Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
16
02
2021

Importância do OMS (Order Management System) na estratégia logística

Tag
logística

Já não é mais novidade para ninguém que o mercado não é mais o mesmo. Os hábitos de consumo dos clientes mudaram muito nos últimos anos, com isso, tivemos o crescimento do omnichannel, onde o consumidor tem mais opções para realizar uma compra. 

Como tudo na vida tem seus poréns, há uma questão aqui: o cliente não quer somente ter a flexibilidade de transitar entre os vários canais de venda. Além disso, ele também busca uma boa experiência de compra, ter um atendimento de qualidade, resumindo: experiência positiva e unificada.

A expansão do omnichannel,  tornou o OMS (Order Managment System) uma ferramenta essencial na hora de gerenciar os processos e a priorização de pedidos emitidos por diferentes canais, fazendo a simulação do melhor cenário de custos. Os recursos da OMS possibilitam: 

  • ter uma visão geral de armazenagem em tempo real em toda a rede de distribuição (fábricas e fornecedores, armazéns, lojas…); 
  • orientar os fluxos de transporte de produtos despachados para os clientes quando os volumes dessas respectivas mercadorias forem constatados no inventário global disponível até o momento; 
  • gerenciar devoluções dos consumidores, assim busca-se colocar itens trocados e reembolsados de volta ao circuito de vendas o mais depressa possível, independentemente do canal pelo qual eles foram devolvidos.

Importância do Order Managment System (OMS) na estratégia logística

O Order Managment System - traduzido como Sistema de Gerenciamento de Pedidos -, ou OMS, é um software que rastreia todos os dados e processos relacionados aos pedidos:

  • entradas;
  • gerenciamento de estoque;
  • atendimento e;
  • serviço pós-venda. 

A partir dessa otimização, tanto a empresa quanto o cliente, ou consumidor, consegue visualizar os dados de seu interesse. No geral, as organizações têm uma visão quase que em tempo real dos seus estoques. Por outro lado, o cliente pode acompanhar cada etapa do seu pedido com facilidade. 

 OMS reúne soluções com o WMS (Warehouse Managment System) e o ERP, trocando dados que permitem a atualização dos dados do estoque e do pedido em tempo real. É possível afirmar que o trabalho integrado do OMS, WMS e ERP é a chave para uma estratégia logística unificada.

O OMS disponibiliza um local centralizado para gerenciar pedidos de todos os canais de vendas. Essa é uma ferramenta fundamental para proporcionar uma experiência de alto nível ao cliente, garantindo que ele tenha todas as informações sobre o seu pedido, assim, entregas bem sucedidas, dentro do prazo e atendendo às expectativas do consumidor quanto à compra, entrega e troca/devolução, sempre que necessário.

Além desses benefícios, o OMS tende a favorecer o fluxo de trabalho dentro das empresas, pois reúne os dados em um único lugar, permitindo a interconexão entre os diversos setores, como Vendas, Financeiro, Logística (suporte) e o próprio cliente. Para o gestor, funciona como uma ferramenta que possibilita uma visão de ponta a ponta, auxiliando para a tomada de decisões.

Principais benefícios do OMS

Automação eficiente do processamento de pedidos

A automação no processo de pedidos a partir do OMS, possibilita o aumento da eficiência no dia-a-dia de trabalho, pois reduz o trabalho manual e diminui as falhas humanas nos processos logísticos. Com a implantação do sistema, não será preciso dedicar horas do seu tempo para resolver problemas, e poderá se concentrar no desenvolvimento de estratégias para que o seu negócio possa crescer e se fortalecer no mercado. 

Gestão de ponta a ponta do pedido, independente do canal

Com o OMS integrado ao WMS e ERP, é possível visualizar todos os aspectos relacionados a um determinado pedido, desde a solicitação do cliente, passando pela separação no estoque e finalizando no last mile. Essa visão geral do processo, oferecida em todos os canais de vendas, garante uma gestão mais eficaz, garantindo resultados positivos para seu negócio.

Visão centralizada dos processos 

O OMS não disponibiliza somente uma visão completa do ciclo de pedidos como também centraliza todos os dados (compra, estoque, entrega e devolução), tudo concentrado numa única plataforma. A praticidade de um sistema centralizado evita erros nos pedidos, insatisfação do cliente e até mesmo, perda de receita, isso fica por conta de falhas recorrentes, como baixo estoque, faturamento incorreto ou erros de transporte. Aqui, vale considerar os desafios da logística no Brasil, pois o OMS pode trazer soluções para essa infeliz realidade. 

