pandemia. Ou, pode ser o caso de só ter se utilizado de meios mais tradicionais para enviar as mercadorias, como os Correios, por exemplo. Entretanto, no momento é necessário estar com os olhos voltados para todos os lados, para então garantir a satisfação do consumidor. Nesse caso, a terceirização logística cai como uma luva. A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

Inteligência logística com a Pier 8 

Inteligência Logística para minimizar gargalos gerados pela Pandemia

Eu sei que a situação econômica mundial é desafiadora, mas, com base nessas estratégias, você consegue se manter no mercado sem grandes prejuízos. E, se você quer ter um negócio totalmente à prova de crise e continuar crescendo em todos os momentos, precisa participar da Mentoria de Negócios do Ecommerce na Prática.

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar; 
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística. Em tempos de crise econômica, o recurso tem sido solução em logística. Entre em contato conosco, vamos ser parceiros logísticos!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?