Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
28
12
2020

Indústria 4.0 na logística: você está convidado para esse casamento!

logística 4.0

A chegada da indústria 4.0 transformou a maneira de trabalhar na indústria. As mudanças estão associadas à modernização nos serviços, característica que impactou a logística

A indústria 4.0 desenhou um cenário em que os dados se cruzam, os processos logísticos atuam em sincronia tecnológica:

  • as informações são obtidas e utilizadas de maneira simples, transparente e acessível;
  •  os sistemas logísticos se comunicam;
  •  o acesso às soluções é inteligente. 

A logística está acompanhando de perto as inovações tecnológicas. Os processos industriais estão absorvendo essas mudanças, o resultado é a transformação na forma de trabalho no setor. 

Qual o impacto da indústria 4.0 na logística?

É necessário compreender que a indústria 4.0 está transformando a logística a partir da automação dos processos de fabricação

Mas o que isso significa?

Para começar, devemos reconhecer que a coleta de dados se aprimorou, se antes a produção em massa era o principal objetivo da indústria, agora, a indústria 4.0 traz à tona, além da produção em série, a inovação de que equipamentos e máquinas operem de forma independente. Sendo assim, são capazes de coletar e analisar dados e direcioná-los para fins em que todos os profissionais do setor logístico dentro de uma indústria possam potencializar seu trabalho, tornando-o também mais assertivo, ou seja, sem falhas. 

Mas não se engane, a logística, nessa questão, segue sendo a base fundamental para o processo produtivo. É ela que racionaliza a dinâmica da cadeia de suprimentos, visando que o produto certo seja entregue no momento certo acordado com o consumidor final. Indústria 4.0 na logística possibilita melhores condições no local de trabalho, sendo mais adequadas, além de possibilitar o uso correto do custo de logística, podendo até ser reduzido. 

Algumas mudanças na Logística com a chegada da Indústria 4.0:

Benefícios da indústria 4.0 na logística

Um dos principais benefícios relacionados à indústria 4.0 na logística é a otimização da execução do processo produtivo, que são observados com a redução de custos e tempo, além disso, tem-se um melhor uso dos recursos internos à indústria. 

Inovações aplicadas na indústria 4.0, como Big Data, automação, inteligência artificial e muitas outras soluções, agilizam as operações logísticas, aumentando sua segurança e transparência. 

Qual a consequência dessa dinâmica?

São inovações que trazem novas maneiras de trabalhar, aqui, tarefas repetitivas não têm mais tanto espaço. As mudanças no mundo exigem melhorias no planejamento e na operação remota, sendo importante desenvolver novas profissões, melhorar a qualidade do trabalho para todos e, como consequência, otimizar as entregas e o desempenho interno dos setores dentro de uma indústria moderna.

Cuidados na hora de implementar conceitos da indústria 4.0 na logística

Precisamos falar sobre algo muito importante. Apesar da produtividade se potencializar, a automação logística de processos produtivos devem ser implementados de maneira gradual. 

No entanto, implementar soluções da indústria 4.0 sem considerar a interação com consumidores modernos, colaboradores, fornecedores e meio ambiente pode trazer como consequência instabilidade. Além disso, você pode ter que encarar rupturas que inviabilizam a continuidade do negócio. Não precisa acontecer isso, certo?

Para que tudo aconteça da melhor forma, inovar com a indústria 4.0 deve começar na gestão dos recursos humanos do negócio, afinal, os conceitos relacionados ao 4.0 criam muito mais uma cultura que um procedimento. A indústria moderna é muito mais humana, pois é através dela que os profissionais passam a se sentir engajados ao transformar o ambiente em que trabalham. Por outro lado (também positivo), as inovações têm o objetivo de otimizar tarefas e processos, os tornando mais competitivos. 

Resultados das inovações de indústria 4.0 na logística

A indústria 4.0 traz à tona uma logística automatizada. As tecnologias, aliadas à logísticas, são responsáveis por impulsionar mais transparência, segurança de dados e menos erros. Além disso, oferecem respostas em tempo real e online. A automação logística possibilita que sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados de maneira automática. E assim, elimina-se — ou diminui de forma considerável— a necessidade de trabalhos e controles manuais.

1. Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar com os erros na gestão da cadeia de suprimentos.

2. Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, é possível ter uma redução de custos operacionais considerável, o que permite que a indústria moderna faça uma boa economia.

3. Oportunidades em áreas estratégicas

Apesar da tecnologia dispensar alguns serviços operacionais, antes realizados por colaboradores, a automação logística é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários nas áreas com funções mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

4. Segurança para o colaborador

Os recursos que permitem a automação logística de armazéns e em outras atividades operacionais são capazes de garantir mais segurança para as pessoas, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que expõem os empregados às lesões.

5. Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções dos funcionários.

6. Integração dos processos

O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizada de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

7. Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque na cadeia de suprimentos torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, dessa forma, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização, evitando possíveis faltas e também desperdícios.

8. Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização logística, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade. Este ponto é crucial na capacidade de atender grandes demandas e atingir metas desafiadoras.

9. Fidelização dos clientes

Indústrias que trabalham com mais eficiência nos processos poderá direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o cliente.

O ganho de tempo para estudar as necessidades e desejos de seus consumidores possibilita que as empresas façam pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo assim a melhoria na qualidade das mercadorias e consequentemente na experiência de seus consumidores.

Agora você está por dentro do impacto da indústria 4.0 (automação logística) na logística. Entre em contato conosco, vamos ser parceiros logísticos



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?