Segurança

Começamos a chegar na segurança, você não apenas centraliza as informações, mas com o Order Manager System, também é possível aumentar a segurança dos dados, uma vez que existe menos necessidade de intervenção manual. Qualquer erro estará registrado e poderá ser corrigido depressa. 

Informações em tempo real

Tornar dados disponíveis em tempo real, como o OMS permite, torna possível que gestores tenham mais agilidade nas ações associadas a problemas que, geralmente, surgem no caminho. Assim, você estará driblando a insatisfação do consumidor com atrasos. Além de garantir que os dados do produto e do pagamento estejam sempre atualizados, gerando mais insights sobre o estado atual dos negócios.

Outro benefício, é que é possível acessar o OMS através de smartphone ou tablet, ou seja, as organizações podem processar pedidos de maneira remota e a qualquer momento. Como resultado, maior controle de dados, melhor atendimento ao cliente e processamento de pedidos mais eficiente.

Redução de custos

A redução de custos é uma das maiores vantagens do OMS. Haverá uma diminuição de despesas com fulfillment, redução dos estoques e ativos fixos. Ao automatizar o processo de pedidos, você enxergará também uma redução de custos relacionados ao trabalho manual e às falhas humanas.

Experiência do cliente

Já não há dúvidas sobre o impacto indireto que existe entre gerenciamento de pedidos e a forma como um cliente enxerga um negócio ou marca. Em um ambiente omnichannel para a logística , o consumidor espera ter uma experiência encantadora, independente do canal. 

O consumidor moderno quer um atendimento de excelência em todos os procedimentos. Nessa situação, contar com o OMS, que une todos os dados do pedido, garante uma gestão de ponta a ponta, faz toda a diferença.

Cada etapa da jornada apresenta uma oportunidade para fornecer uma excelente experiência ao consumidor e aumentar a retenção e a receita. Justamente isso que é proporcionado pelo OMS.

Quer garantir mais resultados ao seu negócio a partir da tecnologia logística? 

Entre em contato, vamos agendar uma conversa! 




Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
logística

Importância do OMS (Order Management System) na estratégia logística

Já não é mais novidade para ninguém que o mercado não é mais o mesmo. Os hábitos de consumo dos clientes mudaram muito nos últimos anos, com isso, tivemos o crescimento do omnichannel, onde o consumidor tem mais opções para realizar uma compra. 

Como tudo na vida tem seus poréns, há uma questão aqui: o cliente não quer somente ter a flexibilidade de transitar entre os vários canais de venda. Além disso, ele também busca uma boa experiência de compra, ter um atendimento de qualidade, resumindo: experiência positiva e unificada.

A expansão do omnichannel,  tornou o OMS (Order Managment System) uma ferramenta essencial na hora de gerenciar os processos e a priorização de pedidos emitidos por diferentes canais, fazendo a simulação do melhor cenário de custos. Os recursos da OMS possibilitam: 

  • ter uma visão geral de armazenagem em tempo real em toda a rede de distribuição (fábricas e fornecedores, armazéns, lojas…); 
  • orientar os fluxos de transporte de produtos despachados para os clientes quando os volumes dessas respectivas mercadorias forem constatados no inventário global disponível até o momento; 
  • gerenciar devoluções dos consumidores, assim busca-se colocar itens trocados e reembolsados de volta ao circuito de vendas o mais depressa possível, independentemente do canal pelo qual eles foram devolvidos.

Importância do Order Managment System (OMS) na estratégia logística

O Order Managment System - traduzido como Sistema de Gerenciamento de Pedidos -, ou OMS, é um software que rastreia todos os dados e processos relacionados aos pedidos:

  • entradas;
  • gerenciamento de estoque;
  • atendimento e;
  • serviço pós-venda. 

A partir dessa otimização, tanto a empresa quanto o cliente, ou consumidor, consegue visualizar os dados de seu interesse. No geral, as organizações têm uma visão quase que em tempo real dos seus estoques. Por outro lado, o cliente pode acompanhar cada etapa do seu pedido com facilidade. 

 OMS reúne soluções com o WMS (Warehouse Managment System) e o ERP, trocando dados que permitem a atualização dos dados do estoque e do pedido em tempo real. É possível afirmar que o trabalho integrado do OMS, WMS e ERP é a chave para uma estratégia logística unificada.

