Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
04
03
2020

Inteligência Artificial e Logística: o que está por trás de uma boa gestão

logística
gestão
gestão de logística

Quando pensamos em inteligência artificial, é bastante comum surgir cenas de robôs e carros se dirigindo sozinhos pela rua, algo completamente fora da realidade, não é mesmo?


Errado! 


Na verdade, estamos cada vez mais próximos desse futuro que o cinema nos mostra.


Atualmente, inúmeras operações já estão otimizando seus processos através da inteligência artificial, como a utilização de robôs em linhas de produção para empacotar os produtos ou para abastecer componentes.


Quer saber um pouco mais sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada na logística? Continue lendo este artigo!

Leia também: O que é Supply Chain e por que você deve se importar

Como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística?

Inteligência Artificial e Logística: o que está por trás de uma boa gestão

A área da logística é o ponto de encontro entre o produto e o cliente. Todas as suas divisões, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto acabado, precisam da máxima precisão para impactar positivamente na experiência do cliente


Qualquer falha que ocorra nos processos logísticos pode ser responsável por causar atrasos e divergências de informação, que têm como consequência atrasos que interferiram no resultado da empresa, afetando o cliente e o deixando insatisfeito.


Diante disso, a logística 4.0 traz soluções que buscam reduzir essas falhas, do mesmo modo que o trabalho manual, automatizando algumas tarefas-chave. Listamos abaixo como a IA pode ser aplicada no setor logístico

Aperfeiçoamento das tarefas

Já ouviu falar sobre Divergência de Estoque


Se você trabalha na área logística sabe que a gestão do estoque é um excelente exemplo de tarefa que necessita do máximo de precisão e que normalmente é feita manualmente.


A inteligência artificial surge com o objetivo de aperfeiçoar atividades como essa, que tem um alto nível de complexidade. Tornar automático um ajuste de estoque, os pedidos de compra e, inclusive, detalhes como um cálculo de frete aumentam a produtividade no dia a dia das empresas.

Uso do big data na logística

O big data é considerado hoje principal integrador de informações. Para a logística, a aplicação se refere a conectar de forma automática as informações de venda para que o processo de separação de materiais e expedição dos pedidos seja mais rápido.


E mais, com o registro de todo o processo, estatísticas podem ser criadas, possibilitando assim verificar, por exemplo, qual produto mais saiu do estoque em determinado período, o que ajuda no planejamento de compra de matéria-prima.

Gestão de frotas

Inteligência Artificial e Logística: o que está por trás de uma boa gestão

A inteligência artificial é capaz de influenciar os processos de gestão de frotas com o intuito de gerar mais informações que possam ser gerenciadas de maneira mais organizada, desde a documentação até as informações sobre entregas.


No momento, é possível ter o controle de todas as informações sobre o veículo. Com isso, o gestor de transportes pode, por exemplo, compreender se a conduta do motorista está de acordo com o esperado e verificar o status de entrega da carga em tempo real.


Além disso, já estão sendo feitos estudos para a aplicação de veículos autônomos no mercado. A ideia é a total otimização de recursos e a redução de riscos de acidentes, da mesma forma que impactar em entregas mais rápidas.

Relatórios para tomadas de decisão

A partir do auxílio da inteligência artificial, todas as informações são levantadas, organizadas e os dados compilados para gerar relatórios com o objetivo de auxiliar e fundamentar as tomadas de decisão.


Desse modo, os gestores conseguem verificar quais são as principais de uma operação logística e trabalhar para resolvê-los antes de gerar problemas que irão afetar os clientes, além de entender os impactos das falhas nos resultados da empresa.


Ao aproveitar que estamos falando de tecnologia, não deixe de conhecer nossas soluções em tecnologia logística


Não deixe de nos acompanhar! 


Até a próxima!


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?