O OMS disponibiliza um local centralizado para gerenciar pedidos de todos os canais de vendas. Essa é uma ferramenta fundamental para proporcionar uma experiência de alto nível ao cliente, garantindo que ele tenha todas as informações sobre o seu pedido, assim, entregas bem sucedidas, dentro do prazo e atendendo às expectativas do consumidor quanto à compra, entrega e troca/devolução, sempre que necessário.

Além desses benefícios, o OMS tende a favorecer o fluxo de trabalho dentro das empresas, pois reúne os dados em um único lugar, permitindo a interconexão entre os diversos setores, como Vendas, Financeiro, Logística (suporte) e o próprio cliente. Para o gestor, funciona como uma ferramenta que possibilita uma visão de ponta a ponta, auxiliando para a tomada de decisões.

Principais benefícios do OMS

Automação eficiente do processamento de pedidos

A automação no processo de pedidos a partir do OMS, possibilita o aumento da eficiência no dia-a-dia de trabalho, pois reduz o trabalho manual e diminui as falhas humanas nos processos logísticos. Com a implantação do sistema, não será preciso dedicar horas do seu tempo para resolver problemas, e poderá se concentrar no desenvolvimento de estratégias para que o seu negócio possa crescer e se fortalecer no mercado. 

Gestão de ponta a ponta do pedido, independente do canal

Com o OMS integrado ao WMS e ERP, é possível visualizar todos os aspectos relacionados a um determinado pedido, desde a solicitação do cliente, passando pela separação no estoque e finalizando no last mile. Essa visão geral do processo, oferecida em todos os canais de vendas, garante uma gestão mais eficaz, garantindo resultados positivos para seu negócio.

Visão centralizada dos processos 

O OMS não disponibiliza somente uma visão completa do ciclo de pedidos como também centraliza todos os dados (compra, estoque, entrega e devolução), tudo concentrado numa única plataforma. A praticidade de um sistema centralizado evita erros nos pedidos, insatisfação do cliente e até mesmo, perda de receita, isso fica por conta de falhas recorrentes, como baixo estoque, faturamento incorreto ou erros de transporte. Aqui, vale considerar os desafios da logística no Brasil, pois o OMS pode trazer soluções para essa infeliz realidade. 

Segurança

Começamos a chegar na segurança, você não apenas centraliza as informações, mas com o Order Manager System, também é possível aumentar a segurança dos dados, uma vez que existe menos necessidade de intervenção manual. Qualquer erro estará registrado e poderá ser corrigido depressa. 

Informações em tempo real

Tornar dados disponíveis em tempo real, como o OMS permite, torna possível que gestores tenham mais agilidade nas ações associadas a problemas que, geralmente, surgem no caminho. Assim, você estará driblando a insatisfação do consumidor com atrasos. Além de garantir que os dados do produto e do pagamento estejam sempre atualizados, gerando mais insights sobre o estado atual dos negócios.

Outro benefício, é que é possível acessar o OMS através de smartphone ou tablet, ou seja, as organizações podem processar pedidos de maneira remota e a qualquer momento. Como resultado, maior controle de dados, melhor atendimento ao cliente e processamento de pedidos mais eficiente.

Redução de custos

A redução de custos é uma das maiores vantagens do OMS. Haverá uma diminuição de despesas com fulfillment, redução dos estoques e ativos fixos. Ao automatizar o processo de pedidos, você enxergará também uma redução de custos relacionados ao trabalho manual e às falhas humanas.

Experiência do cliente

Já não há dúvidas sobre o impacto indireto que existe entre gerenciamento de pedidos e a forma como um cliente enxerga um negócio ou marca. Em um ambiente omnichannel para a logística , o consumidor espera ter uma experiência encantadora, independente do canal. 

O consumidor moderno quer um atendimento de excelência em todos os procedimentos. Nessa situação, contar com o OMS, que une todos os dados do pedido, garante uma gestão de ponta a ponta, faz toda a diferença.

Cada etapa da jornada apresenta uma oportunidade para fornecer uma excelente experiência ao consumidor e aumentar a retenção e a receita. Justamente isso que é proporcionado pelo OMS.

Quer garantir mais resultados ao seu negócio a partir da tecnologia logística? 

Entre em contato, vamos agendar uma conversa! 




Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?